Dia 5 dos Mundiais: USA avassaladores num dia de boas e péssimas notícias para Salazar

    O Salto com Vara, muito esperado, acabou por deixar para o final os três que se adivinhavam como favoritos: Sam Kendricks (USA), Armand Duplantis (SWE) e Piotr Lisek (POL). Os três passaram a 5.87 metros, naquela que foi a fasquia máxima que o polaco passou, ficando-se pela medalha de Bronze. Já Sam Kendricks que até teve quase a ficar-se pelos 5.87 metros (passou à 3.ª tentativa, depois de dois derrubes), foi o único a passar à primeira os 5.92 metros, o que lhe deixou na frente do concurso, mas viu Duplantis passar, à terceira, os 5.97 metros. Kendricks (USA) – que já havia falhado duas vezes a essa altura – tinha mais uma tentativa e…também passou a 5.97 metros!

    Sam Kendricks renova o título mundial em Doha
    Fonte: IAAF

    Depois ambos tentaram a 6.02 metros, mas nenhum transpôs essa fasquia, pelo que Sam Kendricks (USA) renovou mesmo o título de campeão mundial da disciplina, com Armand Duplantis (SWE) a conquistar a Prata, aos 19 anos, nos seus primeiros Campeonatos Mundiais.

    Já no concurso do Lançamento do Dardo, o nível não foi dos mais elevados que já vimos e isso normalmente abre espaço a surpresas. E foi o que aconteceu. A grande favorita, Lyu Huihui (CHI), tinha 12 vitórias consecutivas neste ano, mas, mais uma vez, não conseguiu replicar esses resultados em grandes campeonatos, tendo sido Bronze, com o melhor lançamento a 65.49 metros. Huihui viu a sua compatriota Liu Shiying (CHI) passar para a frente do concurso ao 5.º ensaio, com 65.88 metros, seu melhor da temporada, mas com certeza que nenhuma das duas esperava o lançamento da australiana Kelsey-Lee Barber (AUS) a 66.56 metros no último ensaio, passando para a frente e conquistando o Ouro, protagonizando mais uma grande surpresa nestes campeonatos.

    A grande surpresa da noite chegou no Dardo
    Fonte: Australia Athletics

    OUTROS DESTAQUES

    Nas semifinais dos 400 metros femininos, Shaunae Miller-Uibo (BAH) e Salwa Eid Naser (BRN) demonstraram a sua enorme superioridade, baixando ambas dos 50 segundos (Miller-Uibo em 49.66 e Naser em 49.79) e aparentando, ambas, terem muito mais no “tanque”. As duas poderão baixar dos 49 segundos na final de quinta-feira…

    Já nas semifinais dos 200 metros, parece haver cada vez mais favoritas a cair ou a desistir, sendo que antes mesmo destas semifinais, foi a vez de Elaine Thompson (por ressentir-se de lesão) juntar-se a uma lista que conta com Dafne Schippers (lesionou-se nas semifinais dos 100), Shelly-Ann Fraser-Pryce (sentiu não estar em condições de fazer os 200) ou Blessing Okagbare (desqualificada nas eliminatórias), além da ausência de Shaunae Miller-Uibo, a líder mundial, pelo facto do calendário não permitir fazer os 200 e os 400. Dina Asher-Smith (GBR) é a clara favorita para a final e não pareceu ter qualquer dificuldade em ser a mais rápida da qualificação (22.16), podendo mesmo ser a única a baixar dos 22 segundos na final de amanhã.

    AMANHÃ

    Amanhã teremos em prova duas portuguesas, com Liliana Cá e Irina Rodrigues a começarem a sua participação no Disco, tentando o apuramento para a final. Liliana Cá entra em competição às 18 horas locais (menos duas em Portugal Continental) no Grupo A e Irina Rodrigues entrará às 19h25 (menos duas em Portugal Continental) no Grupo B. Para se apurarem diretamente, as atletas terão que lançar a 63 metros – o que no caso de Liliana Cá seria um recorde pessoal e no caso de Irina um melhor da temporada – ou então estar nas 12 primeiras, caso não haja 12 atletas a passar essa distância.

    No que diz respeito a finais, o dia terá apenas três finais: o Lançamento do Martelo masculino, os 200 metros femininos e os 110 metros barreiras masculinos. Será também o 1.º dia do Decatlo e do Heptatlo, que decorrerão nestes Campeonatos de forma simultânea.

    Foto de Capa: IAAF

    Revisto por: Jorge Neves

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.