📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que a vida tira, o que a vida dá

- Advertisement -

Acontece que Tucker – que partilha dados de elevado valor e qualidade – é um embaixador e conselheiro científico da… Adidas. Também o próprio não deve ter ficado imensamente chateado com a situação, uma vez que ainda no ano passado protagonizou uma das mais acesas trocas de palavras na comunidade desportiva do Twitter com Paula Radcliffe (a ex-recordista mundial), afirmando que a atleta que sempre clamou a sua inocência e transparência a alto e bom som, refugiou-se em argumentos pouco concretos e não apresentou os seus dados sanguíneos (supostamente armazenados) a cientistas independentes, como o mesmo requeria.

Recorde-se que, depois da polémica dos hackers russos “Fancy Bears”, a britânica foi uma das atletas que apareceu com valores sanguíneos bastante diferentes do normal (o maior deles registado em 2003, em Portugal), o que a própria justificou com os treinos em altitude ou com as alterações no seu corpo. No entanto, na altura, a IAAF prontamente emitiu um comunicado a ilibar Paula Radcliffe, algo que a organização nunca fez para qualquer outro atleta. A própria Paula Radcliffe estava na meta para receber Kosgei em Chicago, mas o sorriso parecia mais amarelo do que genuíno.

Outro nome com relevo, Tim Hutchings, também ele um ex-atleta britânico com bastante influência no desporto, é, por exemplo, o comentador para a Eurosport britânica – a cadeia responsável pela emissão da Diamond League, no Reino Unido – que foi destacado como comentador da IAAF para o feed internacional dos Mundiais de Doha comentou e ainda deixou no ar suspeições face às melhorias das performances de Kosgei.

O comentador parece esquecer que a sua própria colega (e amiga) teve um resultado ainda mais anormal, um chamado outlier, e que havia (e há!) muitas atletas de pista com melhores recordes pessoais que Radcliffe, sem que isso se traduza num tempo de 2:15 na estrada. Recorde-se que mesmo até este ano – antes da marca de Kosgei – o mais próximo que uma mulher se tinha aproximado das 2:15:25 de Radcliffe, eram as 2:17:01 de Mary Keitany. E que a segunda europeia mais rápida da história está a praticamente 4 minutos (!) de Radcliffe – Irina Mikitenko (GER) com 2:19:19 – sendo estas duas as únicas europeias da história a baixar das 2:20!

DE EXPULSA DA SUA ESCOLA A RECORDISTA MUNDIAL – COM MUITA LIGAÇÃO A PORTUGAL

Mas a história de Birgid Kosgei não se escreve pelo que os outros escrevem dela. Kosgei trilhou o seu caminho como poucas e, sem saber o que o futuro nos reserva no desporto atual, meter as mãos no fogo pela integridade de um atleta é correr um elevado risco de se sair em chamas. A verdade é que a história da atleta já é uma história de sobrevivência, perseverança, coragem e luta para chegar ao patamar que chegou. Kosgei não apareceu do nada, como muitos agora parecem apregoar. A primeira prova internacional da queniana – com registos no site da IAAF – é a Maratona do Porto que fez em 2015.

A primeira competição internacional e vitória de Kosgei foi no… Porto!
Fonte: Maratona do Porto

Na altura, um tempo modesto (2:47:59) chegou para a vitória, que deveria ser o que mais interessava à atleta, uma vez que desde aí nunca mais correu abaixo de 2:28. Cerca de um ano depois, voltou a Portugal e foi 2.ª na Maratona de Lisboa (já depois de ter vencido em Milão), com um tempo de 2:24:45. Recorde-se que este era o culminar do seu primeiro ano completo de competições a nível internacional. 2017 foi o ano em que se começou verdadeiramente a afirmar na elite internacional, com os grandes destaques a serem o 3.º lugar na Meia de Copenhaga (uma das mais conceituadas do mundo), com uma marca de 1:06:35 e o 2.º na Maratona de Chicago, já com uma grande marca de 2:20:22.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Flamengo acerta venda de antigo avançado do Chaves por 5 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Juninho Vieira. Avançado brasileiro a caminho do Pumas e do México depois de percurso no Brasil.

Atenção, Ruben Amorim: Real Madrid quer Diogo Dalot e há mais 2 gigantes de olho

O Real Madrid está interessado em Diogo Dalot. Entretanto, Manchester United reflete sobre o futuro do lateral português.

Quem é Patrick Dippel, o futuro chief scout do Benfica?

Patrick Dippel vai ser o novo chief scout do Benfica. Conhece melhor o percurso do alemão de 45 anos, que soma passagem pelo Bayern Munique.

Definidas as meias finais da Taça Árabe

Estão definidas as meias finais da Taça Árabe. A decisão do trofeu está marcada para dia 18 de dezembro de 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Thiago Carpini sucede a Martín Palermo e é o novo técnico do Fortaleza

Thiago Carpini é o novo treinador do Fortaleza. O técnico sucede assim a Martín Palermo no cargo, após a despromoção do emblema brasileiro.

Abel Braga é o novo Diretor Desportivo do Internacional 

Abel Braga é o novo Diretor Desportivo do Internacional. O técnico foi oficializado como treinador do emblema brasileiro a novembro de 2025.

Mariana Cabral deixa equipa técnica dos Utah Royals

Mariana Cabral anunciou esta quinta-feira que terminou a sua ligação aos Utah Royals. A ex-Sporting era treinadora adjunta de Jimmy Coenraets.