📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O domínio germânico no Dardo masculino

- Advertisement -

Em 2014 e 2015, Johannes Vetter, Andreas Hoffmann e, sobretudo, Thomas Rohler já vinham demonstrando capacidade para ocupar os lugares cimeiros do ranking mundial e até obtendo vitórias importantes no circuito internacional. Foi no entanto em 2016 que o grande boom germânico se deu em força, com a vitória de Thomas Rohler nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Thomas Rohler conquistou o Ouro no Rio
Fonte: Olympic Channel

Nesse ano, 3 alemães (Rohler, Vetter e Weber) ficaram no top-4 mundial do ano no que diz respeito aos lançamentos mais longos. Foi também em 2016 que Johannes Vetter deu o grande salto na sua progressão, lançando acima de 89 metros pela primeira vez, embora nos Jogos do Rio tivesse ficado na ingrata 4ª posição. 

Em 2017, o domínio foi ainda mais avassalador. Vetter continuou a sua impressionante progressão e na Suiça lançou a 94.44 metros, uma marca que apenas o recordista mundial Jan Železný alguma vez ultrapassou em toda a história (com o novo engenho). Vetter culminaria o seu fantástico 2017, fechando com chave de ouro, alcançando o Ouro nos Mundiais de Londres. Em Londres, os papéis inverteram-se e foi Thomas Rohler a ficar na 4ª posição, falhando os alemães mais uma vez a possibilidade de colocar mais do que um atleta no pódio de um evento global. 

 

Ainda assim, 2017 foi um ano com momentos de elevado nível para o campeão olímpico, tendo vencido importantes meetings (Doha, Roma, Mónaco, Turku, Ostrava…) e lançando o seu melhor pessoal a 93.90 metros logo no início da temporada no meeting da capital do Qatar, marca que o colocava como o terceiro a lançar mais longe na história. Outro alemão começou-se a destacar cada vez mais nesse ano, primeiro com a vitória em casa, em Offenburg (com 88.79 metros) e, mais tarde, fechando o ano com um lançamento de 91.07 metros (na altura, um novo recorde pessoal e a primeira vez acima dos 90 metros) nas Universíadas de Taipei, não chegando incrivelmente para ser primeiro nessa noite. O seu nome é Andreas Hofmann e muito mais se ouviria falar dele em 2018. 

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes questionado sobre se Portugal joga melhor sem Cristiano Ronaldo: eis o que disse

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Médio do Manchester United falou sobre a Seleção Nacional.

Eis os onzes prováveis do Farense x Benfica para a Taça de Portugal

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Farense para os oitavos de final da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.

AVS SAD vai para o terceiro treinador de 2025/26: os números de José Mota e João Pedro Sousa

O AVS SAD corre o sério risco de ser despromovido e vai para o terceiro treinador esta temporada. João Henriques é o nome eleito.

Tite assume comando técnico do Cruzeiro

Após Leonardo Jardim abandonar o Cruzeiro por razões pessoais, o clube anunciou que Tite irá assumir o comando técnico em 2026.