Carta aberta a Nélson Évora

- Advertisement -

cartaaberta

Caro Nélson Évora,

esta carta que lhe dirijo não é registada; não pressupõe, portanto, que acuse a sua recepção. Mesmo considerando que, por regra, ignorará o direito à opinião – e de preferência – que a lei me assiste, escrevo-lhe na mesma.

Deixe-me começar esta missiva por destacar o muitíssimo respeito que tenho por si; e confessar-lhe que sempre o admirei, como a mais nenhum outro, como homem e atleta. A sua carreira foi sempre, para mim, um exemplo de verdadeira superação. As suas vitórias foram sempre, aos meus olhos, lições de trabalho, de dedicação e de humildade. A sua relação pessoal e profissional com João Ganço, o seu “segundo pai” (nas suas palavras), comovia-me. Que atleta, de topo, especialista no triplo salto, ex-campeão olímpico, com fractura na tíbia, uma e outra vez, regressa, contra todas as expectativas, por talento e mérito próprios, ao nível mais alto da competição, voltando a colar-se aos melhores, voltando ao lugar que é seu, vencendo ainda um Europeu e conquistando um incrível “bronze” nos mundiais de atletismo? A resposta: Nelson Évora – que grande argumento para um filme de domingo à tarde (em dia de chuva). Não concorda?

Digo-lhe sinceramente: podia ser de qualquer outro clube, Sporting, FC Porto ou do JOMA, que, certamente, continuaria a sentir por si o mesmo respeito e admiração. O “ouro” nos Jogos Olímpicos de Pequim foram uma das grandes alegrias desportivas da minha vida. E digo-lhe mais: poucos foram capazes de me manter acordado madrugada adentro; e você, muito provavelmente, terá sido o único homem (é até algo que pode incluir num currículo). No entanto, você era atleta do Benfica; quis o destino que fosse um dos nossos. E isso, confesso, enchia-me de orgulho.

Escrevo-lhe esta carta (a tal que não receberá), dou-me a todo este trabalho – negligenciando até o olhar suplicante da minha cadela, ávida por dar um salto, não triplo, apenas simples, até ao parque -, pela razão de que você, Nelson Évora, não é, ou era, apenas mais um. Era especial e demonstrou-o, como referiu nas últimas horas, vencendo tudo o que havia para vencer durante os 12 anos de “águia ao peito” (nas suas palavras). O Nelson Évora não é, ou não era, somente um atleta do Benfica – era, isso sim, “o” atleta do Benfica, o símbolo das nossas modalidades, do nosso ecletismo, aquele que, pelo seu percurso pessoal e profissional, representava, como mais nenhum outro, os príncipios e valores deste clube, feito de trabalho e humildade, feito de medalhas de ouro. Neste período, você cresceu no Benfica e, sejamos justos, o Benfica cresceu consigo – você simboliza, ou simbolizou, essa recuperação, o regresso daquele Benfica que, mesmo não ganhando sempre, ganha sempre mais que outros: no atletismo; mas também no futebol, no futsal, no hóquei em patins, no basquebol e no voleibol (falta uma, eu sei, mas lá teremos de chegar sem si).

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Petit destaca importância de um arranque positivo: «Sabemos que o futebol vive de resultados»

Petit lançou a receção do Santa Clara ao CD Nacional, na jornada inaugural da Primeira Liga. Técnico falou sobre a saída de quatro habituais titulares.

Chelsea empata e Liverpool sofre reviravolta: Vários portugueses em campo e um deles capitão

O Chelsea empatou 3-3 com o Johor DT, enquanto que o Liverpool perdeu com o AS Mónaco por 3-2. Ambos jogos de preparação.

João Gião lança primeira jornada e reflete sobre saída de Chucho Ramírez: «Não posso dizer que esperava, mas sabíamos que era uma possibilidade»

João Gião anteviu o Santa Clara x CD Nacional da 1.ª jornada da Primeira Liga e abordou a saída do goleador Chucho Ramírez para o Corum, na Turquia.

Oficial: Samu Costa junta-se a Cristiano Ronaldo e João Félix no Al Nassr

Samu Costa foi apresentado como reforço do Al Nassr. Internacional português deixou o Mallorca num negócio a rondar os 22 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Marcus Rashford com futuro cada vez mais definido: eis a situação

Continuidade de Marcus Rashford no Manchester United ganha força. Avançado não considera Turquia/Arábia Saudita neste verão.

Atenção, Benfica: Nova concorrência da Premier League por João Palhinha

O Daily Mail avança que o Newcastle está interessado na contratação de João Palhinha, como alternativa às negociações falhadas por Pierre Emile-Hojbjerg.

Más notícias: Roger Fernandes sofre grave lesão no treino

O Al Ittihad informou que Roger Fernandes sofreu uma grave lesão: rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.