Paris recebe a Diamond League. E promete!

- Advertisement -

Enfrentará as ameaças habituais de Francine Niyonsaba e Margaret Wambui, mas com uns condimentos extra. Para começar, Habitam Alemu. A etíope, de apenas 20 anos, anda a mostrar ser capaz de se bater com as maiores e mostra consistência abaixo dos 2 minutos. O mesmo acontece com as norte-americanas Charlene Lipsey e, sobretudo, Ajee Wilson, dias depois de se sagrar campeã nacional. E há ainda Sifan Hassan. A holandesa irá realizar a sua primeira prova do ano em 800 metros e existe alguma curiosidade em perceber como a mesma se apresentará e se esta será uma das apostas nos Europeus de Berlim. Uma curiosidade acerca desta prova: à excepção de uma atleta (Claudia Saunders), todas as outras 11 atletas já correram na sua carreira abaixo de 1:59!

Triplo Salto: Todas as atletas em prova já saltaram acima dos 14 metros ao ar livre nesta temporada e isso diz bem da qualidade do elenco de 11 atletas que está previsto competir. A favorita deverá ser Caterine Ibarguen, aquela a quem já podemos chamar uma lenda do Triplo e que virá a Paris para alcançar mais uma vitória. Até se pensou que se poderia ver aqui um duelo com Yulimar Rojas, mas a venezuelana voltou a adiar a sua estreia na temporada 2018 da Diamond League. Ainda assim, Ibarguen não terá vida fácil. Terá pela frente a líder do ranking mundial (14.84) e recordista nacional norte-americana, Tori Franklin, e as duas jamaicanas que têm estado em grande plano, Kimberly Williams e Shanieka Ricketts. Outro nome em grande destaque e que já alcançou um recorde pessoal de 14.59 esta temporada é o da brasileira Nubia Soares. Por Paris estará também a espanhola Ana Peleteiro, que tem realizado uma temporada 2018 de altíssimo nível, com bons resultados a um nível consistente e, por fim, referir a presença de dois nomes grandes, que ainda não mostraram toda a sua qualidade em 2018 mas que podem aparecer a qualquer momento: Olga Rypakova e Hanna Minenko.

Salto em Altura: Mariya Lasitskene tem 44 vitórias consecutivas no momento. Leram bem, não há qualquer falha. Em condições normais, seria mais uma prova apenas para Lasitskene e a expectativa seria apenas onde ela iria parar. Mas aqui hoje terá pela frente algo novo. A estrela das provas combinadas, Nafi Thiam, até chegou a liderar o ranking mundial há algumas semanas, quando conseguiu o seu melhor pessoal na Altura, ao saltar 2.01 metros.

Será Nafi Thiam capaz de bater Lasitskene?
Fonte: IAAF

As duas irão enfrentar-se pela primeira vez nesta temporada aqui em Paris, num encontro que tem suscitado alguma expectativa. Também competirá Mirela Demireva, a Prata do Rio, que bateu um recorde pessoal em Estocolmo, passando pela primeira vez a fasquia dos 2 metros. As 11 atletas confirmadas já passaram, pelo menos, a 1.90 metros nesta temporada. Um dado que reflete bem a qualidade do elenco escolhido.

A etapa de Paris da Diamond League terá transmissão em directo para Portugal a partir das 19 horas de Sábado com transmissão em directo na SportTv 3, com os comentários habituais do António Fernandes.

Foto de Capa: Tampere 2018

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim considerado um erro por vários nomes da hierarquia do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United já em 2026. Hierarquia do clube considera a contratação do técnico um erro.

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

PUB

Mais Artigos Populares

Lanús vence Flamengo e ganha vantagem na final da Supertaça Sul-Americana

O Lanús está em vantagem na Supertaça Sul-Americana. Na primeira mão da final, vitória dos argentinos sobre o Flamengo por 1-0.

Orkun Kokçu ainda nem é jogador do Besiktas em definitivo e já recebe propostas de transferência de 30 milhões de euros

Orkun Kokçu é alvo do Zenit, mas o Besiktas mete entraves à saída. Clube turco já recusou proposta de 30 milhões de euros dos russos.

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.