Basquetebol: Pagar as dívidas

Como podem os árbitros ajudar na crise…

Claro está que os juízes também podem ajudar a debelar esta crise que a todos atormenta. Se na LCB faz sentido manter as equipas de juízes completas, já a qualidade apresentada pela maioria das equipas na Proliga não justifica tanta gente na mesa. Retirar um oficial de mesa e o Comissário parece ser uma proposta razoável.

É também sabido por “todos” que na maioria dos jogos dos escalões de formação bastava um árbitro e um oficial de mesa, dado o nível básico dos mesmos. Não faz qualquer sentido, em muitos jogos de Sub 14, os clubes terem de arcar com as despesas de cinco elementos (ainda não entendi qual a utilidade do operador de 24 segundos nestes jogos…) quando bastavam dois.

Sónia Teixeira vai arbitrar a Supertaça europeia Fonte:cantinhodesportivo
Sónia Teixeira vai arbitrar a Supertaça europeia
Fonte:cantinhodesportivo

O problema da captação e posterior acompanhamento dos árbitros jovens tem de ser uma preocupação geral. O número de juízes tem variado pouco. Teve a sua maior expressão em 2008 (1368 juízes) e, na época passada, tínhamos 1130.

O facto de não receberem a tempo e horas desmobiliza muitos dos que se iniciam na actividade. Defendo faz muito tempo a figura do juiz  jovem ou do colaborador local, medida que já deveria ter sido implementada de forma a acabarem de uma vez por todas os jogos sem juízes, que em nada prestigiam a modalidade e são uma fonte de problemas nas competições jovens.

Algumas Associações já conseguiram esta colaboração, outras sei que não e que um dia destes vamos ter mais problemas com demissões no horizonte…

Foto de capa: opraticante.blogdedesporto.com

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Farioli: «Ontem estivemos no museu, vimos os troféus e a história do FC Porto, que passa por lutar»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Treinador do Chelsea afasta dupla que custou milhões: «Não há forma de regressarem»

Raheem Sterling e Axel Disasi, que custaram juntos cerca de 100 milhões de euros, estão definitivamente fora dos planos de Enzo Maresca no Chelsea.

Rui Vitória deixa mensagem de despedida para o Panathinaikos

Rui Vitória rescindiu recentemente contrato com o Panathinaikos e publicou um texto de despedida na sua conta pessoal do Instagram.

Trent Alexander-Arnold deve parar dois meses devido a lesão muscular

Trent Alexander-Arnold saiu lesionado do jogo contra o Marselha com uma lesão muscular que o afastará dos relvados por dois meses.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim pensa em nova posição para Lisandro Martínez

Lisandro Martinez está fora desde fevereiro após lesão no ligamento cruzado anterior e o retorno pode ser numa nova posição.

Lenda do Manchester United critica utilização de Bruno Fernandes com Ruben Amorim: «Deveria jogar como número 10»

Paul Scholes considera que Ruben Amorim tem utilizado Bruno Fernandes fora de posição e pede ao treinador que o avance no terreno.

Bruno Lage define condições de saída do Benfica: Eis o que o técnico quer

Bruno Lage foi despedido esta semana do comando técnico do Benfica. Seguem as condições que o treinador pretende.