📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Recordar é Viver: A época de sonho do ABC

- Advertisement -

UM VIVEIRO ONDE OS “GRANDES” FORAM PESCAR

Antes do derradeiro jogo para a final do campeonato, o Académico já havia conquistado uma competição frente ao SL Benfica, a inédita EHF Challenge Cup, o primeiro troféu europeu da história dos minhotos. Quando pensamos no plantel do ABC na época, vemos diversos talentos que mais tarde deram os frutos aos maiores clubes de Portugal e à seleção nacional.

Alguma da espinha dorsal da excelente campanha da seleção das quinas no Europeu de andebol veio desta formação bracarense. Começando pelo já veterano Humberto Gomes, figura incontornável do ABC, Diogo Branquinho, um dos jogadores mais talentosos do andebol nacional e André Gomes, que à data, com apenas 17 anos, já assumia uma posição de destaque na equipa. Estes dois últimos também defendem as cores azuis e brancas, onde realizaram uma excelente campanha na Europa.

A eles podemos adicionar Pedro Seabra, Fábio Vidrago, Ricardo Pesqueira e Nuno Grilo, agora jogadores do SL Benfica. Não tendo eles saído após a “época de sonho”, os bracarenses voltaram a subir ao lugar mais alto do pódio após vencer o FC Porto na Supertaça, cimentando-se como a equipa mais forte de Portugal.

Nos anos seguintes, os troféus voltaram a Braga, com a conquista de Taça de Portugal e mais uma Supertaça. Foi, sem qualquer dúvida, uma grande fase de um clube que estava adormecido após momentos de ouro durante os anos oitenta e noventa, cimentando o clube como um dos melhores do andebol nacional.

Depois da bonança, chegou a tempestade. O ABC desceu ao inferno e chegou, na temporada 2018/2019, a não conseguir fazer parte do lote de seis melhores equipas do Andebol 1, focando-se no grupo B, o grupo que luta para não descer de divisão. No entanto, com um clube como o Académico espera-se sempre que se possa reerguer o mais rapidamente possível, voltando aos grandes palcos e enchendo uma das “meccas” do andebol nacional, o Pavilhão Flávio Sá Leite.

Foto de Capa: ABC Braga

Artigo revisto por Joana Mendes

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi considerado como ‘descartável’ pelo Real Madrid durante 10 anos e revela: «Tive proposta do Atlético Madrid»

Jesús Vallejo nunca foi uma estrela no Real Madrid e podia ter rumado ao Atlético Madrid ou ao Villarreal, mas rejeitou as ofertas.

João Diogo Manteigas: «O Benfica, nos últimos quatro anos, não teve um projeto desportivo»

João Diogo Manteigas criticou a rotatividade de treinadores no Benfica durante a presidência de Rui Costa, apontando uma falta de projeto.

Lionel Messi bate mais um recorde pela Argentina

Lionel Messi bateu mais um recorde pela Argentina, passando a ser o jogador com mais assistências ao serviço de uma seleção.

Olheiro BnR | Raul Florucz

Nesse contexto, surge Raul Florucz, um dos reforços deste verão, contratado ao NK Olimpija Ljubljana por cerca de cinco milhões de euros

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal: os 5 jogadores não utilizados por Roberto Martínez da última convocatória

Portugal realizou dois encontros de qualificação para o Mundial 2026, mas alguns jogadores não foram utilizados.

João Félix elogiado: «Às vezes, num lance menos positivo num jogo, manda-me mensagem»

João Félix foi bastante elogiado por Francisco Domingues, lateral esquerdo atualmente no Moreirense, com quem coincidiu no Benfica.

João Diogo Manteigas admite que José Mourinho não vai ficar muito tempo no Benfica e revela próximo passo do treinador

João Diogo Manteigas assumiu que José Mourinho não vai ficar muito tempo presente no banco do Benfica, já que ambiciona treinar Portugal.