Lendas do Atletismo: Gail Devers – A estrela das unhas esquisitas

Gail Devers voltaria a repetir o Ouro olímpico em Atlanta 96 – mais uma vez com recurso ao photo finish! – e à data de hoje apenas duas outras atletas na história conseguiram a proeza de conquistar duas medalhas de Ouro nos 100 metros olímpicos (a norte-americana Wyomia Tyus em 1964 e 1968 e a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce em 2008 e 2012). Nos 100 metros ainda, viria também a conquistar o Ouro nos Mundiais de 1993 – mais uma vez com recurso ao photo finish! – e nas estafetas 4×100 ajudou a equipa norte-americana em mais um Ouro olímpico (Atlanta 1996), um Ouro mundial (Atenas 1997) e uma Prata mundial (Estugarda 1993).

O Ouro Olímpico de Atlanta – apenas outras duas mulheres na história do desporto conseguiram dois Ouros nos 100 metros em Jogos Olímpicos Fonte: 2BP
O Ouro Olímpico de Atlanta – apenas outras duas mulheres na história do desporto conseguiram dois Ouros nos 100 metros em Jogos Olímpicos
Fonte: 2BP

Também uma estrela em Pista Coberta, Devers conquistou por três vezes o título mundial Indoor nos 60 metros e por uma vez o da distância com barreiras. Em 2004, em Budapeste, já com 37 anos (!) tentou o Ouro em ambas as distâncias, mas acabaria, por ficar apenas com a Prata nas barreiras (e Ouro na distância sem barreiras).

Eu sei o que vocês estão a pensar. Então e o seu percurso nas barreiras ao ar livre, a sua prova preferida e a sua especialidade? Depois de começar com aquela Prata milagrosa em Tóquio, viria a repetir essa medalha muitos anos mais tarde, em Edmonton 01. Mas pelo caminho, conquistou três Ouros através dos três títulos mundiais ao ar livre nas barreiras (Estugarda 93, Gotemburgo 95 e Sevilla 99), sendo que em Estugarda foi mesmo campeã mundial na distância com barreiras e sem barreiras em simultâneo!

O título mundial das barreiras em Sevilha 99:

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=I55lX-PYqU4&t=208s”]

Já nos Jogos Olímpicos, na sua disciplina favorita (os 100 metros com barreiras), ficará para sempre com um amargo de boca de nunca ter conseguido alcançar sequer uma medalha – embora Devers diga que não está nada desapontada pela sua trajectória, pois deu sempre o melhor de si em todas as provas. Em Barcelona 92, numa prova que lhe daria o segundo Ouro no mesmo evento depois da vitória nos 100 metros livres, liderava por completo a prova e estudos posteriores concluiram que ia para recorde mundial, quando embateu contra a última barreira e ficou em 5º lugar. Um dos desfechos mais dramáticos da história do nosso desporto e dos Jogos Olímpcos.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=sUbSU1dZuRE”]

Em Atlanta 96 ficou num desapontante 4º lugar e em Sidney 00 e Atenas 04 teve que abdicar por lesão, nunca alcançando a glória olímpica no seu evento predilecto, mas alcançando na distância sem barreiras. Poucos são, no entanto, os atletas (no masculino e no feminino) que se poderão gabar de terem marcado presença em 5 edições dos Jogos Olímpicos, o que demonstra bem o talento e a força de vontade da atleta norte-americana.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carolina Correia responde ao Bola na Rede: «Como capitã digo que é fácil liderar esta equipa»

Carolina Correia analisou o encontro entre o Benfica e o Torreense da Supertaça Feminina. Conjunto de Torres Vedras venceu o troféu com triunfo por 2-1 na final.

Gonçalo Nunes responde ao Bola na Rede: «Não é fácil, mas a equipa conseguiu manter-se fiel ao objetivo»

Gonçalo Nunes analisou o encontro entre o Benfica e o Torreense da Supertaça Feminina. Conjunto de Torres Vedras venceu o troféu com triunfo por 2-1 na final.

Já há um candidato principal para assumir o Bayer Leverkusen

O nome de Kasper Hjulmand é o mais bem cotado nesta altura para assumir o Bayer Leverkusen. O técnico foi selecionador da Dinamarca entre 2020 e 2024.

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede: «É necessário ter ataque à profundidade e capacidade de procurar o espaço nas costas, mas em simultâneo...

Ivan Baptista analisou o encontro entre o Benfica e o Torreense da Supertaça Feminina. Conjunto de Torres Vedras venceu o troféu com triunfo por 2-1 na final.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o dinheiro que o Manchester United de Ruben Amorim vai poupar com a saída de André Onana por empréstimo

O Manchester United prepara-se para poupar 4,3 milhões de euros com a saída de André Onana. Guarda-redes vai ser emprestado ao Trabzonspor.

Negócio fechado: Lucho Rodríguez a caminho do Arábia Saudita por mais de 20 milhões de euros

Lucho Rodríguez vai rumar ao futebol saudita. Extremo uruguaio prepara-se para trocar o Bahia pelo Neom, recém-promovido no país do Médio Oriente.

Al Nassr chega a acordo para a transferência de Otávio e internacional português está perto de ter novo clube na carreira

Otávio está cada vez mais próximo do Al Qadsiah. Emblema saudita já chegou a acordo com o Al Nassr para a transferência do português.