📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A Dama de Gelo

- Advertisement -

Lasitskene e a suspensão russa

Como já abordámos anteriormente, a russa foi particularmente afetada pela suspensa à Federação Russa (RusAF) em virtude das falhas da sua agência antidopagem (RUSADA) bem como do envolvimento e encobrimento Estatal. O facto dos Jogos Olímpicos apenas se realizarem de 4 em 4 anos significam que uma ausência é especialmente notada, uma vez que os atletas só daí a 4 anos têm uma nova oportunidade, o que no caso dos saltadores ainda ganha uma maior dimensão, uma vez que manter uma carreira ao mais alto nível durante 12 anos (3 ciclos olímpicos) não é algo particularmente comum.

O Desporto, e o Atletismo em particular, têm sempre o seu grau de incerteza e não é por isso seguro dizer que Lasitskene teria hoje já um Ouro olímpico no seu palmarés. Ainda assim, é racional constatarmos que se a mesma tivesse estado presente no Rio teria sido uma das principais favoritas, entrando em prova como a campeã mundial. A russa nunca escondeu que esta é uma espinha atravessada na sua garganta, embora a mesma sempre tenha apontado críticas – mais ou menos diretas – em igual medida à IAAF e à Federação Russa.

No que diz respeito à IAAF, a voz das suas críticas tem sido sucessivamente o seu marido Vladas Lasitskas – comentador da Eurosport Russia – que várias vezes nas redes sociais tem chamado à atenção para o que afirma serem comportamentos discriminatórios e diferenciados da IAAF. Entre exemplos apresentados por Vladas estão o facto de outras nações terem tantos ou mais casos de doping do que a Rússia, de uma forma bastante regular com a conivência de autoridades e sistemas locais sem que nada aconteça a nível de sanções. Também é comum lermos comentários de Lasitskas chamando à atenção para a falta de reconhecimento da IAAF e da European Athletics para com Mariya, não a nomeando sucessivamente para as listas finais dos prémios de melhores atletas do ano, o que o mesmo afirma ser uma extensão do castigo russo. Já que no refere à RusAF, Vladas não está sozinho e também Mariya Lasitskene já se fez ouvir, criticando a falta de ação da Federação Russa para cumprir com os parâmetros internacionais e de alguma falta de apoio da federação para com os atletas que têm o atual estatuto de atletas neutrais. A posição da atleta – que muitas vezes parece ser veiculada através do seu marido – é a de que a Rússia deve cumprir com as regras do jogo, mas que em caso de incumprimento, isso não deve ser algo que afete diretamente os atletas que nunca violaram qualquer regulamento anti-doping e que são prejudicados apenas por serem nacionais russos. A própria situação de atleta neutral é encarado como um mal necessário, embora a atleta não esconda o seu desconforto por não representar a bandeira russa e por não poder ouvir o hino nacional do seu país quando sobe ao lugar mais alto do pódio.

A atleta não parecia especialmente entusiasmada ao ouvir o “hino” dos Atletas Neutrais em Birmingham
Fonte: Vladas Lasitskas Twitter

A situação russa preocupa tanto a atleta que, receando que volte a ter de ficar de fora de uma grande competição internacional, reconheceu esta semana em entrevista à agência russa TASS, que caso a suspensão russa se mantenha em 2019, já planeia mudar de residência para o exterior do país para que possa ser testada de acordo com as exigências da WADA. Neste momento, a WADA levantou temporariamente a suspensão russa, e a decisão será definitiva desde que a RUSADA cumpra com um conjunto de requisitos, que parecem longe de resolução. Durante todo este processo, a IAAF decidiu não seguir a decisão da WADA e continua a proibir todos os atletas russos de competir em representação da bandeira nacional.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot e momento tenebroso do Liverpool: «Sinto-me culpado por isso»

Arne Slot abordou o mau momento do Liverpool. Reds somaram nova derrota na última jornada e querem mostrar uma nova cara.

José Mourinho e o Ajax x Benfica: «Com esta gente, espero ter o controlo do jogo nas nossas mãos»

José Mourinho falou antes da partida entre o Benfica e o Ajax, num encontro da quinta jornada da Champions League.

Ajax x Benfica: eis os onzes iniciais da partida decisiva da Champions League

O Ajax e o Benfica enfrentam-se a partir das 17h45 em Amesterdão, num jogo da quinta jornada da Champions League.

Abel Ferreira integra 2 lesionados na comitiva do Palmeiras para as decisões do Brasileirão e da Taça Libertadores

Paulinho e Lucas Evangelista seguem na comitiva do Palmeiras numa fase decisiva da época. Apoiar a equipa de Abel Ferreira é o objetivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Nicky Hayen elogia Carlos Forbs e jogadores do Sporting: «Podem fazer a diferença com as suas ações individuais»

Nicky Hayen fez a antevisão do Sporting x Club Brugge. O jogo da quinta jornada da fase de liga da Champions League joga-se em Alvalade.

Club Brugge viaja para Lisboa e traz jogador que está lesionado

O Club Brugge encontra-se em viagem para Lisboa, onde vai enfrentar o Sporting. Simon Mignolet faz parte do coletivo.

Farense x Benfica: reencontro marcado entre José Mourinho e Jorge Silas

O encontro entre o Farense e o Benfica coloca frente a frente José Mourinho e Jorge Silas, que coincidiram na União de Leiria.