Os 5 melhores jogos do Campeonato em 2023 | Andebol

    modalidades cabeçalho

    As competições nacionais acompanham a evolução crescente do Andebol português. O desenvolvimento da modalidade em Portugal tem como ponto máximo os desempenhos da Seleção Nacional, nas grandes competições entre seleções, onde não marcava presença há mais de uma década.

    Na Primeira Divisão, onde a base da seleção foi construída, há vários duelos que, pela emoção e qualidade se destacaram.

    O Bola na Rede salienta os cinco jogos em destaque da I Divisão, no ano passado, para inspirar a competição, em 2024. A competição regressa no início de fevereiro.

    SL BENFICA X FC PORTO

    A cinco rondas do final, o Porto estava na liderança com apenas um ponto a mais do que o Sporting e precisava de ir ao Pavilhão da Luz derrotar os encarnados que já estavam praticamente arredados do título nacional. Sem nada a perder, as águias entraram mais soltas e conseguiram na primeira parte, uma vantagem máxima de quatro golos. Sergey Hernández, na baliza, e Alexis Borges, no ataque, destacaram-se.

    O treinador dos dragões, Magnus Andersson, foi obrigado a mudar na baliza e a recorrer ao 7×6 para criar desequilíbrios no movimento ofensivo. Estas alterações surtiram efeito e o Porto equilibrou no resultado que esteve aberto até ao final.

    O golo que garantiu a vitória portista foi marcado por António Areia, depois da turma de Chema Rodriguez se focar em Rui Silva e deixar o ponta direita com espaço para finalizar e fazer o 28-29.

    FC PORTO X SPORTING CP

    Em jogo decisivo para o título, ambas as equipas mostraram equilíbrio do início até ao fim. No entanto, foram os leões a irem para o intervalo em vantagem graças ao derradeiro golo até ao intervalo de Francisco Tavares, que acabou mesmo por ser o melhor marcador da partida.

    Depois de Leo Maciel já se ter destacado na baliza dos visitantes, Sebastian Frandsen também fechou a baliza do lado contrário e Rui Silva acabou por virar o jogo para os, na altura, bicampeões nacionais.  Os dragões deram assim um passo decisivo para o tetracampeonato com esta vitória por 30-29.

    ÁGUAS SANTAS X FC PORTO

    Já em 2023/2024, à sexta jornada, os dragões agora de Carlos Resende tinham o teste mais duro até ao momento. Frente ao quinto classificado na época anterior, os tetracampeões vinham já avisados depois da derrota em Gaia no ano anterior.

    Depois de um início equilibrado, o Porto conseguiu isolar-se na liderança e chegou a ter quatro golos de vantagem que até ao intervalo reduziu para dois tentos de diferença.

    Os visitantes ainda voltaram aos quatro golos à maior, mas a insistência no 7×6, com a baliza deserta, e a pressão eficiente da defensiva dos maiatos fizeram com que houvesse reviravolta no marcador a oito minutos do fim. O resultado ficou equilibrado até ao final com Mikkelsen a conseguir estabelecer uma vantagem para os dragões nos últimos segundos, mas João Furtado a três segundos do fim, empatou a partida a 32-32. A equipa treinada por Ricardo Moreira repete assim o roubo de pontos ao campeão nacional em título.

    ÁGUAS SANTAS X ABC

    Na décima jornada, as duas equipas que disputam o lugar a seguir ao pódio mostraram que a competitividade continua alta para a presente temporada.

    A equipa da Maia até conseguiu dois golos de vantagem ao intervalo por 15-13, mas o melhor marcador, na altura, Leonardo Abrahão, do ABC, fez a diferença com 12 golos apontados e 100% de eficácia nos quatro livres de sete metros apontados. Os minhotos acabaram por vencer por 33-34 e repetiram a superioridade no Campeonato de 2022/2023, onde ficaram à frente da equipa treinada por Ricardo Moreira.

    FC PORTO X SPORTING CP

    Na décima primeira jornada em 2023/2024, os leões e os dragões voltaram a repetir um clássico equilibrado. Contudo, foi o Sporting a estar praticamente sempre em vantagem na primeira parte e conseguiram mesmo quatro golos à maior ao intervalo, perante um Porto menos eficaz e ainda em fase de adaptação.

    Os portistas guiados pela eficácia de Diogo Rêma na baliza conseguiram estar a par do Sporting. Só que Martim Costa acabou mesmo por desequilibrar no minuto para os leões (25-26) e conseguiu acabar com a malapata que durava desde 2018, no Dragão Arena.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.