Portugal 33-27 França: Surpresa no marcador e resultado histórico

- Advertisement -

Passados quase dez anos, Portugal e França voltaram a encontrar-se em jogos oficiais. A seleção portuguesa conseguiu superiorizar-se em todos os momentos do jogo, surpreendendo a formação francesa e alcançando um resultado histórico e o 1º lugar do grupo de apuramento para o Europeu’2020.

Com um palmarés invejável – duas vezes campeã olímpica, seis campeã do mundo e três campeã europeia –, a França encontrou em Guimarães uma seleção bem afinada, determinada e um pavilhão cheio, com 3400 lugares ocupados e um ambiente arrepiante.

Portugal, que não pôde contar com Alexandre Cavalcanti e Alfredo Quintana por lesão, entrou no jogo da melhor forma possível ao aplicar um parcial de 3-0 ao 3º classificado do último mundial. A resposta francesa não tardou a chegar e, aos oito minutos, o jogo estava novamente empatado 3-3. 

França ia demonstrando pouco acerto ofensivo, com grande oportunismo por parte dos jogadores portugueses. No campo, Portugal mostrava que tinha feito o trabalho de casa e que não ia dar a vitória de barato. Aos 15 minutos, Portugal vencia por 8-6, com Gilberto Duarte a liderar uma formação onde o talento é cada vez maior.

A França, a correr atrás do resultado, conseguiu empatar 8-8 e, até aos 25 minutos, não descolou, mas sempre com Portugal em vantagem. A cinco minutos do intervalo, a seleção das quinas, por desconcentração dos franceses, aplicou um parcial de 5-0 e ampliou a vantagem (17-12). A um minuto do intervalo, a seleção portuguesa ficou fragilizada com as exclusões de Luís Frade e Alexis Borges, mas, ainda assim, foi para o balneário a vencer por 17-13. Com o veterano guarda-redes de 41 anos Humberto Gomes em evidência, e uma grande exibição coletiva dos pupilos de Paulo Pereira, destaque ainda a entrada de António Areia no jogo, que marcou quatro golos em pouco mais de dez minutos. Do lado francês, Ludovic Fábregas era o melhor do conjunto.

Portugal a jogar com uma defesa muito agressiva e organizada obrigava a seleção francesa a errar muito. Ofensivamente, em contra-ataque, ou em ataque organizado, a eficácia de Portugal fazia inveja aos franceses.

Portugal nunca tinha vencido a seleção francesa na modalidade
Fonte: FAP

Portugal regressava do intervalo a precisar de mais uma metade perfeita. A França marcou primeiro, mas Portugal, por António Areia, marcou de seguida. A segunda parte, como se esperava, recomeçou com grande intensidade e com ambas as equipas a quererem mais do jogo. Aos cinco minutos da segunda parte, Portugal até já ganhava por cinco golos, mesmo com a inferioridade numérica trazida do intervalo (20-15). Após alcançar a mais gorda vantagem do jogo (21-15), Portugal ficou descompensado pela exclusão de Miguel Martins aos seis minutos e sofreu dois golos de rajada. Com o fim do tempo de exclusão, a seleção recompôs-se e conseguiu chegar aos sete golos de diferença (24-17) aos 12 minutos da segunda metade.

O ambiente no pavilhão também ia ajudando – e muito – a seleção portuguesa. Paulo Pereira conseguia rodar a equipa e manter todos os jogadores com frescura física. Aos 22 minutos, Portugal alcançava uma vantagem de oito golos (29-21), com um parcial de 3-0, e parecia ter a vitória garantida, com Miguel Martins a brilhar nesta segunda parte. Era crucial manter a concentração defensiva e pausar o ataque. De facto, nada parecia abalar os jogadores portugueses. Grande jogo de andebol no multi-usos de Guimarães, com a Seleção Nacional a alcançar uma vitória histórica por 33-27 frente à colossal França, e chega ao 1º lugar do grupo 6.

No outro jogo do grupo, a Roménia venceu a Lituânia por 28-23, somando agora dois pontos, menos dois que a seleção portuguesa. Portugal e França voltam a encontrar-se no dia 14 de abril, no domingo, em Estrasburgo, França, a contar para a 4ª jornada do grupo 6 da qualificação para o Campeonato da Europa de 2020. 

EQUIPAS INICIAIS

Portugal: Humberto Gomes; Pedro Portela; Tiago Rocha; Rui Silva; Gilberto Duarte; Diogo Branquinho; João Silva

França: Luc Abalo; Luka Karabatic; Ludovic Fabregas; Valentin Porte; Vincent Gerard; Melvyn Richardson; Nédim Rémili

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lukás Hornícek na mira de gigante da Serie A para a próxima temporada

O Inter Milão está interessado na contratação de Lukás Hornícek. O guarda-redes do Braga tem contrato com os minhotos até junho de 2028.

Al Ittihad de Sérgio Conceição aplica chapa 7 no Al Gharafa de Pedro Martins com golos de Roger Fernandes e de Danilo Pereira

O Al Ittihad de Sérgio Conceição não teve contemplações e goleou o Al Gharafa de Pedro Martins por 7-0, na sétima jornada da Champions League Asiática. Roger Fernandes e Danilo Pereira jogaram no encontro.

Michael Carrick antes do West Ham x Manchester United: «Sempre foi um local difícil de visitar»

Michael Carrick fala à imprensa antes do West Ham x Manchester United. Técnico inglês aborda duelo da jornada 26 da Premier League.

Hamburgo quer ficar com Fábio Vieira em definitivo e vai negociar com o Arsenal

O Hamburgo quer manter Fábio Vieira no plantel. O clube da Bundesliga vai negociar a compra do médio português, que está ligado ao Arsenal.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Conceição deixa elogios para Luciano Spalletti e fala do futuro: «Vejo-me na Juventus por muito tempo»

Francisco Conceição garantiu que está feliz na Juventus e que pretende continuar no clube italiano. O avançado português deixou elogios para Luciano Spalletti.

Bruno Alves sobre 2 jogadores do FC Porto: «Gosto muito da liderança dos dois»

Bruno Alves deixa elogios a Jan Bednarek e Thiago Silva, defesas-centrais que atuam no FC Porto, ao falar de liderança.

Pares: Francisco Cabral segue para os quartos de final do torneio de Roterdão

Francisco Cabral e Lucas Miedler qualificaram-se esta terça-feira para os quartos de final de pares do torneio de Roterdão.