O renascer do ABC

cab andebol

Desde que foi inaugurado, em 2009, o Dragão Caixa tem sido uma verdadeira fortaleza para o Porto, seja em que modalidade for.

Esta semana, o Porto perdeu apenas pela quarta vez para o campeonato, ao perder com o ABC por 25-30. Esta foi a primeira derrota desta temporada dos dragões, e o ABC cada vez mais faz por merecer o seu estatuto de grande no mundo do andebol português. A equipa de Braga neste momento está no segundo lugar e está a mostrar que o dinheiro não é tudo, fazendo frente a equipas com investimentos muito maiores, como os três grandes do desporto nacional.

Os bracarenses são a única equipa portuguesa a ter estado numa final de uma Liga dos Campeões, na já longínqua temporada de 1993/1994, em que perderam na final com a equipa espanhola do Teka Santander, perdendo por 45-43 no total das duas mãos.

O ABC, com 12 títulos de campeão nacional, é uma das melhores equipas nacionais na modalidade – sendo que é o terceiro clube com mais títulos de Portugal, apenas atrás de Porto e Sporting, com 19 e 17 títulos, respectivamente.

Afastada dos títulos desde 2006/2007, a equipa bracarense tem estado a melhorar o seu nível e está cada vez mais capaz de lutar de igual para igual com as principais equipas nacionais de andebol. Depois do terceiro lugar da temporada passada, este ano vai ocupando o segundo lugar, a três pontos do Porto. Num campeonato que este ano é discutido no sistema de playoff e não em duas fases, como até agora, a equipa de Braga pode contar com um pavilhão Flávio Sá Leite transformado numa autêntica fortaleza – algo já habitual -, o que faz deste pavilhão um dos mais difíceis para os adversários.

Não vou mentir e dizer que tenho um especial interesse em equipas cuja modalidade principal não seja o futebol – isto se o tiverem, como é o caso do ABC. Mas equipas como o Sporting de Espinho em Voleibol, a Ovarense em Basquetebol, ou o Óquei de Barcelos no Hóquei em Patins merecem todo o meu respeito e, se o meu Sporting não puder ser campeão nestas modalidades, então que seja este tipo de equipas que faz do desporto muito mais do que o futebol que a imprensa gosta de passar cá para fora.

Mas voltando ao Andebol: a luta pelos seis primeiros lugares está bem lançada, com Madeira SAD, Águas Santas, Sporting da Horta, Passos Manuel e Belenenses a lutar pelos quintos e sextos lugares, isto a cinco jornadas do final da fase regular da competição. Muita luta pelo segundo lugar e pelo quinto lugar é o que podemos esperar nestes jogos.

Foto de capa: Wikipédia

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica x Qarabag: eis os onzes iniciais da partida relativa à Champions League

O Benfica e o Qarabag enfrentam-se na noite desta terça-feira, em jogo da primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Técnico italiano apontado como sucessor de Rui Vitória no Panathinaikos

Paolo Vanoli está a ser apontado como futuro treinador do Panathinaikos. O emblema grego era orientado por Rui Vitória.

O primeiro golo da Champions 2025/26

O primeiro golo da Champions League 2025/26 foi da autoria de Promise David, que adiantou o Union SG frente ao PSV Eindoven.

Joan Laporta tem um sonho: Erling Haaland

Erling Haaland é o sonho de Joan Laporta para ser o próximo número 9 do Barcelona. O jogador norueguês pode substituir Robert Lewandowski.

PUB

Mais Artigos Populares

Diego Reyes revela o porquê de ter escolhido o FC Porto em vez do Benfica

Diego Reyes esteve entre o Benfica e FC Porto, mas houve uma proposta que falou mais alto. Jogador mexicano recordou batalha entre os dois grandes.

Manchester City queria contratar Gianluigi Donnarumma apenas no final do seu contrato com o PSG

O Manchester City planeava contratar Gianluigi Donnarumma apenas em 2026. O contrato do guarda-redes era válido até ao verão desse ano.

Aos 37 anos, Juan Mata assina por novo clube

Juan Mata troca de clube na Austrália e aos 37 anos, assina pelo Melbourne Victory depois de na época passada ter defendido o Western Sydney.