📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Basquetebol: Pagar as dívidas

- Advertisement -

Como podem os árbitros ajudar na crise…

Claro está que os juízes também podem ajudar a debelar esta crise que a todos atormenta. Se na LCB faz sentido manter as equipas de juízes completas, já a qualidade apresentada pela maioria das equipas na Proliga não justifica tanta gente na mesa. Retirar um oficial de mesa e o Comissário parece ser uma proposta razoável.

É também sabido por “todos” que na maioria dos jogos dos escalões de formação bastava um árbitro e um oficial de mesa, dado o nível básico dos mesmos. Não faz qualquer sentido, em muitos jogos de Sub 14, os clubes terem de arcar com as despesas de cinco elementos (ainda não entendi qual a utilidade do operador de 24 segundos nestes jogos…) quando bastavam dois.

Sónia Teixeira vai arbitrar a Supertaça europeia Fonte:cantinhodesportivo
Sónia Teixeira vai arbitrar a Supertaça europeia
Fonte:cantinhodesportivo

O problema da captação e posterior acompanhamento dos árbitros jovens tem de ser uma preocupação geral. O número de juízes tem variado pouco. Teve a sua maior expressão em 2008 (1368 juízes) e, na época passada, tínhamos 1130.

O facto de não receberem a tempo e horas desmobiliza muitos dos que se iniciam na actividade. Defendo faz muito tempo a figura do juiz  jovem ou do colaborador local, medida que já deveria ter sido implementada de forma a acabarem de uma vez por todas os jogos sem juízes, que em nada prestigiam a modalidade e são uma fonte de problemas nas competições jovens.

Algumas Associações já conseguiram esta colaboração, outras sei que não e que um dia destes vamos ter mais problemas com demissões no horizonte…

Foto de capa: opraticante.blogdedesporto.com

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.