📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Outros Sem Oportunidades

- Advertisement -

A Seleção Nacional de Andebol está a competir no Campeonato Europeu, que decorre em três países (Suécia, Áustria e Noruega), entre os dias 9 e 26 de janeiro, e tal facto é motivo suficiente para o país estar desportivamente orgulhoso, visto que há 14 anos que não pisávamos este palco.

Apesar de se reconhecer o justo destaque que tem sido dado à prestação desportiva da nossa seleção nacional, sobretudo nos jornais do setor, não se poderá deixar em claro o facto de a transmissão televisiva estar a ser feita apenas por um operador televisivo privado.

O que isto significa? Significa que, em Portugal, apenas um canal privado detém os direitos televisivos da transmissão deste evento desportivo em território nacional. Significa que a visualização deste evento desportivo, de cariz internacional, no qual Portugal se encontra representado, apenas poderá ser feita pelos respetivos subscritores do canal em causa ou através da plataforma de streaming disponibilizada pela organização, junto do site da European Handball Federation (EHF).

Ainda não foi publicado ou, apesar do esforço, não nos foi possível encontrar o despacho, emanado pelo Ministério da Cultura, no qual consta a lista dos acontecimentos que devem ser qualificados de interesse generalizado do público, nem tão pouco sabemos se houve alguma tentativa de contacto por parte da televisão pública para poder adquirir ou partilhar os direitos televisivos de transmissão deste Campeonato da Europa, mas a verdade é que este Campeonato, à luz do Despacho aplicável em 2019 (Despacho n.º 8701/2018), seria incluído naquele elenco por se tratar de uma “participação de atletas portugueses ou seleção nacional «A» numa fase final do Campeonato da Europa”.

Tal inclusão nessa lista, apesar de constituir um passo, não é um fim. Essa inclusão apenas permite, de alguma forma, liberalizar a negociação dos direitos televisivos sobre os eventos desportivos bafejados pela sorte de serem incluídos na Lista. Mas falta mais, muito mais.

Portugal passou a Fase Preliminar em segundo e na estreia na Ronda Principal venceu a vice-campeã europeia, Suécia
Fonte: EHF EURO

Os nossos atletas, a Seleção Nacional de Andebol, a Federação de Andebol de Portugal, o país merecia ver a prestação desportiva nacional neste Campeonato da Europa. O país é muito mais do que apenas uma modalidade. O país para se poder sentir, reconhecer e designar verdadeiramente desportivo tem que afastar o conceito minimalista de desporto que perdura, e é objeto de eco por quem, nestas matérias, tem o dever de dar o exemplo.

João Pedro Maltez
João Pedro Maltezhttp://www.bolanarede.pt
Um militante no combate à monocultura desportiva nacional. Um esperançoso por um desporto melhor, a que seja garantido e reconhecido o justo retorno do seu valor social.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Uma Luz ao fundo do túnel | Benfica x Nápoles

Só a vitória permite ao Benfica sonhar com a continuidade nesta edição da Liga dos Campeões.

Arne Slot reflete caso Salah: «Será que ele sabe que errou? A iniciativa devia ser dele ou minha?»

Arne Slot falou novamente sobre a situação de Mohamed Salah. Técnico neerlandês refletiu sobre quem deve tomar a iniciativa para a resolver.

Andy Robertson sobre conflito entre Mohamed Salah e o Liverpool: «É uma situação difícil»

Andy Robertson falou sobre a situação de Mohamed Salah, que ficou de fora dos convocados do Liverpool após fortes declarações.

Diego Simeone após vitória do Atlético Madrid: «Há muito tempo que não saía tão satisfeito»

O Atlético Madrid venceu fora de casa o PSV por 3-2 na Champions League. Diego Simeone ficou muito contente com a exibição.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica x Nápoles: eis os onzes prováveis de mais um jogo na Champions League

O Benfica enfrenta esta noite o Nápoles na sexta jornada da Champions League. Fica com os onzes prováveis.

Rui Borges aborda bolas paradas: «Claramente frustrado por causa disso»

Rui Borges falou sobre vários temas em conferência de imprensa, após a derrota do Sporting com o Bayern Munique.

Rui Borges explica decisão de não utilizar Gonçalo Inácio: «Achei que era um risco enorme pô-lo em jogo»

Rui Borges falou sobre vários temas em conferência de imprensa, após a derrota do Sporting com o Bayern Munique.