O Triplo feminino vai ferver e Mamona está pronta

- Advertisement -

O Início de 2019

Não é uma disciplina que a atleta portuguesa habitualmente dê prioridade, mas a sua primeira prova do ano foi no Salto em Comprimento no Pombal a 12 de Janeiro. Saltou 6.34 centímetros, um novo recorde pessoal e a fluidez da sua fase de corrida permitiu perceber de imediato que Patrícia Mamona poderemos esperar para este ano. Uma semana depois, no apuramento do Nacional de Clubes, fez a sua primeira prova de Triplo Salto e, com sucesso, saltou 14.09 metros, alcançando por larga margem a marca de qualificação para os Europeus de Glasgow. No ano passado, a atleta do Sporting apenas em duas competições ultrapassou os 14 metros (durante o mês de Julho), tendo sido obrigada a saltar a temporada de pista coberta, pelo que a marca alcançada no Pombal era um excelente sinal, sendo um resultado dentro dos níveis habituais da atleta nas primeiras competições das suas épocas de maior sucesso.

Esta semana, participava no Meeting de Karlsruhe, parte da IAAF World Indoor Tour (competição que Mamona já venceu em 2017), e a tarefa que tinha pela frente afigurava-se exigente. A prova era, provavelmente, a que apresentava o elenco mais forte do meeting e contava com nomes como a venezuelana Yulimar Rojas (campeã mundial indoor e outdoor); a espanhola Ana Peleteiro (Bronze nos Europeus ao ar livre de Berlim e Bronze nos Mundiais de Pista Coberta de Birmingham); a ucraniana Olha Saladukha (ex-campeã mundial e medalhada olímpica); a norte-americana Tori Franklin (a segunda a saltar mais longe em 2018 – 14.84 metros) ou Kristin Gierisch (Prata nos Europeus de Berlim e atual campeã europeia em Pista Coberta).

A prova foi vencida pela espanhola Ana Peleteiro, que alcançou um novo recorde pessoal indoor ao saltar 14.51 metros. No segundo lugar, com alguma surpresa, ficou a campeã mundial Yulimar Rojas (que saltou 14.45 metros). Mas vamos destacar os 14.36 metros feitos por Mamona, que são de enorme valor, igualando o (seu) recorde nacional de Pista Coberta – a atleta não saltava tanto em ambiente indoor desde o dia 22 de Fevereiro de 2014 (há praticamente 5 anos). Como outra nota positiva da sua prestação fica o registo de ter feito 5 saltos válidos e todos igual ou acima dos 14 metros, o que demonstra bem o estado de espírito e a confiança da atleta portuguesa.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.