cab andebol

Desde que foi inaugurado, em 2009, o Dragão Caixa tem sido uma verdadeira fortaleza para o Porto, seja em que modalidade for.

Esta semana, o Porto perdeu apenas pela quarta vez para o campeonato, ao perder com o ABC por 25-30. Esta foi a primeira derrota desta temporada dos dragões, e o ABC cada vez mais faz por merecer o seu estatuto de grande no mundo do andebol português. A equipa de Braga neste momento está no segundo lugar e está a mostrar que o dinheiro não é tudo, fazendo frente a equipas com investimentos muito maiores, como os três grandes do desporto nacional.

Os bracarenses são a única equipa portuguesa a ter estado numa final de uma Liga dos Campeões, na já longínqua temporada de 1993/1994, em que perderam na final com a equipa espanhola do Teka Santander, perdendo por 45-43 no total das duas mãos.

O ABC, com 12 títulos de campeão nacional, é uma das melhores equipas nacionais na modalidade – sendo que é o terceiro clube com mais títulos de Portugal, apenas atrás de Porto e Sporting, com 19 e 17 títulos, respectivamente.

Afastada dos títulos desde 2006/2007, a equipa bracarense tem estado a melhorar o seu nível e está cada vez mais capaz de lutar de igual para igual com as principais equipas nacionais de andebol. Depois do terceiro lugar da temporada passada, este ano vai ocupando o segundo lugar, a três pontos do Porto. Num campeonato que este ano é discutido no sistema de playoff e não em duas fases, como até agora, a equipa de Braga pode contar com um pavilhão Flávio Sá Leite transformado numa autêntica fortaleza – algo já habitual -, o que faz deste pavilhão um dos mais difíceis para os adversários.

Não vou mentir e dizer que tenho um especial interesse em equipas cuja modalidade principal não seja o futebol – isto se o tiverem, como é o caso do ABC. Mas equipas como o Sporting de Espinho em Voleibol, a Ovarense em Basquetebol, ou o Óquei de Barcelos no Hóquei em Patins merecem todo o meu respeito e, se o meu Sporting não puder ser campeão nestas modalidades, então que seja este tipo de equipas que faz do desporto muito mais do que o futebol que a imprensa gosta de passar cá para fora.

Mas voltando ao Andebol: a luta pelos seis primeiros lugares está bem lançada, com Madeira SAD, Águas Santas, Sporting da Horta, Passos Manuel e Belenenses a lutar pelos quintos e sextos lugares, isto a cinco jornadas do final da fase regular da competição. Muita luta pelo segundo lugar e pelo quinto lugar é o que podemos esperar nestes jogos.

Foto de capa: Wikipédia

Comentários