2020: Uma pista coberta diferente

É verdade que muitas das estrelas já tinham anunciado que iriam apenas apostar na temporada ao ar livre; é verdade que outros mais atletas apostaram em fazer um número limitado de meetings, mas não tinham intenção de ir aos Mundiais (principalmente pelos receios do vírus que já existiam…); é verdade que todos os atletas russos estavam impedidos de competir em Nanjing, devido aos desenvolvimento do caso de doping estatal; é verdade que Nanjing tem uma alta probabilidade de ter Mundiais de maior qualidade em 2021 do que iria ter este ano – além dos Olímpicos no verão, já os Mundiais ao ar livre haviam terminado muito tarde. No entanto, os riscos de termos ainda menos gente interessada no circuito são agora bem maiores.

Já se realizaram dois meetings da World Athletics Indoor Tour (WAIT) e já há listas disponíveis para mais, mas, apesar de alguns bons nomes e bons duelos em perspetiva, os field sabem, no geral, a pouco. E ainda há o risco dos atletas presentes terem agora menos motivação. A World Athletics ainda não revelou, também, se quem conseguir a qualificação neste período terá qualificação garantida para os Mundiais (agora) de 2021, existindo, assim dois períodos de qualificação. Não anunciou como fica a situação dos wild cards para as disciplinas que irão fazer parte do circuito da WAIT em 2021 (à partida, essas disciplinas deram os wild cards para Nanjing no ano passado), existindo ainda muitas interrogações.

Talvez, no fundo, nem mude assim tanto. Já se sabia que seria um indoor relativamente fraco e com os olhos todos postos no verão. No entanto, não pensem que isso significa que não teremos resultados de elevado nível. Só nos últimos dias tivemos algumas performances verdadeiramente dignas de registo.

Paulo Conceição está numa forma fantástica e bateu o recorde nacional
Fonte: FPA

Se a nível nacional, todos ficámos boquiabertos com os grandes recordes de Paulo Conceição na Altura (2.28 metros) e Auriol Dongmo no Peso (18.31 metros), a nível internacional, a Altura feminina também esteve em destaque. A jovem ucraniana Yaroslava Mahuchikh bateu o recorde mundial júnior em pista coberta (2.02 metros) e a russa (campeã mundial) Mariya Lasitskene respondeu já com 2.04 metros em Moscovo!

Mahuchikh já bateu o recode júnior e é concorrência para Lasitskene
Fonte: World Athletics

Nos 800 metros, a escocesa Jemma Reekie não só bateu o recorde britânico, como o fez correndo o tempo mais rápido em pista coberta dos últimos 14 anos (1.57.91)! Também no Triplo Salto masculino, o atleta da Burkina Faso, Hugues Fabrice Zango, parece querer dar continuidade à sua grande temporada 2019, tendo saltado 17.77 metros em Paris, subindo a 4.º (igualado) a saltar mais longe na história indoor do Triplo.

Posto isto, não há motivos para adormecermos por dois meses e acordarmos apenas na temporada ao ar livre. As listas poderão não ser sempre as mais apetecíveis – principalmente, a nível de profundidade – mas os grandes resultados podem aparecer a qualquer altura e em qualquer lugar.

Foto de Capa: World Athletics

Revisto por: Jorge Neves

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Allan Saint-Maximin deixa elogios para José Mourinho após uma época com troca de picardias: «Um dos melhores treinadores da minha carreira, é como um...

Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.

Cenário caricato: Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal

O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.

João Mário critica Besiktas apesar do apuramento na Conference League: «Temos de melhorar defensivamente»

João Mário deixou críticas para o Besiktas, apesar do apuramento da equipa turca para os playoffs de acesso à fase de liga da Conference League.