O Madeira SAD carimbou a passagem aos ¼ de final da Challenge Cup depois de ter ultrapassado o HC Donbas, da Ucrânia, ao vencer os dois jogos da eliminatória de forma convincente. Esta vitória permite aos madeirenses sonhar com uma presença na final e até, quem sabe, com a conquista da prova que já foi conquistada duas vezes pelo Sporting e uma pelo ABC.

A equipa madeirense venceu por 22-32 no primeiro jogo dos 1/8 de final e por 28-25 no segundo, numa partida em que ainda sofreu para ganhar (ao intervalo, o Madeira SAD perdia por 5-8). Desta feita, a equipa já conhece os seus possíveis adversários da próxima fase – HC Vise BM, da Bélgica, RK Borac m:tel, da Bósnia Herzegovina, Dicken, da Finlândia, A.E.K. Athens HC, da Grécia, CSM Bucuresti, da Roménia, Dynamo-Victor e HC Neva SPb, da Rússia. O caminho até à final começa a ficar mais apertado, mas, com o que o Madeira Sad tem mostrado, a final parece um cenário possível.

O treinador da equipa madeirense, Paulo Fidalgo, tem conseguido gerir o plantel e aliar a juventude e a experiência. O estilo de jogo é agradável, com muitas soluções de ataque e uma defesa exemplar (sem contar com Benfica, Porto e Sporting, é a formação com menos golos sofridos no campeonato nacional). O Madeira SAD tem um plantel jovem, mas conta com jogadores como Eledy Semedo, que tem vindo a ser uma peça fundamental durante a época.

Eledy Semedo apresenta uma média de mais de cinco golos por jogo esta temporada pelo Madeira Sad
Fonte: Madeira SAD

O percurso da equipa da Madeira tem sido bastante interessante em todas as competições. Ainda se encontra na Taça de Portugal, onde “lutará” com o SL Benfica no dia 3 de abril por um lugar na semi-final; no campeonato nacional ocupa a 6ª posição, apenas a quatro pontos do 4º lugar e com um jogo a menos; e, por fim, na Challenge Cup tem ultrapassado todos os desafios e com distinção.

O Madeira SAD já chegou às meias finais da prova no ano passado, e espera-se que consiga superar esta marca. Um sonho que pode muito bem estar ao alcance desta equipa, que já provou estar à altura das exigências.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Madeira SAD

Comentários