O “estranho” DNA e o verdadeiro DNA

O DNA do Atletismo

Fantásticas marcas na velocidade feminina Kingston!
Fonte: IAAF

O verdadeiro DNA  do Atletismo esteve presente no passado fim-de-semana um pouco por todo o mundo. Esteve presente em França onde, em Talence, Nafi Thiam fez uma prestação do outro mundo até à 5ª prova e em que apenas uma lesão (correu os 800 metros com o braço ligado) impediu que batesse o seu recorde pessoal. Ainda assim, os 6819 pontos são a melhor marca mundial do ano e deixam-nos a pensar que os britânicos talvez tenham exagerado um pouco na suposta rivalidade entre Katarina Johnson-Thompson e Nafi Thiam para este ano.

Na Jamaica também se assistiu a uns muito interessantes Campeonatos Nacionais. É um atletismo diferente, o jamaicano sem Usain Bolt. Claro que o interesse dos jamaicanos e do mundo abrandou um pouco em relação a esses campeonatos, mas boas marcas, surpresas e polémica não faltaram por Kingston.

O grande destaque foi a velocidade feminina, a melhor prova do ano nos 100 metros (uma das melhores dos últimos anos), com Elaine Thompson a vencer em 10.73, a mesma marca que Shelly-Ann Fraser-Pryce fez, com Briana Williams a chegar em 3º com 10.94 segundos. Elaine, que é a campeã olímpica, regressa ao seu melhor e próxima do seu melhor de sempre, assim como Fraser-Pryce, depois de ter estado 1 ano e meio parada devido à gravidez do seu primeiro filho. Fraser-Pryce alcançou mesmo a sua melhor marca desde 2013!

Williams, de apenas 17 anos, bateu o recorde mundial juvenil e o recorde júnior jamaicano. Nos 200, Elaine correu a marca líder mundial do ano em 22.00 e Fraser-Pryce correu em 22.22, apurando-se ambas para Doha. Nesta prova não deverão ter a companhia de Briana Williams, uma vez que a jovem não participou nos 200, alegando estar doente e ter corrido os 100 metros com forte febre.

Foi pedida uma excepção médica, mas dificilmente a federação irá chamar a jovem para compor a equipa, uma vez que outras atletas correram nos Trials com marca de qualificação. Nos homens, o destaque foi para a vitória de Yohann Blake nos 100 metros (9.96), tendo também conseguido qualificação para os Mundiais nos 200 metros onde foi 2º (20.27).

Polémica foi a prova dos 100 metros barreiras femininos, com a grande favorita e ex-campeã mundial, Danielle Williams a fazer uma clara falsa partida e a recusar-se a sair da pista por cerca de 20 minutos. Depois foi dado um tiro de partida, houve atletas a fazer a prova completa, outros aperceberam-se que os atletas haviam sido chamados para recomeçar a prova e…a organização decidiu-se pela anulação da prova! Agora, usarão um critério interno para definir quem vai a Doha. Incrível!

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira na entrevista à Sporting TV: «Sou obrigado a criar a melhor equipa possível, a ganhar, a ser Campeão»

Micael Sequeira deu uma larga entrevista à Sporting TV. Lê as principais declarações do técnico da equipa de futebol feminino.

Portugal tem “reforço” nos treinos antes de enfrentar a Arménia

Portugal vai enfrentar a Arménia no arranque da qualificação europeia ao Mundial 2026. Nuno Tavares treinou esta sexta-feira.

Maxi Araújo não vai à Seleção por lesão: «Estava disposto a tudo para ir, apesar das consequências que podia sofrer»

Maxi Araújo pensou ir à Seleção mesmo com lesão. Sporting não quis e houve telefone de Marcelo Bielsa. «Foi a melhor decisão».

Maxi Araújo abre o livro: «Quarta-feira já treino a 100% com a equipa do Sporting e posso jogar com o Famalicão»

Maxi Araújo está na última fase de recuperação de uma lesão na coxa esquerda. Jogador do Sporting faz revelações.

PUB

Mais Artigos Populares

Continua o pesadelo: Boavista anuncia liquidação do clube

O Boavista emitiu esta sexta-feira um comunicado oficial a anunciar liquidação do clube. Emblema vai recorrer da decisão.

João Mendes comenta arranque do Vitória SC: «O grupo vai responder e melhorar, de certeza»

João Mendes comenta arranque do Vitória SC na temporada 2025/26. Lateral esquerdo reconhece início complicado.

Manchester United ponderou avançar por extremo do Braga neste verão

O Manchester United considerou avançar pela contratação de Roger Fernandes. Extremo do Braga está a caminho da Arábia Saudita.