Recordar é Viver: A época de sonho do ABC

- Advertisement -

UM VIVEIRO ONDE OS “GRANDES” FORAM PESCAR

Antes do derradeiro jogo para a final do campeonato, o Académico já havia conquistado uma competição frente ao SL Benfica, a inédita EHF Challenge Cup, o primeiro troféu europeu da história dos minhotos. Quando pensamos no plantel do ABC na época, vemos diversos talentos que mais tarde deram os frutos aos maiores clubes de Portugal e à seleção nacional.

Alguma da espinha dorsal da excelente campanha da seleção das quinas no Europeu de andebol veio desta formação bracarense. Começando pelo já veterano Humberto Gomes, figura incontornável do ABC, Diogo Branquinho, um dos jogadores mais talentosos do andebol nacional e André Gomes, que à data, com apenas 17 anos, já assumia uma posição de destaque na equipa. Estes dois últimos também defendem as cores azuis e brancas, onde realizaram uma excelente campanha na Europa.

A eles podemos adicionar Pedro Seabra, Fábio Vidrago, Ricardo Pesqueira e Nuno Grilo, agora jogadores do SL Benfica. Não tendo eles saído após a “época de sonho”, os bracarenses voltaram a subir ao lugar mais alto do pódio após vencer o FC Porto na Supertaça, cimentando-se como a equipa mais forte de Portugal.

Nos anos seguintes, os troféus voltaram a Braga, com a conquista de Taça de Portugal e mais uma Supertaça. Foi, sem qualquer dúvida, uma grande fase de um clube que estava adormecido após momentos de ouro durante os anos oitenta e noventa, cimentando o clube como um dos melhores do andebol nacional.

Depois da bonança, chegou a tempestade. O ABC desceu ao inferno e chegou, na temporada 2018/2019, a não conseguir fazer parte do lote de seis melhores equipas do Andebol 1, focando-se no grupo B, o grupo que luta para não descer de divisão. No entanto, com um clube como o Académico espera-se sempre que se possa reerguer o mais rapidamente possível, voltando aos grandes palcos e enchendo uma das “meccas” do andebol nacional, o Pavilhão Flávio Sá Leite.

Foto de Capa: ABC Braga

Artigo revisto por Joana Mendes

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado: antigo alvo do FC Porto ruma à Serie A por 15 milhões de euros

Kenneth Taylor foi apontado ao FC Porto no mercado de inverno. O jogador vai trocar o Ajax pela Lazio por 15 milhões de euros.

Vítor Matos de olho na Primeira Liga: Swansea tem alvo no Santa Clara e custa 5 milhões de euros

O Swansea está muito interessado em garantir a contratação de Gabriel Silva. A equipa do Championship é orientado por Vítor Matos.

Histórico do FC Porto perto de assinar com o Benfica

Rafa está muito perto de assinar um contrato de três anos com o Benfica, deixando o FC Porto no final da temporada.

As primeiras palavras de Oskar Pietuszewski no FC Porto: «Assinei para ganhar títulos e vou lutar e dar tudo»

Oskar Pietuszewski é oficialmente jogador do FC Porto. Extremo de 17 anos deixa Jagiellonia e assina contrato de três temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Os 4 jogadores do Sporting que Ruben Amorim sugeriu no Manchester United

Geovany Quenda, Ousmane Diomande, Morten Hjulmand e Salvador Blopa estiveram na mira de Ruben Amorim no Manchester United.

FC Porto oficializa Oskar Pietuszewski e detalha pormenores do negócio

Oskar Pietuszewski é oficialmente jogador do FC Porto. Extremo de 17 anos deixa Jagiellonia e assina contrato de três temporadas.

Thiago Almada optou pelo Atlético Madrid em detrimento do Benfica no verão e já procura novo clube em janeiro

Thiago Almada pretende encontrar um novo projeto. Médio tem somado poucos minutos no Atlético Madrid e tem o Nápoles como interessado.