Paris recebe a Diamond League. E promete!

Feminino

200 Metros: Marie-Josée Ta Lou tem sido totalmente dominadora na distância mais curta (100 metros), mas nos 200 ainda não teve um tempo próximo do seu melhor pessoal. Apesar disso, da última vez que a costa-marfinense disputou uma prova de 200, venceu na Diamond League de Roma em 22.49 (-1.7). Que irá melhorar a sua melhor marca do ano na distância existem poucas dúvidas, a questão é se isso será suficiente para vencer aqui em Paris. As principais ameaças parecem vir de duas atletas que têm corrido especialmente rápido nesta temporada. Shericka Jackson à cabeça, que parece ter recuperado o momentum e depois de ter baixo consideravelmente as suas marcas no pós-Commonwealth Games, retomou a sua excelente forma ao vencer os nacionais jamaicanos em 22.28 (+0.4) no passado fim-de-semana. O seu recorde pessoal de 22.18 (+0.9) na final dos Jogos da Comunidade Britânica deu-lhe um segundo lugar (apenas atrás de Miller-Uibo), e um tempo semelhante a esse (na casa dos 22.1) deverá ser necessário para vencer esta etapa. Outra atleta em excelente forma é Jenna Prandini. Sagrou-se campeã nacional norte-americana no passado fim-de-semana e motivação não lhe deverá faltar. Presentes também estarão Kyra Jefferson, Kimberly Duncan ou Tatjana Pinto.

400 Metros: Já aqui dissemos que é um evento que está a ganhar uma nova alma também no feminino e algumas das principais responsáveis estarão aqui presentes. É o caso de Salwa Eid Naser. A jovem de 20 anos do Bahrein tem mostrado uma impressionante consistência desde a temporada passada (onde, recorde-se, foi Prata em Londres) e este ano fez apenas 3 provas, todas elas em meetings da Diamond League e…venceu todas elas! Tem vindo a melhorar os seus resultados de forma gradual e o seu recorde pessoal já vai nos 49.84. Sabemos que há em pista quem já tenha corrido mais rápido do que ela, mas Naser é uma daquelas atletas que é muito difícil de ser batida, caso chegue aos 100 metros finais em boa posição. Por Paris estará a campeã mundial, Phillys Francis. Tem vindo a melhorar a sua forma, tendo estado próximo de baixar dos 50 segundos em Estocolmo (50.07). As excelentes indicações que deu nos 200 metros dos Nacionais Norte-Americanas, onde foi segunda, permitem-lhe chegar aqui com otimismo.

Um elenco muito semelhante ao de Oslo volta a encontrar-se em Paris!

Mas ambas terão que enfrentar Shakima Wimbley! Wimbley correu rápido, muito rápido, nos Nacionais Norte-Americanos, para levar o título dos 400 metros em 49.52, igualando a melhor marca mundial do ano na distância! O mais impressionante ainda é que foi a primeira vez que a atleta baixou dos 50 segundos (!), ela que tinha sido Prata nos Mundiais Indoor de Birmingham. E quem aí foi Ouro, Courtney Okolo, também estará por Paris, depois do quarto lugar nos Nacionais, mostrando ainda dificuldades para dar o melhor seguimento à sua extraordinária época indoor. Jessica Beard, Prata nos Nacionais norte-americanos, presente estará e por fim referir Stephenie Ann McPherson, que chega aqui dias depois de se sagrar campeã nacional jamaicana, pronta para dar luta.

800 Metros: Uma prova que cheira a final de evento global, com uma qualidade impressionante e vários focos de interesse. Primeiro, perceber onde está Semenya hoje depois de há um mês atrás ter ficado na casa do 1:55, bem próximo do seu recorde pessoal.

A impressionante prova de Caster Semenya em Eugene

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea em maus lençóis: equipa acusada de 74 violações de regras da Premier League

O Chelsea foi acusado de 74 violações pela Premier League. Os crimes foram cometidos entre 2009 e 2022, ainda na era Roman Abramovich.

Jeremiah St. Juste tem apenas uma solução para o seu futuro

Jeremiah St. Juste foi integrado na equipa B do Sporting. O defesa central vai continuar a trabalhar arduamente até janeiro.

Benfica: justificada venda de Dodi Lukebakio pelo Sevilha por 20 milhões de euros

Dodi Lukebakio trocou o Sevilha pelo Benfica no último dia do mercado de transferências por 20 milhões de euros.

Vitória SC define novo capitão depois de razia de jogadores no mercado

O Vitória SC definiu que Samu Silva é o novo capitão de equipa, ocupando um lugar que pertencia a Tomás Handel, que rumou ao Estrela Vermelha.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristóvão Carvalho revela que quer Jurgen Klopp como o seu treinador: «Ele chegou a dizer que o Benfica é um grande clube»

Cristóvão Carvalho revelou que pretende contratar Jurgen Klopp para o Benfica, caso seja eleito. O candidato às eleições assumiu que não conta com Bruno Lage.

Folha limpa para Portugal rumo ao Mundial 2026 | Dois jogos, duas vitórias 

Portugal começou da melhor maneira a fase de qualificação para o Mundial de 2026, a realizar no próximo Verão.

West Ham oficializa contratação de Lukasz Fabianski após o guarda-redes ter deixado o clube há cerca de três meses

Lukasz Fabianski está de volta ao West Ham. O guarda-redes polaco de 40 anos vai voltar a integrar os trabalhos do clube londrino.