Carta aberta a Nélson Évora

cartaaberta

Caro Nélson Évora,

esta carta que lhe dirijo não é registada; não pressupõe, portanto, que acuse a sua recepção. Mesmo considerando que, por regra, ignorará o direito à opinião – e de preferência – que a lei me assiste, escrevo-lhe na mesma.

Deixe-me começar esta missiva por destacar o muitíssimo respeito que tenho por si; e confessar-lhe que sempre o admirei, como a mais nenhum outro, como homem e atleta. A sua carreira foi sempre, para mim, um exemplo de verdadeira superação. As suas vitórias foram sempre, aos meus olhos, lições de trabalho, de dedicação e de humildade. A sua relação pessoal e profissional com João Ganço, o seu “segundo pai” (nas suas palavras), comovia-me. Que atleta, de topo, especialista no triplo salto, ex-campeão olímpico, com fractura na tíbia, uma e outra vez, regressa, contra todas as expectativas, por talento e mérito próprios, ao nível mais alto da competição, voltando a colar-se aos melhores, voltando ao lugar que é seu, vencendo ainda um Europeu e conquistando um incrível “bronze” nos mundiais de atletismo? A resposta: Nelson Évora – que grande argumento para um filme de domingo à tarde (em dia de chuva). Não concorda?

Digo-lhe sinceramente: podia ser de qualquer outro clube, Sporting, FC Porto ou do JOMA, que, certamente, continuaria a sentir por si o mesmo respeito e admiração. O “ouro” nos Jogos Olímpicos de Pequim foram uma das grandes alegrias desportivas da minha vida. E digo-lhe mais: poucos foram capazes de me manter acordado madrugada adentro; e você, muito provavelmente, terá sido o único homem (é até algo que pode incluir num currículo). No entanto, você era atleta do Benfica; quis o destino que fosse um dos nossos. E isso, confesso, enchia-me de orgulho.

Escrevo-lhe esta carta (a tal que não receberá), dou-me a todo este trabalho – negligenciando até o olhar suplicante da minha cadela, ávida por dar um salto, não triplo, apenas simples, até ao parque -, pela razão de que você, Nelson Évora, não é, ou era, apenas mais um. Era especial e demonstrou-o, como referiu nas últimas horas, vencendo tudo o que havia para vencer durante os 12 anos de “águia ao peito” (nas suas palavras). O Nelson Évora não é, ou não era, somente um atleta do Benfica – era, isso sim, “o” atleta do Benfica, o símbolo das nossas modalidades, do nosso ecletismo, aquele que, pelo seu percurso pessoal e profissional, representava, como mais nenhum outro, os príncipios e valores deste clube, feito de trabalho e humildade, feito de medalhas de ouro. Neste período, você cresceu no Benfica e, sejamos justos, o Benfica cresceu consigo – você simboliza, ou simbolizou, essa recuperação, o regresso daquele Benfica que, mesmo não ganhando sempre, ganha sempre mais que outros: no atletismo; mas também no futebol, no futsal, no hóquei em patins, no basquebol e no voleibol (falta uma, eu sei, mas lá teremos de chegar sem si).

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença garante continuidade de Francisco Neto após eliminação de Portugal: «Esperamos que daqui a quatro anos possamos ter um Francisco ainda mais motivado»

Pedro Proença confirmou que Francisco Neto vai continuar ao serviço de Portugal. O selecionador da equipa de Futebol Feminino recebeu um voto de confiança.

AVS SAD contrata internacional sub-20 brasileiro ao Palmeiras

Pedro Lima é o novo jogador do AVS SAD. O médio brasileiro chega para fortalecer o meio-campo da equipa da Vila das Aves.

Pedro Santos deixa Benfica e reforça o Famalicão até 2028

O Famalicão oficializou a contratação de Pedro Santos. O avançado português despediu-se dos encarnados e assinou um contrato até 2028.

Jéssica Silva defende Francisco Neto e atira: «Se calhar, eu também não vou estar cá»

Jéssica Silva reagiu à eliminação de Portugal do Euro 2025 Feminino. A avançada portuguesa defendeu Francisco Neto.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Carreras viaja para Espanha neste sábado para assinar pelo Real Madrid

Álvaro Carreras está perto de ser confirmado como reforço do Real Madrid. O lateral-esquerdo espanhol vai deixar o Benfica.

União de Leiria ganha corrida ao Farense por extremo espanhol

A União de Leiria deverá avançar em breve a contratação de Pablo Fernández. O jogador estava ser pretendido pelo Farense.

Francisco Neto: «Quero ser sempre parte da solução»

Francisco Neto falou depois do encontro entre Portugal e a Bélgica, relativa à terceira jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.