O grito de Dalilah

O recorde mundial dos 400 metros barreiras tinha 16 anos. Várias vezes falámos da possibilidade do recorde da disciplina estar em risco de cair tanto no masculino como no feminino, coisa que acabou por acontecer. Neste último domingo à noite o recorde feminino foi quebrado.

É curioso que mesmo sendo a campeã olímpica e desde 2016 a 6ª mais rápida de sempre na distância, a norte-americana Dalilah Muhammad não dominava as conversas para a quebra do recorde mundial. Essa honra pertencia à jovem Sydney McLaughlin que parecia destinada a bater o recorde da russa Yulia Pechonkina.

McLaughlin era, à partida da final dos Campeonatos Norte-americanos, a líder mundial de 2019 e aos 19 anos a 9ª mais rápida de sempre na distância com barreiras. É alguém que muitos apontam como a maior promessa do Atletismo mundial feminino e domingo voltou a correr muito rápido (52.88s, na que seria a melhor marca do ano).

Mas quando chegou à meta parecia distante, muito distante de Muhammad. Isto porque Dalilah Muhammad voou fazendo uma corrida que parecia um ‘grito de revolta’, um grito para mostrar “eu estou aqui e sou a campeã olímpica por algum motivo”. Correndo como nunca alguém correu, os seus 52.20s retiraram do livro dos recordes os 52.32s da russa Pechonkina, que foram alcançados em Agosto de 2003, na Rússia.

Dalilah Muhmmad tentará agora, aos 29 anos, conquistar o que nunca alcançou: o título mundial de séniores! É verdade que foi campeã mundial juvenil em 2007, mas isso não é a mesma coisa. Como sénior, além do título olímpico, foi por duas vezes medalhada de Prata em Mundiais: Moscovo em 2013 e Londres em 2017, perdendo para a compatriota Kori Carter quando era a grande favorita após a vitória nos Trials norte-americanos.

Quanto a Sydney, aos 19 anos, ainda terá com certeza muitas oportunidades de se aproximar ou bater essa marca mundial e também estará em Doha a lutar pelo título mundial.

A expressão de Sydney McLaughlin reflete o que vimos em pista
Fonte: USATF

Na distância mais curta, os 100m barreiras, Kendra Harrison provou estar em excelente forma com 12.44s, com ventos contrários de -1.2. À recordista mundial juntam-se em Doha a campeã olímpica (Brianna McNeal) e Nia Ali (Prata no Rio), um ano depois do nascimento do 2º filho (e o pai é um tal de Andre de Grasse!).

Nos homens, os jovens que dominaram os 110m a nível universitários e líderes no mundo (Grant Holloway e Daniel Roberts) vão mesmo a Doha, mas parecem estar a “perder o gás”, existindo dúvidas de como chegarão aos Mundiais. Ainda assim, faltando 2 meses podem muito bem ainda descansar até lá…nos 400m barreiras foi mais um show de Rai Benjamin em 47.23s, sem oposição.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.