📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um diamante por lapidar

- Advertisement -

O campeonato europeu de sub-20 vai certamente ser recordado por muitos portugueses. Os jovens jogadores mostraram um desempenho quase inédito das seleções portuguesas – se falarmos da seleção principal as participações em fases finais são quase inexistentes. 

Apesar de uma boa seleção, com bons jogadores, que competem em ligas de topo, parece sempre faltar algo. Talvez um fio de jogo mais forte, maior organização e maior concentração. Se estes ingredientes se enraizassem desde cedo nos jogadores o potencial de Portugal seria acrescido.

De qualquer forma o futuro parece brilhante para muitos casos mas o melhor de todos é sem dúvidas o de Diogo Silva. Enorme em todos os momentos do jogo, com um poder de fogo obrigatório para um lateral direito de topo. O jogador que esteve ligado ao Avança na última época foi o melhor jogador do Europeu sub-20 e até recebeu destaque da imprensa internacional – recompensas merecidas para Diogo Silva. Deixo também claro que, ao destacar Diogo Silva, não desvalorizo de todo os restantes jogadores que realizaram uma prova de “deixar água na boca” (Luís Frade foi galardoado com o troféu de melhor pivot do torneio).

O talento da seleção nacional jovem correspondeu em campo
Fonte: Federação de Andebol de Portugal

O treinador, Nuno Santos, elogiou todos os jogadores, as instituições que contribuíram para o sucesso da equipa, e organização. Lamentou o cansaço mostrado já na sem-final contra a Eslovénia mas enfatizou a atitude demonstrada e é aqui que começa o sucesso – na atitude. Os jogadores estiveram incansáveis com Diogo Silva a liderar as tropas e os colegas a corresponderem. Entrega máxima em todos os jogos e qualidade de jogo muito acima da média.

É por vezes revoltante a falta de aposta nos jovens andebolista. Com isto refiro-me à falta de equipas para a prática, à preferência por estrangeiros e à desvalorização dos atletas portugueses e principalmente de uma modalidade como o andebol que é a segunda modalidade com mais praticantes em Portugal, a seguir ao futsal – o andebol conta com cerca de 50 mil praticantes federados.

Vale a pena olhar para a seleção de sub-20 e refletir sobre se o caminho que se está a percorrer é o indicado para o aproveitamento total do potencial que existe na modalidade. Diogo Silva é o exemplo de um diamante por lapidar, um daqueles que é desperdiçado pelo cruel destino que se oferece aos jogadores de andebol em Portugal – poucas condições financeiras e desportivas.

Foto de Capa: EHF Euro

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: jogo contra o Atlético CP pode ser a última oportunidade para jogador encarnado

O Benfica vai enfrentar o Atlético CP para a Taça de Portugal. Rafael Obrador pode somar minutos durante o encontro.

Gabri Veiga fala sobre jogador no FC Porto: «Quando entras aqui é que dás conta da grandeza que tem o FC Porto»

Gabri Veiga falou sobre a sua chegada ao FC Porto. O jogador espanhol regressou à Europa depois de um período no Al Ahli.

James Rodríguez associado a um regresso à La Liga

James Rodríguez está a ser apontado a um novo destino. O jogador interessa à Real Sociedad, emblema da La Liga.

Sporting x Marinhense: onde vai ser transmitido o encontro da Taça de Portugal?

A partida entre o Sporting e o Marinhense vai ser disputada a partir das 18 horas de sábado, no Estádio José de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção: Sporting pode deixar sair históricos no final da temporada

O Sporting está a preparar algumas mexidas no seu plantel no futsal. Certos nomes relevantes podem sair no final da época.

André Lima sai em defesa de Cristiano Ronaldo: «Talvez um dia muitos portugueses tenham a real noção da dimensão do CR7 no mundo»

André Lima saiu em defesa de Cristiano Ronaldo, destacando a importância do internacional português para o futebol e para o mundo.

Atlético CP x Benfica: eis os onzes prováveis do encontro para a Taça de Portugal

O Atlético CP e o Benfica entram em campo na noite desta sexta-feira, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal.