Análise à Final 4 da Taça de Portugal | Basquetebol

modalidades cabeçalho

O FC Porto sagrou-se vencedor da Taça de Portugal 2023/2024. A conquista dos dragões interrompe um ciclo de três anos sem títulos, desde a Taça da Liga 2020/2021.

Os portistas sucederam ao rival SL Benfica. Trata-se do primeiro título de Fernando Sá, enquanto treinador principal dos azuis e brancos.

Para além da equipa azul e branca, SL Benfica, CD Póvoa e Imortal disputaram a Final Four da competição disputada em Viana do Castelo.

O Bola na Rede faz uma abordagem dos três jogos da fase final da Prova Rainha do Basquetebol.

SL Benfica x CD Póvoa

O início da partida foi equilibrado com o primeiro período a fechar com a vantagem encarnada a ser só de um ponto (29-28).

No entanto, o segundo período acabou por estabelecer uma diferença maior de 15 pontos e manteve a vantagem até ao final. Houve ainda uma reação povoeira final, mas o máximo que conseguiram foi ficarem uma distância de seis pontos que acabou por alargar no final (103-86).

Aaron Broussard destacou-se com 36 pontos marcados e cinco roubos de bola. Já do lado do Póvoa, Clyde Trapp foi o jogador mais influente, com 25 pontos apontados e cinco das seis tentativas de triplos concretizados.

Imortal x FC Porto

Numa primeira parte, muito ineficaz ofensivamente de ambas as equipas, especialmente do lado Dragões. Os azuis e brancos desperdiçaram uma vantagem de dez pontos (20-10) do primeiro período e foi a perder para o intervalo (36-37), perante o Imortal bem organizado defensivamente.

Os algarvios acabaram por não resistir no terceiro período, fruto da melhor qualidade individual dos Dragões, sem que houvesse uma grande qualidade de jogo coletivo.

A equipa treinada por Fernando Sá conseguiu por fim uma vantagem final confortável de 20 pontos (85-65).

O base portista Charlon Kloof acabou por se destacar com 23 pontos, com destaque nos lançamentos livres e nas situações de dois pontos, porém o melhor marcador da partida foi um jogador do Imortal. Jake Tubbergen fez 29 pontos, com maior preponderância nos lançamentos livres e ressaltos, tanto ofensivos como defensivos.

SL Benfica x FC Porto

Frente ao anterior vencedor do troféu, o Porto entrou melhor e conseguiu uma distância de 16 pontos no primeiro período (27-11). Existiu muita passividade do ataque encarnado perante a agressividade dos dragões.

No entanto, a formação treinada por Norberto Alves acordou para a vida e aproveitou para se aproximar dos azuis e brancos, nos dois períodos seguintes. Os dragões mostraram a mostrar irregularidade exibicional, tal como na meia final, com o terceiro período a terminar com um parcial de 13-25, a favor das águias, e apenas dois pontos de vantagem no jogo.

Nos últimos dez minutos, a dinâmica ofensiva encarnada abrandou e a defesa portista estabilizou no garrafão. Assim, os dragões acabaram ainda por aproveitar a magra vantagem trazida para o último período e levou o caneco para o Porto (81-78)

fTrey Drechsel, das águias, fez 29 pontos e tornou-se o melhor marcador da final, com mais de 50% dos triplos convertidos. Anthony Barber, do lado dos dragões, fez 26 pontos e foi, no jogo decisivo, o melhor concretizador do vencedor da Taça, com 100% de eficácia nos lançamentos livres.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.