Outros Sem Oportunidades

- Advertisement -

A Seleção Nacional de Andebol está a competir no Campeonato Europeu, que decorre em três países (Suécia, Áustria e Noruega), entre os dias 9 e 26 de janeiro, e tal facto é motivo suficiente para o país estar desportivamente orgulhoso, visto que há 14 anos que não pisávamos este palco.

Apesar de se reconhecer o justo destaque que tem sido dado à prestação desportiva da nossa seleção nacional, sobretudo nos jornais do setor, não se poderá deixar em claro o facto de a transmissão televisiva estar a ser feita apenas por um operador televisivo privado.

O que isto significa? Significa que, em Portugal, apenas um canal privado detém os direitos televisivos da transmissão deste evento desportivo em território nacional. Significa que a visualização deste evento desportivo, de cariz internacional, no qual Portugal se encontra representado, apenas poderá ser feita pelos respetivos subscritores do canal em causa ou através da plataforma de streaming disponibilizada pela organização, junto do site da European Handball Federation (EHF).

Ainda não foi publicado ou, apesar do esforço, não nos foi possível encontrar o despacho, emanado pelo Ministério da Cultura, no qual consta a lista dos acontecimentos que devem ser qualificados de interesse generalizado do público, nem tão pouco sabemos se houve alguma tentativa de contacto por parte da televisão pública para poder adquirir ou partilhar os direitos televisivos de transmissão deste Campeonato da Europa, mas a verdade é que este Campeonato, à luz do Despacho aplicável em 2019 (Despacho n.º 8701/2018), seria incluído naquele elenco por se tratar de uma “participação de atletas portugueses ou seleção nacional «A» numa fase final do Campeonato da Europa”.

Tal inclusão nessa lista, apesar de constituir um passo, não é um fim. Essa inclusão apenas permite, de alguma forma, liberalizar a negociação dos direitos televisivos sobre os eventos desportivos bafejados pela sorte de serem incluídos na Lista. Mas falta mais, muito mais.

Portugal passou a Fase Preliminar em segundo e na estreia na Ronda Principal venceu a vice-campeã europeia, Suécia
Fonte: EHF EURO

Os nossos atletas, a Seleção Nacional de Andebol, a Federação de Andebol de Portugal, o país merecia ver a prestação desportiva nacional neste Campeonato da Europa. O país é muito mais do que apenas uma modalidade. O país para se poder sentir, reconhecer e designar verdadeiramente desportivo tem que afastar o conceito minimalista de desporto que perdura, e é objeto de eco por quem, nestas matérias, tem o dever de dar o exemplo.

João Pedro Maltez
João Pedro Maltezhttp://www.bolanarede.pt
Um militante no combate à monocultura desportiva nacional. Um esperançoso por um desporto melhor, a que seja garantido e reconhecido o justo retorno do seu valor social.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ronald Araújo e a sua saúde mental: «Levava 1 ano e meio com ansiedade que se transformou em depressão e jogava assim»

Ronald Araújo abriu o livro sobre a sua saúde mental. Defesa-central do Barcelona garante sentir-se uma pessoa completamente diferente.

RB Leipzig renova com os três guarda-redes do plantel principal

O RB Leipzig renovou contrato com os seus três guarda-redes: Leopold Zingerle, Maarten Vandevoordt e Péter Gulácsi para a próxima temporada da Bundesliga.

FC Porto responde à participação disciplinar do Sporting: «Nem todos lidam bem com um palmarés que não se escreve em comunicados nem com uma...

O FC Porto respondeu à participação disciplinar do Sporting. Através de comunicado, a equipa azul e branca reagiu a nova ação de comunicação dos verdes e brancos.

Rafael Obrador sofre lesão ao serviço do Torino e vai parar por tempo indeterminado

Rafael Obrador sofreu uma lesão ao serviço do Torino. O lateral-esquerdo de 21 anos foi emprestado pelo Benfica, com opção de compra no final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Leonel Pérez reforça o Grémio de Luís Castro

Leonel Pérez é o novo reforço do Grémio. O médio de 21 anos, que se destacou ao serviço do Huracán, assinou contrato com o clube brasileiro até 2029.

Rubén Blanco reforça o Girona até 2026 e é o eleito para render Marc-André ter Stegen

O Girona oficializou a contratação de Rubén Blanco. O guarda-redes espanhol chega a custo zero, depois de terminar contrato com o Marselha, e assinou vínculo válido até junho de 2026.

Lukás Hornícek na mira de gigante da Serie A para a próxima temporada

O Inter Milão está interessado na contratação de Lukás Hornícek. O guarda-redes do Braga tem contrato com os minhotos até junho de 2028.