De tudo um pouco

- Advertisement -

Campeonatos de Portugal em Pista Coberta

Nos Campeonatos de Portugal, foram consagrados os novos campeões nacionais de Pista Coberta. Em termos desportivos, salientam-se algumas marcas de valor, várias surpresas e ausências muito sentidas em determinados eventos.

No que diz respeito às marcas, no primeiro dia do evento temos a destacar os 6.46 metros de Evelise Veiga no Comprimento, um novo recorde pessoal em pista coberta e a apenas 4 centímetros dos mínimos para os Europeus de Glasgow. Na velocidade, houve também quem ficasse perto dos mínimos – 3 centésimos foi o que separou Frederico Curvelo da qualificação, numa prova marcada por sucessivas falsas partidas – desde cartões verdes, a duplas desqualificações, de tudo houve. Na velocidade feminina, foi a vez de Lorene Bazolo voltar a mostrar a sua boa forma e fiabilidade ao correr em 7.33 segundos, atleta que já se encontra qualificada para Glasgow. De referir ainda a boa marca de Salomé Afonso nos 1.500 metros, totalmente dominadora, num recorde pessoal de pista coberta.

As provas do primeiro dia podem ser vistas aqui:

Já no segundo dia, destaque para a prova de Cátia Azevedo, que, não tendo participado na sua especialidade, correu os 800 metros em 2:05.96, sagrando-se campeã nacional, com um grande recorde pessoal, a menos de um segundo da marca de qualificação para Glasgow.

Nos Saltos, destaque para o regresso de Marcos Chuva no Comprimento, depois do período de suspensão, sagrando-se já campeão nacional ao fazer como melhor 7.86 metros, a mesma marca que deu o segundo lugar a Ivo Tavares (o 2º maior salto decidiu) e ambos a 9 centímetros de Glasgow. Já no Triplo, grande vitória de Susana Costa, a única acima dos 14 metros, derrotando a favorita Patrícia Mamona, com um novo recorde pessoal em pista coberta. O grande destaque, no entanto, terá sido a vitória de Francisco Belo no Peso, com marca (20.15) para os Europeus de Glasgow, batendo Tsanko Arnaudov no Pombal.

As provas do segundo dia:

Quanto a surpresas, além da já referida vitória de Susana Costa no Triplo e de Belo no Peso, João Coelho foi o surpreendente vencedor dos 400 metros e tão surpreendente foi ver Ricardo dos Santos fora do pódio (o atleta depois partilhou nas redes sociais que não estava nas melhores condições físicas). Diogo Antunes ficou de fora de uma final em que provavelmente seria o maior favorito. Com a ausência de Carlos Nascimento e Eliana Bandeira, bateu finalmente Jéssica Inchude.

Belo foi um dos grandes destaques e estará em Glasgow
Fonte: FPA

No que diz respeito às ausências, estas foram mais do que as desejadas. Embora seja um fenómeno que não é exclusivamente português – na verdade, os únicos países que evitam isto a 100% são os que optam pelo modelo de Trials de qualificação – os regulamentos da Federação são claros a referir que, além da marca de qualificação, os atletas têm de participar no Campeonato de Portugal na prova em que obtêm esses mínimos. As únicas ausências justificáveis são, por motivo de doença, o que obviamente não terá acontecido em muitos dos casos, como é facilmente constatável, uma vez que alguns atletas até participaram em outros eventos/meetings durante o fim-de-semana.

Noutro campo, destaque ainda para o excelente trabalho da Federação na transmissão e cobertura do evento em várias redes sociais e até estações televisivas, com direito a uma cobertura que não fica nada atrás do melhor que se faz nos campeonatos nacionais dos países europeus que também transmitem os seus eventos. Esperemos que seja algo para ficar e, para já, o mesmo é esperado no Nacional de Clubes da próxima semana.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Há 2 destinos de olho na contratação de Matheus Reis a custo zero

Matheus Reis termina contrato com o Sporting no final da época. O Corinthians e clubes da Rússia estão interessados no defesa leonino.

Tubarão europeu negoceia empréstimo de Alisson Santos com o Sporting

O Nápoles quer reforçar o ataque e pensa em Alisson Santos. Italianos em negociações com o Sporting pelo extremo.

Francesco Farioli aborda exibição de destaque do FC Porto: «Às vezes exagerou a querer jogar a um toque»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

César Peixoto deixa mensagem forte a Vasco Sousa e lamenta expulsão: «Há um jogo até aos 70 minutos e outro depois»

César Peixoto analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Carlos: «As circunstâncias do jogo acabam por ser cruéis com um penálti e uma expulsão»

Zé Carlos analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

Os golos de Martim Fernandes e William Gomes que fecharam o resultado no Estádio do Dragão

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 3-0. Martim Fernandes e William Gomes fecharam o resultado a favor dos dragões.

Eis os destaques da vitória do FC Porto frente ao Gil Vicente

O FC Porto derrotou o Gil Vicente no Estádio do Dragão por 3-0. Confere os destaques do encontro da 19ª. jornada da Primeira Liga.