O domínio germânico no Dardo masculino

Em 2014 e 2015, Johannes Vetter, Andreas Hoffmann e, sobretudo, Thomas Rohler já vinham demonstrando capacidade para ocupar os lugares cimeiros do ranking mundial e até obtendo vitórias importantes no circuito internacional. Foi no entanto em 2016 que o grande boom germânico se deu em força, com a vitória de Thomas Rohler nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Thomas Rohler conquistou o Ouro no Rio
Fonte: Olympic Channel

Nesse ano, 3 alemães (Rohler, Vetter e Weber) ficaram no top-4 mundial do ano no que diz respeito aos lançamentos mais longos. Foi também em 2016 que Johannes Vetter deu o grande salto na sua progressão, lançando acima de 89 metros pela primeira vez, embora nos Jogos do Rio tivesse ficado na ingrata 4ª posição. 

Em 2017, o domínio foi ainda mais avassalador. Vetter continuou a sua impressionante progressão e na Suiça lançou a 94.44 metros, uma marca que apenas o recordista mundial Jan Železný alguma vez ultrapassou em toda a história (com o novo engenho). Vetter culminaria o seu fantástico 2017, fechando com chave de ouro, alcançando o Ouro nos Mundiais de Londres. Em Londres, os papéis inverteram-se e foi Thomas Rohler a ficar na 4ª posição, falhando os alemães mais uma vez a possibilidade de colocar mais do que um atleta no pódio de um evento global. 

 

Ainda assim, 2017 foi um ano com momentos de elevado nível para o campeão olímpico, tendo vencido importantes meetings (Doha, Roma, Mónaco, Turku, Ostrava…) e lançando o seu melhor pessoal a 93.90 metros logo no início da temporada no meeting da capital do Qatar, marca que o colocava como o terceiro a lançar mais longe na história. Outro alemão começou-se a destacar cada vez mais nesse ano, primeiro com a vitória em casa, em Offenburg (com 88.79 metros) e, mais tarde, fechando o ano com um lançamento de 91.07 metros (na altura, um novo recorde pessoal e a primeira vez acima dos 90 metros) nas Universíadas de Taipei, não chegando incrivelmente para ser primeiro nessa noite. O seu nome é Andreas Hofmann e muito mais se ouviria falar dele em 2018. 

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga rejeita 8 milhões de euros por defesa

O Braga recebeu uma proposta russa por Víctor Gómez. Arsenalistas recusaram oito milhões de euros do Spartak Moscovo.

Benni McCarthy critica venda do Manchester United: «Tê-lo deixado sair foi um dos maiores erros do futebol»

Benni McCarthy teceu críticas à transferência de Scott McTominay para o Nápoles, considerando-a um erro por parte do Manchester United.

Sebastiaan Bornauw é o 3º reforço do Leeds United neste mercado

Sebastiaan Bornauw foi oficializado como novo jogador do Leeds United. O defesa chega a Inglaterra do Wolfsburgo.

Braga investe mais 3 milhões de euros no mercado por defesa central

O Braga tem um princípio de acordo com o Celtic para a transferência de Gustaf Lagerbielke. Arsenalistas vão investir.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto muito perto de contratar defesa central por 7 milhões de euros

Dominik Prpic está a caminho de Portugal para reforçar o FC Porto. Central croata atua no Hajduk Split.

Galatasaray oferece jogador ao Benfica para facilitar a transferência de Orkun Kokçu

O Galatasaray quer fechar a contratação de Orkun Kokçu. Turcos dispostos a oferecer Elias Jelert ao Benfica no negócio.

Rita Fontemanha continua no Sporting: «Vou para o meu 10.º ano e nem os meus melhores sonhos acreditava que fosse possível»

Rita Fontemanha vai continuar no Sporting. Jogadora assinou contrato de mais uma temporadas com os leões.