📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um diamante por lapidar

- Advertisement -

O campeonato europeu de sub-20 vai certamente ser recordado por muitos portugueses. Os jovens jogadores mostraram um desempenho quase inédito das seleções portuguesas – se falarmos da seleção principal as participações em fases finais são quase inexistentes. 

Apesar de uma boa seleção, com bons jogadores, que competem em ligas de topo, parece sempre faltar algo. Talvez um fio de jogo mais forte, maior organização e maior concentração. Se estes ingredientes se enraizassem desde cedo nos jogadores o potencial de Portugal seria acrescido.

De qualquer forma o futuro parece brilhante para muitos casos mas o melhor de todos é sem dúvidas o de Diogo Silva. Enorme em todos os momentos do jogo, com um poder de fogo obrigatório para um lateral direito de topo. O jogador que esteve ligado ao Avança na última época foi o melhor jogador do Europeu sub-20 e até recebeu destaque da imprensa internacional – recompensas merecidas para Diogo Silva. Deixo também claro que, ao destacar Diogo Silva, não desvalorizo de todo os restantes jogadores que realizaram uma prova de “deixar água na boca” (Luís Frade foi galardoado com o troféu de melhor pivot do torneio).

O talento da seleção nacional jovem correspondeu em campo
Fonte: Federação de Andebol de Portugal

O treinador, Nuno Santos, elogiou todos os jogadores, as instituições que contribuíram para o sucesso da equipa, e organização. Lamentou o cansaço mostrado já na sem-final contra a Eslovénia mas enfatizou a atitude demonstrada e é aqui que começa o sucesso – na atitude. Os jogadores estiveram incansáveis com Diogo Silva a liderar as tropas e os colegas a corresponderem. Entrega máxima em todos os jogos e qualidade de jogo muito acima da média.

É por vezes revoltante a falta de aposta nos jovens andebolista. Com isto refiro-me à falta de equipas para a prática, à preferência por estrangeiros e à desvalorização dos atletas portugueses e principalmente de uma modalidade como o andebol que é a segunda modalidade com mais praticantes em Portugal, a seguir ao futsal – o andebol conta com cerca de 50 mil praticantes federados.

Vale a pena olhar para a seleção de sub-20 e refletir sobre se o caminho que se está a percorrer é o indicado para o aproveitamento total do potencial que existe na modalidade. Diogo Silva é o exemplo de um diamante por lapidar, um daqueles que é desperdiçado pelo cruel destino que se oferece aos jogadores de andebol em Portugal – poucas condições financeiras e desportivas.

Foto de Capa: EHF Euro

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa inglesa revela que Tottenham tem 172 milhões de euros para gastar e há 1 alvo no FC Porto

O Tottenham quer realizar algumas alterações no seu plantel no próximo mercado de transferências. Samu Aghehowa é alvo dos ingleses.

Ruben Amorim fala da vitória do Manchester United e explica posicionamento de jogador: «Ajudou-o a jogar melhor»

Ruben Amorim falou depois da vitória do Manchester United contra o Newcastle United por uma bola a zero.

Marrocos e Mali empatam em jogo com 2 penáltis

Marrocos e Mali empataram a uma bola durante a noite desta sexta-feira, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da CAN.

Sporting pode ter um problema sério com jogador emprestado: janeiro é para resolver tarefa complicada

O Sporting terá que resolver a situação de Biel. O jogador não entra nas contas de Rui Borges nem do Atlético Mineiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Já foi alvo do Benfica e pode regressar à La Liga: há 3 candidatos à contratação

Enes Unal representa atualmente o Bournemouth, mas já esteve na órbita do Benfica, antes de rumar a Inglaterra.

Jogador que entrou na história do Alverca vai sair do clube em janeiro

Diogo Martins não vai prosseguir a sua carreira no Alverca. O jogador prepara-se para deixar o Ribatejo no próximo mercado de transferências.

Antigo candidato a primeiro-ministro com afirmação curiosa: «O primeiro-ministro pede-nos o desempenho do Ronaldo e oferece a performance do Esgaio»

Rui Rocha, antigo líder da Iniciativa Liberal, utilizou o nome de jogadores de futebol para reagir à mensagem de Natal de Luís Montenegro.