Análise à Final 4 da Taça de Portugal | Basquetebol

    modalidades cabeçalho

    O FC Porto sagrou-se vencedor da Taça de Portugal 2023/2024. A conquista dos dragões interrompe um ciclo de três anos sem títulos, desde a Taça da Liga 2020/2021.

    Os portistas sucederam ao rival SL Benfica. Trata-se do primeiro título de Fernando Sá, enquanto treinador principal dos azuis e brancos.

    Para além da equipa azul e branca, SL Benfica, CD Póvoa e Imortal disputaram a Final Four da competição disputada em Viana do Castelo.

    O Bola na Rede faz uma abordagem dos três jogos da fase final da Prova Rainha do Basquetebol.

    SL Benfica x CD Póvoa

    O início da partida foi equilibrado com o primeiro período a fechar com a vantagem encarnada a ser só de um ponto (29-28).

    No entanto, o segundo período acabou por estabelecer uma diferença maior de 15 pontos e manteve a vantagem até ao final. Houve ainda uma reação povoeira final, mas o máximo que conseguiram foi ficarem uma distância de seis pontos que acabou por alargar no final (103-86).

    Aaron Broussard destacou-se com 36 pontos marcados e cinco roubos de bola. Já do lado do Póvoa, Clyde Trapp foi o jogador mais influente, com 25 pontos apontados e cinco das seis tentativas de triplos concretizados.

    Imortal x FC Porto

    Numa primeira parte, muito ineficaz ofensivamente de ambas as equipas, especialmente do lado Dragões. Os azuis e brancos desperdiçaram uma vantagem de dez pontos (20-10) do primeiro período e foi a perder para o intervalo (36-37), perante o Imortal bem organizado defensivamente.

    Os algarvios acabaram por não resistir no terceiro período, fruto da melhor qualidade individual dos Dragões, sem que houvesse uma grande qualidade de jogo coletivo.

    A equipa treinada por Fernando Sá conseguiu por fim uma vantagem final confortável de 20 pontos (85-65).

    O base portista Charlon Kloof acabou por se destacar com 23 pontos, com destaque nos lançamentos livres e nas situações de dois pontos, porém o melhor marcador da partida foi um jogador do Imortal. Jake Tubbergen fez 29 pontos, com maior preponderância nos lançamentos livres e ressaltos, tanto ofensivos como defensivos.

    SL Benfica x FC Porto

    Frente ao anterior vencedor do troféu, o Porto entrou melhor e conseguiu uma distância de 16 pontos no primeiro período (27-11). Existiu muita passividade do ataque encarnado perante a agressividade dos dragões.

    No entanto, a formação treinada por Norberto Alves acordou para a vida e aproveitou para se aproximar dos azuis e brancos, nos dois períodos seguintes. Os dragões mostraram a mostrar irregularidade exibicional, tal como na meia final, com o terceiro período a terminar com um parcial de 13-25, a favor das águias, e apenas dois pontos de vantagem no jogo.

    Nos últimos dez minutos, a dinâmica ofensiva encarnada abrandou e a defesa portista estabilizou no garrafão. Assim, os dragões acabaram ainda por aproveitar a magra vantagem trazida para o último período e levou o caneco para o Porto (81-78)

    fTrey Drechsel, das águias, fez 29 pontos e tornou-se o melhor marcador da final, com mais de 50% dos triplos convertidos. Anthony Barber, do lado dos dragões, fez 26 pontos e foi, no jogo decisivo, o melhor concretizador do vencedor da Taça, com 100% de eficácia nos lançamentos livres.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Lei do Mercado #75 – O mercado da Arábia Saudita c/Central do Arabão

    LEI DO MERCADO, AS ÚLTIMAS DOS RUMORES E MOVIMENTAÇÕES! As...

    João Félix pode perder vaga no Barcelona para atleta cedido pelo clube

    João Félix encontra-se emprestado pelo Atlético de Madrid ao...

    Thomas Tuchel garante que jogador vai marcar ao Real Madrid esta terça-feira

    Thomas Tuchel afirmou na antevisão do encontro entre Bayern...
    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.