SL Benfica 75-87 Sporting CP: Liderança leonina reforçada

A CRÓNICA: DÉRBI ETERNO PENDEU PARA O SPORTING CP

De volta ao Pavilhão Fidelidade, o SL Benfica recebeu o Sporting CP para mais um duelo a contar para o campeonato nacional de basquetebol. O dérbi eterno voltou a realizar-se e com duas equipas na quadra com vontade de arrecadar a vitória naquela que era a 23ª jornada da Liga.

Foram os leões a entrar melhor na partida, com uma elevada percentagem de acerto nos lançamentos e com um ritmo muito maior contrastando com as águias. Este início de jogo ficou marcado por bastantes faltas parte a parte e com vários lançamentos falhados, principalmente da parte do SL Benfica. No final, foi um lançamento exterior de Shakir Smith que aumentou a vantagem do Sporting CP para sete pontos, colocando o resultado num 21-14.

No segundo quarto, o SL Benfica continuou a fazer aquilo que demonstrou nos primeiros dez minutos: aproveitar erros dos leões. Um segundo período marcado por jogadas rápidas de ambas as equipas, o que, consequentemente, demonstrou alguma ineficácia por parte dos momentos defensivos de ambas as equipas. No último ataque antes de recolher aos balneários, Rafael Lisboa acabou por tentar imitar Smith e também tentou fechar o período com chave de ouro. O tiro da linha de três pontos do jogador das águias igualaria o marcador, mas quando soou a buzina a bola ainda não tinha saído das mãos de Rafael Lisboa. Ao intervalo, vencia o Sporting CP por 37-34.

De volta ao encontro, viu-se o SL Benfica na frente do marcador pela primeira vez desde o apito inicial, mas os leões rapidamente deram a volta. Com uma pressão bastante alta sobre Arnette Hallman, para este não conseguir concretizar lançamentos, o Sporting CP entrou aguerrido no terceiro período. Com bastante fluidez nos momentos ofensivos, a equipa de Luís Magalhães levou uma vantagem de três pontos para o último quarto.

Nos dez minutos finais, as águias transpareceram um jogo muito mais temporizado e previsível, o que facilitou a vida ao Sporting CP, mesmo acabando por concretizar. Do lado contrário, os leões continuavam a apostar nos ataques rápidos e em transições ofensivas “à velocidade da luz”. Quem salvava o SL Benfica e o estava a meter na luta pelo resultado era Cameron Jackson, que estava a fazer um jogo exemplar.

Os encarnados acabaram por empatar a três minutos do final, mas o Sporting CP não olhou a meios e ligou o turbo em direção à vitória. Com um parcial de 14-2 até ao final, os leões levaram a vitória de rajada, ao derrotar as águias por 75-87.

 

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva/Bola Na Rede

Micah Downs – Foi fundamental no dérbi frente à sua antiga equipa. Micah Downs, a par de Travante Williams, foi dos mais influentes no jogo dos leões, mostrando uma capacidade ofensiva tremenda.

O FORA DE JOGO

Fonte: Carlos Silva/Bola Na Rede

Nic Moore – O jogador do SL Benfica mostrou-se totalmente à parte do jogo. Não mostrou qualquer tipo de influência positiva no jogo das águias, tendo passado praticamente despercebido no encontro.

 

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

Depois de entrar na quadra com o melhor cinco inicial disponível, a equipa de Carlos Lisboa aproveitou os erros do Sporting CP, tanto a nível ofensivo como defensivo, para elevar o seu jogo. A diferença de aturas entre jogadores potenciou o número de ressaltos das águias e a defesa cerrada homem a homem facilitou mais a tarefa. A nível ofensivo, a alternância entre o tiro exterior e as jogadas interiores foi fundamental na construção de jogo e de resultado.

CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES

Quincy Miller (6)

Eric Coleman (5)

João “Betinho” Gomes (7)

Bryce Alford (6)

Rafael Lisboa (5)

SUBS UTILIZADOS

Fábio Lima (6)

Nic Moore (4)

Tomás Barroso (6)

Arnette Hallman (7)

Cameron Jackson (8)

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Existem sempre dois fatores fundamentais no jogo do Sporting CP: Travante Williams e bloqueios. O primeiro dispensa qualquer tipo de apresentações, dada a sua qualidade ofensiva. Os leões recorriam bastantes vezes aos bloqueios diretos, abrindo espaço suficiente para um atirador “tentar a sorte” ou, a partir daí, construir outro tipo de jogada. A nível defensivo, recorriam a uma marcação individual sobre os jogadores do SL Benfica.

CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES

Travante Williams (8)

John Fields (7)

Diogo Ventura (7)

Micah Downs (8)

James Ellisor (7)

SUBS UTILIZADOS

Shakir Smith (6)

João Fernandes (5)

Claúdio Fonseca (5)

Pedro Catarino (6)

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola Na Rede

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.

Alexandre Lacazette deixa o Lyon e ruma ao Neom da Arábia Saudita

Alexandre Lacazette é mais um nome a rumar à Arábia Saudita. Avançado deixa o Lyon e reforça o Neom, clube recém-promovido.

Flamengo vê fugir destaque do Mundial de Clubes 2025 para a Rússia por 25 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Gerson para o Zenit. O emblema russo acionou a cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.