sporting cp cabeçalho 2

No passado Domingo, o Atletismo do Sporting Clube de Portugal demonstrou mais uma vez porque razão é a Modalidade mais ganhadora do Clube, com mais de duzentos títulos colectivos conquistados, e um dos maiores motivos da projecção europeia leonina! Com grandes valores individuais e colectivos bastante cooperativos e solidários, Leões e Leoas alcançaram os ceptros europeus, atingindo vários marcos históricos de relevo! Depois da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Pista conquistado pela equipa feminina de 2016 em Mersin, na Turquia, foi a vez dos êxitos internacionais surgirem nas provas de Crosse!

Começando pelas Senhoras, êxito inédito protagonizado por Jéssica Augusto, Sara Moreira, Inês Monteiro, Svetlana Kudelich (a atleta bielorrussa é especialista nos três mil metros obstáculos), Catarina Ribeiro e Carla Salomé Rocha! As seis atletas verde e brancas classificaram-se nos doze primeiros lugares, somando assim um total de 22 pontos, contra os 31 das espanholas do Bilbao Atletismo Santutxo – nas provas de crosse a classificação é obtida pelo somatório da posição de cada atleta (primeiro classificado=um ponto; segundo classificado= dois pontos e por aí em diante), pelo que a ordenação classificativa é descendente, ou seja a equipa que tiver menos pontos é a vencedora. Este era o único título europeu de Atletismo que faltava ao palmarés do Sporting Clube de Portugal que se torna, assim, no único Clube a já ter vencido as quatro provas do Velho Continente: Taças dos Clubes Campeões Europeus de Pista, masculino e feminino, e Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, masculino e feminino!

Leoas inéditas conquistam único título Europeu que faltava ao Atletismo do Sporting Clube de Portugal Fonte: Sporting Clube de Portugal
Leoas inéditas conquistam único título Europeu que faltava ao Atletismo do Sporting Clube de Portugal
Fonte: Sporting Clube de Portugal

No sector Masculino os autores do êxito foram o queniano Davis Kiplangat, Campeão Europeu individual, Rui Pedro Silva (sexto classificado), Rui Teixeira (sétimo classificado) e Licínio Pimentel (décimo primeiro classificado), sendo ainda de mencionar os outros dois atletas leoninos Bruno Albuquerque (vigésimo classificado) e Alberto Paulo (não terminou a corrida), que mesmo não contando para a classificação final (para efeitos de classificação colectiva apenas são contabilizadas as posições dos quatro atletas melhores classificados de cada colectivo), foram determinantes para a concretização da estratégia da equipa! Os Leões somaram assim 25 pontos, contra os 40 averbados pelos belgas do Olympic Essenbeek Halle. Com este triunfo, o Sporting Clube de Portugal reforça o estatuto de recordista da prova, agora com quinze títulos conquistados (o penúltimo havia sido em 1994)!

O duplo êxito Europeu permite ao Sporting Clube de Portugal reforçar o status de terceiro Clube com mais Taças europeias conquistadas, apenas atrás de Barcelona e Real Madrid. Neste momento são 27 troféus, conquistados em quatro modalidades distintas:

Anúncio Publicitário
  • Andebol [2] – Taça Challenge (2)
  • Atletismo [18] – Taça dos Clubes Campeões Europeus de Pista masculino (1); Taça dos Clubes Campeões Europeus de Pista feminino (1); Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato masculino (15); Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato feminino (1)
  • Futebol [1] – Taça das Taças (1)
  • Hóquei em Patins [6] – Taça dos Clubes Campeões Europeus (1); Taça CERS (2); Taça das Taças (3)
Leões vencem 15.ª Taça dos Clubes Campeões Europeus do seu Palmarés Fonte: Sporting Clube de Portugal
Leões vencem 15.ª Taça dos Clubes Campeões Europeus do seu Palmarés
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Começa assim da melhor forma a época para o Atletismo do Sporting Clube de Portugal que, depois da conquista do Campeonato Nacional de Estrada nos dois géneros, soma agora nova conquista dupla, desta feita na Europa do Corta-Mato! Seguem-se duas provas no Expocentro, em Pombal: os Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, prova de cariz individual, e o Campeonato Nacional de Clubes, onde o Clube de Alvalade procurará defender o título em ambos os sectores.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Atletismo