Sporting CP 28-29 FC Porto: Dragões isolam-se na liderança

    A CRÓNICA: DRAGÕES GARANTEM VITÓRIA NO ÚLTIMO LANCE

     

    À partida para este jogo, FC Porto e Sporting CP partilhavam a liderança do campeonato. O clássico assumia assim proporções ainda mais relevantes.

    O Sporting entrou melhor no jogo. Com bastante apoio no Pavilhão João Rocha, a equipa da casa chegou a estar a vencer por quatro golos de diferença durante a primeira parte. Manuel Gaspar esteve imponente na baliza e Francisco Costa destacou-se de longe nas finalizações pela capacidade de penetração na defesa adversária e facilidade de remate.

    Já o Porto lidou com algumas dificuldades a nível da eficácia ofensiva, nomeadamente nos livres de sete metros. Três das situações de bola parada não foram concretizadas. De destacar também as muitas exclusões de dois minutos para as duas equipas o que mostra a agressividade na disputa de cada lance. Ao intervalo, os leões venciam por 13-10.

    No segundo tempo, os portistas contaram com Frandsen inspirado na baliza e melhoram frente à baliza adversária. Ao minuto 38, os dragões não só conseguiram colocar-se em vantagem como também conseguiram uma vantagem por dois golos, depois de terem marcado uma série de três golos sem resposta leonina. A verdade é que o Sporting não voltaria a estar em vantagem.

    Já os leões continuavam a contar com a criatividade de Francisco Costa para não deixarem os dragões fugirem no marcador.

    Nos últimos dez minutos, o Sporting aumentou a pressão ofensiva e levou mesmo a que Daymaro Salina fosse expulso a sete minutos do fim. Os jogadores do Porto ficaram mais ansiosos, cometendo erros que levaram a que perdessem a vantagem que chegou a ser de três golos. A dois minutos do fim, o Sporting igualava o marcador (26-26).

    Os dois treinadores pediram desconto de tempo, nestes últimos momentos de jogo para darem as últimas instruções, numa fase em que as duas equipas podiam ganhar. Os dois conjuntos não facilitaram ofensivamente e chegaram coladas no resultado (28-28) a 20 segundos do término do jogo. Os dragões tinham a última posse de bola no jogo e os visitantes tentaram uma marcação alta para não só impedir que o adversário marcasse, mas para ainda tentar chegar ao golo. Contudo, o melhor marcador do lado dos dragões fez o tento da vitória.

    Os portistas conseguem assim isolar-se na liderança e afastar-se dos leões, num duelo bastante intenso quer física, quer psicologicamente.

    A FIGURA

    Kiko Costa Sporting
    Fonte: Sporting CP

    Francisco Costa – Os leões perderam, é certo, mas o jovem jogador fez 19 (!) dos 28 golos da equipa. Quando o Sporting parecia que não tinha espaço para visar a baliza adversária, Francisco Costa arranjava sempre forma. Eficaz também nos livres de sete metros. Importante também como organizador na manobra ofensiva leonina.

    O FORA DE JOGO

    Pedro Cruz – O experiente andebolista do Porto não esteve ao seu melhor nível hoje. Pouco eficaz a nível dos livres de sete metros, também por culpa do guarda-redes leonino Manuel Gaspar. Cometeu um erro que podia ter custado a vitória, ao hesitar e falhar um passe, permitindo que o Sporting conseguisse igualar o resultado.

     

    ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

    O técnico Ricardo Costa apostou numa defesa subida, em especial, nos últimos minutos do jogo com uma marcação quase homem a homem. Ofensivamente, Francisco Costa foi o maestro da equipa e o mais concretizador perante alguma dificuldade que a equipa teve, especialmente na segunda parte, para desequilibrar a defensiva portista.

    EQUIPA E PONTUAÇÕES

    Matevz Skok (7)

    Manuel Gaspar (7)

    Yassine Belkaid (6)

    Natán Suárez (6)

    Carlos Ruesga (6)

    Hanser Rodríguez (6)

    Mamadou Gassama (6)

    Francisco Tavares (6)

     Josep Folqués (6)

     António Machado (6)

     Jonas Tidemand (6)

    Erekle Arsenashvili (6)

     Edmilson Araújo (6)

     Francisco Costa (8)

    Salvador Salvador (7)

    Jens Schongarth (6)

    Martim Costa (7)

    ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

    O técnico Magnus Anderssen apostou na defesa, muito pressionante sobre o portador da bola, obrigando o Sporting a recorrer as laterais. Ofensivamente tentou explorar os pontas para chegar à baliza adversária.

    EQUIPA E PONTUAÇÕES

    Nikola Mitrevski (7)

    Sebastian Frandsen (7)

    Diogo Oliveira (-)

    Rui Silva (6)

    Leonel Fernandes (6)

    Diogo Branquinho (6)

     António Areia (8)

    Miguel Alves (6)

    Victor Iturriza (6)

    Daymaro Salina (6)

    Jesús Hurtado (6)

     Pedro Valdés (6)

     Pedro Cruz (6)

     Djibril M´Bengue (6)

    Ivan Sliskovic (6)

     Fábio Magalhães (6)

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.