Uma manhã de luxo para a história

- Advertisement -

A manhã dos portugueses ficou marcada por 3 qualificações para finais e marcas de elevadíssimo nível, mas não foi só a isso que o dia se resumiu! 

Primeiro foi Liliana Cá que lançou o Disco a 58.37 metros no segundo lançamento, ainda aguardou pelos resultados do segundo grupo, mas já se sabia que a marca obtida muito dificilmente não chegaria para a presença na final. Chegou e foi mesmo a oitava melhor atleta da qualificação, a primeira entre as que não conseguiram a qualificação direta. Como já mencionámos no nosso guia de antevisão, a época de Liliana Cá tem sido verdadeiramente impressionante, especialmente se tivermos em conta que a atleta passou por um período de mais de quatro anos sem competir oficialmente, reaparecendo já depois do nascimento dos seus filhos.

Um ano de regresso marcante para Liliana Cá
Fonte: FPA

Depois de ter alcançado a medalha de Prata nos Jogos do Mediterrâneo em Tarragona e de antes, no princípio do ano, ter batido o seu recorde pessoal, a atleta chega à sua primeira final de uma grande competição internacional como sénior, depois de ter sido medalhada de Prata nos Europeus Juniores de Kaunas, em 2005. No final, Liliana admitiu que não foi o seu melhor lançamento, mas que foi o suficiente para garantir um lugar na final e aí irá lutar com todas as suas forças para alcançar o melhor lugar possível, entrando com calma e corrigindo alguns erros identificados. 

Também no Disco, no segundo grupo, tínhamos a participação de Irina Rodrigues. Também ela uma atleta experiente, mas a quem faltava uma final deste nível. Irina tinha feito um primeiro ensaio de 55.15 metros, tendo sempre melhorado ao longo do concurso para um segundo lançamento de 56.38 metros e um grande terceiro lançamento de 59.22 metros, acima da marca de qualificação direta, assegurando um lugar na final. A marca de Irina foi a 4ª melhor da qualificação e permite à atleta estar numa final sénior internacional, depois de algumas tentativas frustradas pelos mais variados motivos, incluindo azares como o do Rio, quando partiu um pé num treino antes dos Jogos Olímpicos, quando já se encontrava na cidade brasileira. Em declarações ao nosso jornal no final, Irina confessou que há muito que lutava pela presença numa final deste nível, mas que no final da prova sentiu que todo o esforço e sacrifícios tinham valido a pena, agradecendo em especial ao seu técnico Júlio Cirino e ao psicólogo João Lameiras. 

Irina Rodrigues consegue chegar ao ponto alto da sua carreira até ao momento!
Fonte: FPA

Desta forma, pela primeira vez na história, Portugal coloca duas atletas na final do Lançamento do Disco! Este é um facto importante para o crescimento dos Lançamentos no nosso país, como Irina Rodrigues também viria a afirmar no final, visivelmente entusiasmada com a qualidade atualmente existente em Portugal. 

Mas a manhã de luxo portuguesa não se ficou pelo Disco. No Salto em Comprimento, Evelise Veiga mostrou, mais uma vez, o melhor de si e igualou o seu recorde pessoal e recorde nacional sub-23, com um salto de 6.61 metros (-0.2) logo na primeira tentativa. Depois, teve que aguardar os tempos das restantes atletas, uma vez que a marca ficava ligeiramente abaixo da qualificação direta (6.67). Sofreu muito numa qualificação de elevado nível – para se ter uma ideia, nos Europeus de Amesterdão 6.46 chegou para um apuramento para a final e nos Jogos do Rio 6.53 foi suficiente! – mas conseguiu ter o 12.º melhor registo e apurar-se mesmo para a final de sábado. Na verdade, foi apenas a segunda vez em toda a história de Europeus que todas as atletas passaram os 6.60 metros, sendo assim a segunda qualificação mais “cara” da história dos campeonatos! 

Evelise no final afirmou que sabia que seria preciso um grande salto para a qualificação, sabendo que a marca de qualificação direta era acima do seu recorde pessoal, mas que felizmente tal não foi necessário. Na final irá lutar por um novo recorde pessoal, a melhor classificação possível e desfrutar do momento, que é o coroar de uma época de luxo. 

Começando pela manhã e terminando ao final do dia, Lecabela Quaresma iniciou e completou o primeiro dia da sua participação no Heptatlo. Começou o evento com a participação nos 100 metros barreiras, com um tempo de 14.19 (0.0), possivelmente afetada pela sua falsa partida inicial. Ainda assim, cresceu no Salto em Altura, onde conseguiu passar a fasquia a 1.79 metros (somando mais 966 pontos). No período da tarde, lançou a 13.64 metros no Peso e correu os 200 metros em 25.61 segundos. Neste momento tem 3520 pontos, estando a passar a 223 pontos do recorde pessoal, mas ainda com boas possibilidades de fazer o seu melhor desta temporada. Lá na frente prevê-se uma luta até ao final entre a belga Nafi Thiam e a britânica Katarina Johnson-Thompson. 

Pela tarde foi a vez de Cátia Azevedo estar presente nas meias-finais dos 400 metros, onde fez os primeiros 300 metros de elevadíssimo nível, mas teve uma quebra nos 100 metros finais, terminando com o tempo de 52.23 segundos na oitava posição de uma série rapidíssima que apurou as duas atletas repescadas por tempos. As meias-finais, no geral, tiveram um nível elevado (com a última qualificada a fazê-lo em 51.50) e a atleta viria a reconhecer isso mesmo, referindo também ter sentido uma quebra de energia nos últimos 100 metros decorrente de uma alteração fisiológica inesperada. 

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Giorgi Kochorashvili não foi convocado para o Arouca x Sporting: eis a razão

Giorgi Kochorashvili não foi convocado para o Arouca x Sporting por opção de Rui Borges. O médio georgiano tem vindo a perder espaço no plantel dos leões.

SAD do Benfica confirma negociações para os direitos televisivos das próximas duas épocas

A SAD do Benfica confirmou que está em negociações com a Nos para fechar os direitos televisivos para as épocas 2026/27 e 2027/28.

FC Porto x Gil Vicente na Primeira Liga: Eis os onzes prováveis

O FC Porto recebe o Gil Vicente no Estádio do Dragão, em jogo da 19.ª jornada da Primeira Liga. Eis os onzes prováveis para o encontro.

UFC 324: À segunda é de vez?

O UFC 324 já faz parte da história, e fica marcado como o primeiro da era Paramount+, embora não tenha sido uma estreia muito convincente.

PUB

Mais Artigos Populares

Entre a solidez portista e o sonho ousado do Gil Vicente | FC Porto x Gil Vicente

O FC Porto prepara-se para mais um duelo em casa com o objectivo claro de impor a sua lei no Dragão, recuperar confiança exibicional e continuar na perseguição firme ao tão desejado título nacional.

Treinador do Groningen e o alegado interesse do Benfica em Stije Resink: «No geral, acho que ele está a lidar com isso perfeitamente»

O treinador do Groningen abordou o alegado interesse do Benfica em Stije Resink. O médio neerlandês saiu lesionado do encontro frente ao Fortuna Sittard.

José Mourinho elogia jogador do Benfica: «Tem um motor de alta cavalagem»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Técnico das águias marcou presença na conferência de imprensa.