O domínio germânico no Dardo masculino

Em 2014 e 2015, Johannes Vetter, Andreas Hoffmann e, sobretudo, Thomas Rohler já vinham demonstrando capacidade para ocupar os lugares cimeiros do ranking mundial e até obtendo vitórias importantes no circuito internacional. Foi no entanto em 2016 que o grande boom germânico se deu em força, com a vitória de Thomas Rohler nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Thomas Rohler conquistou o Ouro no Rio
Fonte: Olympic Channel

Nesse ano, 3 alemães (Rohler, Vetter e Weber) ficaram no top-4 mundial do ano no que diz respeito aos lançamentos mais longos. Foi também em 2016 que Johannes Vetter deu o grande salto na sua progressão, lançando acima de 89 metros pela primeira vez, embora nos Jogos do Rio tivesse ficado na ingrata 4ª posição. 

Em 2017, o domínio foi ainda mais avassalador. Vetter continuou a sua impressionante progressão e na Suiça lançou a 94.44 metros, uma marca que apenas o recordista mundial Jan Železný alguma vez ultrapassou em toda a história (com o novo engenho). Vetter culminaria o seu fantástico 2017, fechando com chave de ouro, alcançando o Ouro nos Mundiais de Londres. Em Londres, os papéis inverteram-se e foi Thomas Rohler a ficar na 4ª posição, falhando os alemães mais uma vez a possibilidade de colocar mais do que um atleta no pódio de um evento global. 

 

Ainda assim, 2017 foi um ano com momentos de elevado nível para o campeão olímpico, tendo vencido importantes meetings (Doha, Roma, Mónaco, Turku, Ostrava…) e lançando o seu melhor pessoal a 93.90 metros logo no início da temporada no meeting da capital do Qatar, marca que o colocava como o terceiro a lançar mais longe na história. Outro alemão começou-se a destacar cada vez mais nesse ano, primeiro com a vitória em casa, em Offenburg (com 88.79 metros) e, mais tarde, fechando o ano com um lançamento de 91.07 metros (na altura, um novo recorde pessoal e a primeira vez acima dos 90 metros) nas Universíadas de Taipei, não chegando incrivelmente para ser primeiro nessa noite. O seu nome é Andreas Hofmann e muito mais se ouviria falar dele em 2018. 

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futuro de Axel Witsel deve passar pela Serie A

Axel Witsel está muito perto de ser confirmado como reforço da Udinese. O médio belga de 36 anos está livre para definir o futuro.

Juventus avança por antigo alvo do FC Porto para a defesa

A Juventus está de olho na contratação de Jakub Kiwior. O defesa-central do Arsenal já esteve na órbita do FC Porto.

Darwin Núñez já tem acordo com o Al Hilal num negócio de 65 milhões de euros

Darwin Núnez deve mesmo deixar o Liverpool e rumar ao Al Hilal. Avançado já tem acordo com o clube da Arábia Saudita.

Deco lamenta morte de Jorge Costa: «O futebol português e o FC Porto perdem um dos seus maiores símbolos»

Deco reagiu à morte de Jorge Costa. Diretor desportivo do Barcelona jogou com o antigo defesa no FC Porto entre 1998 e 2004.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United já tem acordo total com Benjamin Sesko: Eis a duração de contrato

O Manchester United já tem acordo total com Benjamin Sesko. Red Devils continuam negociações com o Leipzig para fechar o avançado.

Nice x Benfica na Champions League: Eis os onzes prováveis

O Benfica vai enfrentar esta noite o Nice na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League. Eis os onzes prováveis.

Retirar a camisola 2 por Jorge Costa? Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto diz que «seria um ato bonito»

Jorge Costa morreu esta terça-feira aos 53 anos. António Tavares Ferreira fala sobre a possibilidade de o FC Porto retirar o número 2.