Académica AAC 77-68 CAB Madeira: CAB foi amigo da Briosa

A CRÓNICA: LÁ VAI UM, LÁ VÃO DOIS… TRÊS JOGOS A GANHAR

Podíamos estar a falar das pombinhas da Catrina, mas é a Académica quem está a voar na Liga Portuguesa de Basquetebol. A equipa de Coimbra arrecadou a terceira vitória consecutiva frente ao CAB Madeira e parece ter-se encontrado consistentemente com os bons resultados.

Num fim de semana de jornada dupla, o Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia recebeu um duelo entre duas equipas envolvidas na mesma luta, o que se notou na intensidade imposta por ambas. De um lado, com duas vitórias consecutivas e a viver o melhor momento da temporada, a Académica, do outro, a tentar reerguer-se do desaire frente ao Imortal, o CAB Madeira.

O primeiro quarto teve sinal mais do CAB. Um ataque agressivo e uma defesa que apanhou a Académica desprevenida foram os fatores que levaram a este bom início. Ivo Rego, técnico da casa, parou o jogo cedo para travar o ímpeto dos visitantes. E assim foi, a Académica melhorou, mas foi o CAB a sair na frente do primeiro período com uma vantagem de 22-21.

Relvão, vindo do banco, e McCoy foram os responsáveis pelo melhor rendimento da Académica no segundo quarto. O primeiro trouxe maior domínio nas zonas interiores e o segundo assumiu as despesas ofensivas da equipa. No entanto, os triplos de Kolstad mantiveram o jogo favorável aos madeirenses. O resultado ao intervalo era de 41-34 para os visitantes.

Para quem queria recuperar de um resultado negativo, a Académica cometeu muitos turnovers no início do segundo tempo. Depois, apareceu Diogo Gameiro de mão quente e a pautar com elegância o jogo da equipa orientada por João Paulo Silva. Num período de altos e baixos, os insulares pareciam ter tudo para fechar o jogo, mas não foi assim. A Académica subiu a defesa para campo todo e conseguiu vários roubos que deram pontos fáceis. Ainda assim, continuava o CAB na frente por 59-55.

A decisão do vencedor ficou assim guardada para o fim. A Académica deu continuidade ao seu bom momento e o CAB perdeu-se no jogo. Completamente galvanizados, os estudantes empenharam-se como nunca na partida e levaram de vencida o seu adversário. A equipa da Madeira teve o jogo na mão, mas deixou-o fugir. O resultado final foi 77-68.

A Académica permanece na senda dos bons resultados e marca posição frente a um adversário direto na luta pelos playoffs. No entanto, não é tempo para descansar. A Académica tem encontro marcado, no domingo, no Algarve (e não é para férias), onde vai jogar frente ao Imortal. O CAB tem que se despachar a fazer as malas e regressar à Madeira, onde, no mesmo dia, vai defrontar o Vitória SC.

 

A FIGURA

Robert McCoy – Os 31 pontos que marcou valeram-lhe o título de melhor marcador do jogo. Foi o mais regular em toda a partida. Mesmo quando a Briosa esteve mal, foi ele a dar o sinal mais e contribuiu muito para a vitória final. Muito eficiente nos triplos (quatro concretizados em cinco tentados) e muito atlético para ajustar os seus tiros perto do cesto quando tinha jogadores mais altos à sua frente. Excelente exibição.

O FORA DE JOGO

Ashford Golden Demasiada desinspiração. Incapaz de desequilibrar através do tiro exterior, não encontrou outra arma para ser influente. Na defesa, ficou constantemente preso nos bloqueios dos adversários e foi demasiado soft.

 

ANÁLISE TÁTICA – ACADÉMICA AAC

Correr, correr, correr. Foi muito por aí que passou o plano de jogo da Briosa. Dois motivos para isso: não deixar a defesa zona do CAB ser montada e dificultar a vida na recuperação defensiva aos jogadores mais pesados e mais lentos do CAB, nomeadamente os lituanos Grabauskas e Gydra. Para atacar essa mesma zona, a equipa tentou promover passes rápidos pelos seus jogadores para tentar desmontar a estratégia do adversário.

No seu meio-campo, os estudantes ressentiram-se da ausência de Josh McNair e passaram mal na defesa do jogo interior. Para tentar contrariar as adversidades, o treinador da Académica também experimentou a defesa zona 2/3. Ainda assim, foi mesmo com a defesa a campo inteiro que foi buscar o jogo.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Malcolm Richardson (5)

Ashford Golden (4)

Robert McCoy (8)

Krassimir Pereira (5)

Bakary Konate (5)

SUBS UTILIZADOS

Paulo Caldeira (6)

André Mendes (6)

Nuno Brito (-)

Daniel Relvão (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – CAB MADEIRA

O CAB iniciou o jogo a tentar surpreender com uma defesa zona 2/3 que sortiu efeitos logo à partida, obrigando a Académica a adaptar-se. Em alguns momentos, também defendeu a campo inteiro e fez uso da defesa homem a homem, o que revela a panóplia de soluções da equipa para tentar parar o ataque adversário.

No ataque, os centímetros a mais que a equipa tem relativamente ao adversário foram bem explorados em alguns momentos. O CAB carregou dentro e levou vantagem nas áreas próximas do cesto. Foi uma paciente e conseguiu encontrar bons lançamentos para os seus jogadores. No final, a equipa pode ter-se ressentido do banco pouco profundo.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Gameiro (8)

Mikkel Kolstad (7)

Davon Clare (6)

Arvydas Gydra (5)

Robertas Grabauskas (6)

SUBS UTILIZADOS

AJ Cheeseman (5)

Rui Nery (4)

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.