📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Acabaram os postes?

- Advertisement -

Marcar de gancho?

Fonte: NBA
Fonte: NBA

Hoje é impossível ver algum jovem a treinar ganchos (skyhooks). Durante muito tempo, foi considerado o melhor para os jogadores interiores já que é quase impossível de ser desarmado.

Falar do gancho, um lançamento que implica equilíbrio, coordenação, técnica e tempo para aprender, é falar de Kareem Abdul Jabar. Mas porque quase desapareceu este lançamento?

Muitos argumentam que é um lançamento lento e desajustado aos tempos actuais. Provavelmente é verdade, mas o seu equivalente, o floater, está agora muito em voga nos jogadores exteriores.

Se treinassem muito e bem os fundamentos (trabalho de pés), os postes, depois de se sentirem confortáveis com o jump hook ou o sky hook, podiam facilmente fazer a transferência para outros lançamentos mais actuais. Na dúvida, tomam opções: treinar duas horas de ganchos ou treinar os movimentos de tiros e penetrações exterior? Ou ir para o ginásio fazer pesos? Claramente estão mais orientados para o jogo do perímetro o que não lhes deixa tempo para os ganchos (softer skill).

Basta estar atento aos Campos de “Aperfeiçoamento”, que um pouco por todo o país se vão realizando para ver que poucos jogadores têm alguma habilidade na posição de poste, que colocam sistematicamente a bola no chão, falham lançamentos, executam mal e fazem passos sem que ninguém os  corrija.

Ninguém aprende a jogar se treinar desta forma.

Recordo uma passagem de um livro do Prof. J. Araujo a propósito do tema:

“Os jogadores ditos “altos” tinham de ser especialistas no “gancho”, uma execução técnica especificamente dirigida aos jogadores que actuavam nas áreas próximas do cesto. Como era possível , um verdadeiro especialista como eu  não conseguir aplicar tal saber durante os jogos. Não era o mesmo ter aprendido e repetido até à exaustão ume execução técnica , sem oposição de qualquer espécie e, em seguida pretender repeti-la em circunstâncias totalmente diferentes. Faltava a situação real de jogo. Treinar como se joga”.

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo médio do Atlético Madrid critica atitude de Vinícius Júnior no Real Madrid x Barcelona: «Inaceitável e egocêntrica»

Gabi analisou a reação de Vinícius Júnior à substituição feita por Xabi Alonso durante a segunda parte do clássico entre Real Madrid e Barcelona.

Uma noite cheia de emoção na NHL

Nesta passada terça-feira, a NHL regressou ao seu anual...

Emerson Palmieri recorda expulsão frente ao Sporting: «Interpretei mal a situação»

Emerson Palmieri lamentou a expulsão no Sporting x Marselha. O encontro da Champions League terminou com a vitória dos leões por 2-1.

Boavista desiste da I Divisão da AF Porto após falta de comparência a 5 jogos

O Boavista decidiu desistir da Primeira Divisão da AF Porto, depois de somar cinco faltas de comparência ao longo da presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Renan Lodi oferecido ao Benfica para reforçar o lado esquerdo da defesa a custo zero

Renan Lodi foi colocado na rota do Benfica. Defesa lateral está sem clube e foi oferecido ao emblema encarnado.

Sporting detalha todas as transferências de 2025: da venda de Viktor Gyokeres à possível contratação mais cara da história

O Sporting revelou os detalhes das transferências dos dois mercados de 2025. Luis Suárez pode tornar-se a contratação mais cara dos leões.

Rui Miguel revela jogador mais difícil que enfrentou no futebol nacional: «Podia dizer-te o Aimar, Hulk ou James Rodríguez, mas…»

Em entrevista ao Bola na Rede, Rui Miguel fez um balanço da sua carreira profissional, abordando o percurso no futebol nacional e internacional.