Portugal 33-27 França: Surpresa no marcador e resultado histórico

Passados quase dez anos, Portugal e França voltaram a encontrar-se em jogos oficiais. A seleção portuguesa conseguiu superiorizar-se em todos os momentos do jogo, surpreendendo a formação francesa e alcançando um resultado histórico e o 1º lugar do grupo de apuramento para o Europeu’2020.

Com um palmarés invejável – duas vezes campeã olímpica, seis campeã do mundo e três campeã europeia –, a França encontrou em Guimarães uma seleção bem afinada, determinada e um pavilhão cheio, com 3400 lugares ocupados e um ambiente arrepiante.

Portugal, que não pôde contar com Alexandre Cavalcanti e Alfredo Quintana por lesão, entrou no jogo da melhor forma possível ao aplicar um parcial de 3-0 ao 3º classificado do último mundial. A resposta francesa não tardou a chegar e, aos oito minutos, o jogo estava novamente empatado 3-3. 

França ia demonstrando pouco acerto ofensivo, com grande oportunismo por parte dos jogadores portugueses. No campo, Portugal mostrava que tinha feito o trabalho de casa e que não ia dar a vitória de barato. Aos 15 minutos, Portugal vencia por 8-6, com Gilberto Duarte a liderar uma formação onde o talento é cada vez maior.

A França, a correr atrás do resultado, conseguiu empatar 8-8 e, até aos 25 minutos, não descolou, mas sempre com Portugal em vantagem. A cinco minutos do intervalo, a seleção das quinas, por desconcentração dos franceses, aplicou um parcial de 5-0 e ampliou a vantagem (17-12). A um minuto do intervalo, a seleção portuguesa ficou fragilizada com as exclusões de Luís Frade e Alexis Borges, mas, ainda assim, foi para o balneário a vencer por 17-13. Com o veterano guarda-redes de 41 anos Humberto Gomes em evidência, e uma grande exibição coletiva dos pupilos de Paulo Pereira, destaque ainda a entrada de António Areia no jogo, que marcou quatro golos em pouco mais de dez minutos. Do lado francês, Ludovic Fábregas era o melhor do conjunto.

Portugal a jogar com uma defesa muito agressiva e organizada obrigava a seleção francesa a errar muito. Ofensivamente, em contra-ataque, ou em ataque organizado, a eficácia de Portugal fazia inveja aos franceses.

Portugal nunca tinha vencido a seleção francesa na modalidade
Fonte: FAP

Portugal regressava do intervalo a precisar de mais uma metade perfeita. A França marcou primeiro, mas Portugal, por António Areia, marcou de seguida. A segunda parte, como se esperava, recomeçou com grande intensidade e com ambas as equipas a quererem mais do jogo. Aos cinco minutos da segunda parte, Portugal até já ganhava por cinco golos, mesmo com a inferioridade numérica trazida do intervalo (20-15). Após alcançar a mais gorda vantagem do jogo (21-15), Portugal ficou descompensado pela exclusão de Miguel Martins aos seis minutos e sofreu dois golos de rajada. Com o fim do tempo de exclusão, a seleção recompôs-se e conseguiu chegar aos sete golos de diferença (24-17) aos 12 minutos da segunda metade.

O ambiente no pavilhão também ia ajudando – e muito – a seleção portuguesa. Paulo Pereira conseguia rodar a equipa e manter todos os jogadores com frescura física. Aos 22 minutos, Portugal alcançava uma vantagem de oito golos (29-21), com um parcial de 3-0, e parecia ter a vitória garantida, com Miguel Martins a brilhar nesta segunda parte. Era crucial manter a concentração defensiva e pausar o ataque. De facto, nada parecia abalar os jogadores portugueses. Grande jogo de andebol no multi-usos de Guimarães, com a Seleção Nacional a alcançar uma vitória histórica por 33-27 frente à colossal França, e chega ao 1º lugar do grupo 6.

No outro jogo do grupo, a Roménia venceu a Lituânia por 28-23, somando agora dois pontos, menos dois que a seleção portuguesa. Portugal e França voltam a encontrar-se no dia 14 de abril, no domingo, em Estrasburgo, França, a contar para a 4ª jornada do grupo 6 da qualificação para o Campeonato da Europa de 2020. 

EQUIPAS INICIAIS

Portugal: Humberto Gomes; Pedro Portela; Tiago Rocha; Rui Silva; Gilberto Duarte; Diogo Branquinho; João Silva

França: Luc Abalo; Luka Karabatic; Ludovic Fabregas; Valentin Porte; Vincent Gerard; Melvyn Richardson; Nédim Rémili

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença confirma possibilidade do Mundial de Clubes 2029 em Portugal: «Há conversas iniciais sobre a possibilidade»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença aborda saída de Cristiano Ronaldo da seleção: «A marca Cristiano Ronaldo será eterna e ultrapassa as nossas fronteiras»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença revela 3 possíveis sucessores de Roberto Martínez na seleção

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença e futuro de Roberto Martínez e do impacto de Cristiano Ronaldo na decisão: «Quem decidirá o futuro selecionador nacional será Pedro Proença»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença volta a abrir portas a Supertaça no Estrangeiro: «Quantos emigrantes é que temos na nossa diáspora?»

Pedro Proença concedeu uma entrevista ao Expresso. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Carlos Vicens quer levar Braga em frente na luta pela Europa League: «Em casa estamos em vantagem»

Carlos Vicens fez a antevisão do Braga x Levski Sofia da Europa League. Arsenalistas procuram seguir em frente.

Fábio Veríssimo e comunicado do Benfica contra a sua nomeação: «Não me deixa magoado»

Fábio Veríssimo falou em conferência de imprensa antes da final da Supertaça. Comunicado do Benfica em destaque.