Jamaica – O despertar do gigante que nunca adormeceu

Mas claro, Briana Williams não fez por menos. No passado dia 19, quando ainda tinha 15 anos, correu os 100 metros em 11.13, naquele que é o recorde mundial para atletas até aos 15 anos, batendo a marca (11.17) que antes pertencia a Marion Jones!

Briana Williams já faz capas de jornais
Fonte: Twitter de Ato Boldon

Treinada por uma das estrelas do nosso desporto – e talvez a mais activa delas na fase pós-atleta – Ato Boldon, o técnico já afirmou que este foi apenas o começo de algo muito grande e que Briana está destinada a grandes feitos. A jovem, nascida nos EUA, compete também no circuito escolar norte-americano e está num viveiro de talentos, o que só poderá favorecer ainda mais o seu talento. Este fim-de-semana correu os 100 metros nos CARIFTA Games em 11.27, sendo este um novo recorde dos campeonatos no grupo até aos 17 anos.

Mesmo em disciplinas que a Jamaica tem pouca tradição, vemos atletas hoje a brilhar cada vez mais. Por exemplo, nos Mundiais Indoor de Birmingham, Daniel Thomas-Dodd alcançou a medalha de Prata no Lançamento do Peso, sendo a mesma a recordista nacional do Peso e 4ª em Londres. Fedrick Dacres, especialista no Lançamento do Disco, sagrou-se campeão mundial júnior em 2012 e aos 24 anos ainda pode alcançar o estrelato nos grandes palcos em idade sénior – esteve próximo das medalhas em Londres (4.º). Kimberly Williams acaba de conquistar também, aos 29 anos, a sua mais alta medalha no Triplo Salto, com a Prata nos Mundiais Indoor de Birmingham e ainda aspira a mais na sua carreira, apesar de já não ser propriamente jovem no desporto.

Estafetas Jamaica nos Mundiais de Estafetas
Fonte: IAAF

Portanto, desalegrem-se os que apostam no fiasco jamaicano. Se o fizerem, não o façam com o vosso dinheiro. O Atletismo da Jamaica continua vivo e recomenda-se. E sim, claro, isso inclui e tem o expoente máximo na velocidade. No Feminino e no Masculino, existem várias nações que se vão afirmando cada vez mais na velocidade nos últimos anos, mas a única capaz de rivalizar com o poder dos Estados Unidos da América, continua e continuará a ser a Jamaica.

Foto de Capa: Team Jamaica Olympics

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.