Outros Sem Oportunidades

- Advertisement -

A Seleção Nacional de Andebol está a competir no Campeonato Europeu, que decorre em três países (Suécia, Áustria e Noruega), entre os dias 9 e 26 de janeiro, e tal facto é motivo suficiente para o país estar desportivamente orgulhoso, visto que há 14 anos que não pisávamos este palco.

Apesar de se reconhecer o justo destaque que tem sido dado à prestação desportiva da nossa seleção nacional, sobretudo nos jornais do setor, não se poderá deixar em claro o facto de a transmissão televisiva estar a ser feita apenas por um operador televisivo privado.

O que isto significa? Significa que, em Portugal, apenas um canal privado detém os direitos televisivos da transmissão deste evento desportivo em território nacional. Significa que a visualização deste evento desportivo, de cariz internacional, no qual Portugal se encontra representado, apenas poderá ser feita pelos respetivos subscritores do canal em causa ou através da plataforma de streaming disponibilizada pela organização, junto do site da European Handball Federation (EHF).

Ainda não foi publicado ou, apesar do esforço, não nos foi possível encontrar o despacho, emanado pelo Ministério da Cultura, no qual consta a lista dos acontecimentos que devem ser qualificados de interesse generalizado do público, nem tão pouco sabemos se houve alguma tentativa de contacto por parte da televisão pública para poder adquirir ou partilhar os direitos televisivos de transmissão deste Campeonato da Europa, mas a verdade é que este Campeonato, à luz do Despacho aplicável em 2019 (Despacho n.º 8701/2018), seria incluído naquele elenco por se tratar de uma “participação de atletas portugueses ou seleção nacional «A» numa fase final do Campeonato da Europa”.

Tal inclusão nessa lista, apesar de constituir um passo, não é um fim. Essa inclusão apenas permite, de alguma forma, liberalizar a negociação dos direitos televisivos sobre os eventos desportivos bafejados pela sorte de serem incluídos na Lista. Mas falta mais, muito mais.

Portugal passou a Fase Preliminar em segundo e na estreia na Ronda Principal venceu a vice-campeã europeia, Suécia
Fonte: EHF EURO

Os nossos atletas, a Seleção Nacional de Andebol, a Federação de Andebol de Portugal, o país merecia ver a prestação desportiva nacional neste Campeonato da Europa. O país é muito mais do que apenas uma modalidade. O país para se poder sentir, reconhecer e designar verdadeiramente desportivo tem que afastar o conceito minimalista de desporto que perdura, e é objeto de eco por quem, nestas matérias, tem o dever de dar o exemplo.

João Pedro Maltez
João Pedro Maltezhttp://www.bolanarede.pt
Um militante no combate à monocultura desportiva nacional. Um esperançoso por um desporto melhor, a que seja garantido e reconhecido o justo retorno do seu valor social.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.