logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

Fernanda Ribeiro

Sonho do Olimpo #5: Fernanda Ribeiro deu-nos uma alegria tremenda em Atlanta

POLÉMICA, POLÉMICA…E NOVAMENTE OS E.U.A 

Numa edição especial e muito polémica, por assinalar os 100 anos desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, disputados em 1896 na cidade grega de Atenas, o mais lógico seria assumir que esta edição especial e festiva se realizasse na capital da Grécia.

Haviam, ainda assim, outras possibilidades bem cotadas para ganhar a corrida pelo direito de organizar, e foi das votações mais renhidas de sempre, com seis candidatos à partida para a votação (Belgrado, na Jugoslávia, pois a votação foi efetuada antes da dissolução do território balcânico, Manchester, no Reino Unido, Melbourne, na Austrália, Toronto, Canadá, Atenas e Atlanta).

Na primeira e segunda rondas de votação, onde se procedeu à eliminação de Belgrado e Manchester, a cidade grega parecia confirmar o “favoritismo” atribuído por alguns analistas, mas nas rondas seguintes emergia um candidato bastante improvável à partida, mas que conseguiu reunir os votos suficientes para ganhar a eleição, sobretudo após a queda de Toronto e Melbourne.

Lembram-se de eu ter dito que esta edição foi muito polémica?

Logo após esta escolha, o Comité Olímpico  Internacional e os  responsáveis da organização grega trocaram duras acusações, o COI duvidando da capacidade da Grécia presentemente ou futuramente organizar um evento com a magnitude de uns Jogos Olímpicos e os gregos a defender que os valores que regem o movimento olímpico haviam sido trocados por dinheiro, visto que esta cidade Norte-Americana alberga, entre outros, a sede mundial da Coca-Cola, principal patrocinador do evento.

Nunca se saberá ao certo qual a razão concreta que levou à escolha desta cidade como sede, mas o certo é que Atenas foi escolhida para sedear a edição de 2004 dos Jogos, há quem diga que reconhecendo o erro, uma vez que a organização de 1996 foi muito pouco consensual, para não dizer pior.

Estes Jogos também ficaram marcados por um atentado terrorista na zona junto à Aldeia Olímpica, resultando em duas mortes e 112 feridos, no ataque mais grave desde os incidentes gravíssimos em 1972, durante a Olimpíada de Munique.

No meio de tanta polémica, o mais importante realçar é que seria a terceira ocasião em que os EUA iriam organizar os Jogos, depois das edições de 1932 e 1984, em Los Angeles. Seria, inclusive, também o regresso do maior evento desportivo do mundo às Terras de Tio Sam, 12 anos depois.

Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA