Basquetebol: Pagar as dívidas

Como podem os árbitros ajudar na crise…

Claro está que os juízes também podem ajudar a debelar esta crise que a todos atormenta. Se na LCB faz sentido manter as equipas de juízes completas, já a qualidade apresentada pela maioria das equipas na Proliga não justifica tanta gente na mesa. Retirar um oficial de mesa e o Comissário parece ser uma proposta razoável.

É também sabido por “todos” que na maioria dos jogos dos escalões de formação bastava um árbitro e um oficial de mesa, dado o nível básico dos mesmos. Não faz qualquer sentido, em muitos jogos de Sub 14, os clubes terem de arcar com as despesas de cinco elementos (ainda não entendi qual a utilidade do operador de 24 segundos nestes jogos…) quando bastavam dois.

Sónia Teixeira vai arbitrar a Supertaça europeia Fonte:cantinhodesportivo
Sónia Teixeira vai arbitrar a Supertaça europeia
Fonte:cantinhodesportivo

O problema da captação e posterior acompanhamento dos árbitros jovens tem de ser uma preocupação geral. O número de juízes tem variado pouco. Teve a sua maior expressão em 2008 (1368 juízes) e, na época passada, tínhamos 1130.

O facto de não receberem a tempo e horas desmobiliza muitos dos que se iniciam na actividade. Defendo faz muito tempo a figura do juiz  jovem ou do colaborador local, medida que já deveria ter sido implementada de forma a acabarem de uma vez por todas os jogos sem juízes, que em nada prestigiam a modalidade e são uma fonte de problemas nas competições jovens.

Algumas Associações já conseguiram esta colaboração, outras sei que não e que um dia destes vamos ter mais problemas com demissões no horizonte…

Foto de capa: opraticante.blogdedesporto.com

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Decisão tomada: Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica. Ex-líder das águias prepara-se para oficializar candidatura.

Sporting já partiu para estágio em Penafiel: Eis o plano

O Sporting vai realizar um estágio de pré-temporada em Penafiel. Leoas já partiram e cumprem estágio até 8 de agosto.

Atenção, Ruben Amorim: Newcastle aumenta oferta por Benjamin Sesko

O Newcastle e o Manchester United lutam pela contratação de Benjamin Sesko. Magpies apresentam oferta melhorada ao Leipzig.

Gonçalo Guedes e a mudança para a Real Sociedad: «Espero voltar ao meu nível o mais rapidamente possível»

Gonçalo Guedes deixou o Wolverhampton para reforçar a Real Sociedad. Avançado português reage à mudança de clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ferdinand levanta dúvidas sobre contratação de Viktor Gyokeres no Arsenal

Viktor Gyokeres trocou o Sporting pelo Arsenal neste mercado de verão. Rio Ferdinand falou sobre a contratação do avançado.

Champions League: Benfica já sabe quando enfrentará Feyenoord ou Fenerbahçe caso elimine Nice

O Benfica vai enfrentar o Feyenoord ou o Fenerbahçe, se eliminar o Nice. Conhecem-se agora as datas do playoff da Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim recusa (para já) avançado da Juventus

O Manchester United não quis avançar nas negociações de Dusan Vlahovic. Avançado da Juventus oferecido aos Red Devils.