Um olhar profundo sobre os clubes promovidos à Liga 1 de Basquetebol

SANGALHOS DC

Fonte: Sangalhos DC

Decorria a longínqua época de 1995/96 quando o Sangalhos esteve presente pela última vez na primeira divisão. Vinte e seis anos depois, a equipa da freguesia de Sangalhos, no município de Anadia, volta ao escalão principal depois de ficar em primeiro lugar na temporada regular. Os planos no início da época estavam longe da promoção, mas com o tempo tornou-se numa hipótese possível. O presidente do Sangalhos, Jorge Anjos admitiu ao Bola na Rede que a promoção foi “inesperada, porque fizemos passo a passo, e o intuito era fazer um bom campeonato na Proliga. Mas as coisas foram-se proporcionando e conseguimos”. Na presente temporada o objetivo passa por fazer o melhor campeonato possível, para o clube se manter na liga e não considerar a descida.

Foi em 1940 que o clube foi fundado, mas começou a ser mais famoso pelo ciclismo, chegando a ter atletas conhecidos. Mas já desde esse momento, o basquetebol existia na freguesia, apesar de não ter muito reconhecimento. Ao longo do tempo, o ciclismo no clube começou a cair e o basquetebol acabou por ser a modalidade principal. O clube já venceu alguns títulos a nível nacional na formação e na equipa sénior.

A equipa do município de Anadia aposta muito nos seus jovens, tendo atualmente onze jogadores na equipa sénior que passaram pela formação do clube. O Sangalhos tem dois pavilhões destinados apenas ao basquetebol e Jorge Anjos avança que “não conhece mais nenhum clube com dois pavilhões juntos só para o basquetebol”. O clube vai apostar numa equipa sub-23 para os atletas “jogarem a nível sénior e perceberem que têm hipótese de competir ao mais alto nível”, denota o presidente do clube. O clube aposta também na equipa feminina, e procura ter uma equipa sénior, que o presidente admite ser uma das lacunas do clube. O caminho passa por cativar as atletas a fidelizar-se e continuar ligadas ao clube.

Leonardo Pereira
Leonardo Pereirahttp://www.bolanarede.pt
O Leonardo é um jovem vimaranense que estuda Comunicação e Jornalismo, e que ambiciona ser jornalista, preferencialmente de desporto. Ele não consegue negar, gosta disto e é isto que quer fazer.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.