O que não podes perder em 2018!

Cabeçalho modalidadesChegamos a 2018, arranca uma nova época e, verdade seja dita, as saudades da pista já são mais do que muitas. Já por várias vezes aqui confessei que não sou um grande fã do calendário actual do Atletismo de elite, que parece ultrapassado para as exigências actuais. Se é verdade que devemos ter em conta a disponibilidade física dos atletas, não podemos atrair um público maior, um público mais imediatista como o de hoje, um público sedento de novidades (como são ainda mais as novas gerações que importa “o presente” e o “presente é hoje”) com um calendário onde os atletas de pista, as estrelas, não se mostram durante 5 meses por ano (se considerarmos os eventos Indoor) ou até de quase 8 meses (se tivermos em conta que muitos atletas abdicam da temporada indoor). Isto não se compadece com o crescimento do desporto e muito menos com o que o público deseja.

Para piorar a situação de 4 em 4 anos não temos um grande evento global outdoor (Mundiais ou Jogos Olímpicos), o que torna um ano como 2018 num ano pouco apetecível para fãs mais casuais. Claro que as entidades competentes têm procurado atenuar a situação, tentando alinhar calendários e colocar eventos em “datas mortas”. Ainda assim, o trabalho a fazer é muito como se constata pelos meses em que os atletas estão fora dos olhares do público (não dizemos de férias, porque o trabalho dos atletas, esse não pára). No primeiro ano pós Usain Bolt, será também curioso observar como a IAAF procurará cativar os fãs mais casuais, porque os verdadeiros fãs esses estarão cá sempre.

Vamos então ao que interessa. Para os verdadeiros amantes da modalidade e da pista em si, de Fevereiro até Agosto motivos de interesse não faltarão. Começaremos logo a 3 de Fevereiro com a IAAF World Indoor Tour, um conjunto de 6 meetings, em formato indoor, pontuados ao estilo da Diamond League (o formato antigo sem apuramento para a final) e onde Patrícia Mamona no ano passado brilhou e arrecadou o troféu final no Triplo Salto. Este ano, pensa-se que mais estrelas ainda poderão fazer parte deste evento, uma vez que se realiza em ano sem eventos globais ao ar livre e imediatamente antes…dos Mundiais Indoor!

O palco dos Mundiais de Pista Coberta – National Indoor Arena (Birmingham, Reino Unido) Fonte: IAAF
O palco dos Mundiais de Pista Coberta – National Indoor Arena (Birmingham, Reino Unido)
Fonte: IAAF

Os Campeonatos Mundiais de Pista Coberta decorrem no início de Março, de 1 a 4 desse mês e prometem 4 dias de emoções fortes. Mais uma vez é uma cidade inglesa, neste caso Birmingham, a escolhida para receber grandes eventos internacionais da nossa modalidade, o que é facilmente explicado pelo entusiasmo que o Atletismo desperta no país. Recorde-se que os Mundiais de Londres foram os campeonatos mais bem sucedidos da história no que ao público diz respeito, com recordes absolutos de assistência. Em Birmingham, capital britânica do atletismo, espera-se mais uma edição recheada de emoções fortes, depois da cidade já ter acolhido o mesmo evento em 2003, edição em que alguns dos mais famosos vencedores foram Justin Gatlin, Haile Gebreselassie, Maria Mutola ou Gail Devers, entre outros.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ramon Menezes já não é selecionador Sub-20 do Brasil após ser eliminado na fase de grupos do Mundial

O Brasil não conseguiu ir além da fase de grupos no Mundial Sub-20 no Chile e decidiu terminar o contrato do selecionador Ramon Menezes.

Russell Martin despedido do Rangers depois de conseguir apenas uma vitória no campeonato

O treinador escocês, Russell Martin, não foi capaz de dar a volta a um mau início de época, levando o Rangers a decidir terminar o seu contrato.

Luton Town demite o treinador Matt Bloomfield após derrota frente ao Stevenage

O Luton Town acumulou a terceira derrota em cinco jogos e decidiu despedir Matt Bloomfield, que tinha chegado em janeiro deste ano.

Carlos Fangueiro ruma ao Chipre para treinar o Enosis Neon Paralimniou

O treinador português, Carlos Fangueiro, volta a treinar fora de Portugal e assina pelo último classificado da Liga do Chipre.

PUB

Mais Artigos Populares

Fabio Cannavaro é oficialmente o novo selecionador do Uzbequistão

A federação do Usbequistão anunciou a contratação do campeão do mundo italiano, Fabio Cannavaro, como selecionador nacional.

Portugal anuncia mais 2 encontros particulares de peso em novembro e dezembro

Portugal vai jogar diante dos Países Baixos e do Brasil. As Navegadoras vão jogar os dois encontros particulares em solo nacional.

Arsenal premeia arranque de época de jogador com subida no salário

O Arsenal renovou contrato com David Raya. A duração do vínculo não aumentou, apenas o salário do guarda-redes espanhol.