O renascer do ABC

- Advertisement -

cab andebol

Desde que foi inaugurado, em 2009, o Dragão Caixa tem sido uma verdadeira fortaleza para o Porto, seja em que modalidade for.

Esta semana, o Porto perdeu apenas pela quarta vez para o campeonato, ao perder com o ABC por 25-30. Esta foi a primeira derrota desta temporada dos dragões, e o ABC cada vez mais faz por merecer o seu estatuto de grande no mundo do andebol português. A equipa de Braga neste momento está no segundo lugar e está a mostrar que o dinheiro não é tudo, fazendo frente a equipas com investimentos muito maiores, como os três grandes do desporto nacional.

Os bracarenses são a única equipa portuguesa a ter estado numa final de uma Liga dos Campeões, na já longínqua temporada de 1993/1994, em que perderam na final com a equipa espanhola do Teka Santander, perdendo por 45-43 no total das duas mãos.

O ABC, com 12 títulos de campeão nacional, é uma das melhores equipas nacionais na modalidade – sendo que é o terceiro clube com mais títulos de Portugal, apenas atrás de Porto e Sporting, com 19 e 17 títulos, respectivamente.

Afastada dos títulos desde 2006/2007, a equipa bracarense tem estado a melhorar o seu nível e está cada vez mais capaz de lutar de igual para igual com as principais equipas nacionais de andebol. Depois do terceiro lugar da temporada passada, este ano vai ocupando o segundo lugar, a três pontos do Porto. Num campeonato que este ano é discutido no sistema de playoff e não em duas fases, como até agora, a equipa de Braga pode contar com um pavilhão Flávio Sá Leite transformado numa autêntica fortaleza – algo já habitual -, o que faz deste pavilhão um dos mais difíceis para os adversários.

Não vou mentir e dizer que tenho um especial interesse em equipas cuja modalidade principal não seja o futebol – isto se o tiverem, como é o caso do ABC. Mas equipas como o Sporting de Espinho em Voleibol, a Ovarense em Basquetebol, ou o Óquei de Barcelos no Hóquei em Patins merecem todo o meu respeito e, se o meu Sporting não puder ser campeão nestas modalidades, então que seja este tipo de equipas que faz do desporto muito mais do que o futebol que a imprensa gosta de passar cá para fora.

Mas voltando ao Andebol: a luta pelos seis primeiros lugares está bem lançada, com Madeira SAD, Águas Santas, Sporting da Horta, Passos Manuel e Belenenses a lutar pelos quintos e sextos lugares, isto a cinco jornadas do final da fase regular da competição. Muita luta pelo segundo lugar e pelo quinto lugar é o que podemos esperar nestes jogos.

Foto de capa: Wikipédia

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United envia emissários para observar Maxi Araújo no Mundial 2026

O Manchester United continua atento às exibições de Maxi Araújo. O ala soma dois golos e uma assistência em dois jogos pela Seleção do Uruguai.

5 jogadores de Portugal que merecem mais protagonismo no Mundial 2026

Portugal pode lucrar com a subida de rendimento de alguns jogadores se estes tiverem mais minutos do que até então

Manchester City fecha reforço de peso: Elliot Anderson prestes a tornar-se o inglês mais caro de sempre

O Manchester City chegou a acordo com o Nottingham Forest para a contratação de Elliot Anderson, a troco do valor recorde de 135 milhões de euros.

Sporting: Morten Hjulmand continua debaixo de olho do Arsenal

Segundo Ekrem Konur, o Arsenal está atento à situação de Morten Hjulmand. Médio do Sporting também é cobiçado por rivais da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Colômbia deixa aviso sobre Cristiano Ronaldo: «Não podemos descuidar. É um dos melhores finalizadores do mundo»

Néstor Lorenzo, selecionador da Colômbia, anteviu o encontro com Portugal no último jogo da fase de grupos do Mundial 2026 e deixou elogios a Cristiano Ronaldo.

O fabuloso mundo dos 4 pontos – Diário do Mundial 2026 #15

Todos os terceiros lugares garantiram quatro pontos e só o Paraguai tem de esperar. Foi dia de decisão nos Grupos D, E e F do Mundial 2026.

EUA e Austrália seguem para os 16 avos de final e Paraguai fica no limbo à espera de boas notícias no Mundial 2026

Só empates no Grupo D do Mundial 2026. EUA e Austrália seguem em frente e o Paraguai espera por mais um resultado.