O domínio germânico no Dardo masculino

    O recorde mundial – Será uma possibilidade imediata?

    O checo Jan Železný é o recordista mundial desde 1993, sendo que a marca atual (98.48) perdura desde 1996. Ainda que Johannes Vetter seja o segundo homem a ter lançado mais na história, o seu lançamento é o 5º, uma vez que os 4 primeiros pertencem a Železný. 

    Ainda assim, mesmo o checo tem como segundo melhor lançamento os 95.66 metros (anterior recorde mundial) de Sheffield, uma marca que parece bem ao alcance de Vetter. Chegar aos 98 metros pode parecer irrealista, mas nem para o checo foi algo comum e é daqueles lançamentos que podem acontecer uma vez na carreira, caso se mantenha uma regularidade de lançamentos acima dos 90 metros. Ainda falta um pouco para Vetter ou outro qualquer atleta em atividade ter essa regularidade. Afinal, o checo lançou mais de 50 vezes acima dos 90 metros. Ainda assim, a possibilidade existe e é bem real quando falamos de dois homens (Vetter e Rohler) que lançaram mais do que outro alguém na história. 

    O melhor ciclo parece ser o dos próximos 3 anos: Mundiais de Doha em 2019, Jogos de Tóquio em 2020 e Mundiais de Eugene em 2021. Serão 3 anos de cortar a respiração para fãs do Atletismo e desta disciplina em particular e consegue-se já antecipar expetativas e possibilidades diferentes para cada uma das competições, que terão todas as suas particularidades.

    Até onde poderemos ver o Dardo ser lançado nos próximos 3 anos?
    Fonte: Leichtathletik (Federação Alemã de Atletismo)

    Com isto não queremos dizer que serão nessas exatas provas que o recorde estará sob maior ameaça. O checo recordista mundial foi por 3 vezes campeão mundial e 3 vezes campeão olímpico e nunca nessas competições se aproximou da marca de recorde mundial (a melhor marca de Ouro olímpico foi 90.17 metros e de Ouro mundial foi 92.80 metros), mas poderá ser durante esse triénio que poderemos ver algo enorme – pouco mais de dois meses antes dos Jogos de Atlanta, Železný lançou os seus mais de 98 metros em Jena, na Alemanha. 

    O anterior recorde ter sido batido na Alemanha, também poderá servir de incentivo ao trio aqui referido. Recorde-se dos bons resultados que meetings como o de Offenburg têm proporcionado, para se entender como meetings em solo germânico são usualmente garantia de grandes marcas, o que poderá muito bem ter a contribuição da proximidade do público em determinados eventos. Antes do recorde mundial de 1996, Železný trazia como melhor nos 3 anos anteriores 95.66 em 1993, 91.82 em 1994 e 92.28 em 1995. Acima dos 90 metros por 4 vezes na mesma série? Só Železný e…Vetter (que fê-lo em Lucerne) em toda a história! O cenário não altera muito e poderemos estar mais próximos do recorde do que possa parecer. Ainda que o recorde mundial se mantenha de pé, para Doha, o objetivo de quebrar o recorde dos campeonatos (92.80 de… Železný) é algo bastante realista. 

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.