Chegar ainda mais longe

- Advertisement -

O modelo jogo apresentado

Gestão equilibrada das jogadoras , com cinco atletas a jogarem mais de vinte minutos de média, e outras tantas a suplantarem os dez minutos. Carolina Bernardeco foi a mais utilizada contabilizando no total 193 minutos.

Equilíbrio nas acções ofensivas com preponderância na utilização final do “Pick and rol”, com boas leituras e uma preocupação evidente de utilizar o jogo interior , o que aumentou claramente o numero de soluções e permitiu muitas finalizações sem grande oposição ou ainda para atrair as ajudas. Preocupação dominante foi jogar na transição ofensiva. Com bases que soltam a bola e jogam de cabeça levantada a tarefa dos “trailers” fica facilitada e muitos pontos fáceis foram assim obtidos. No entanto nem sempre foi uma arma segura pois a equipa falhou várias situações em vantagens numéricas.

Tacticamente a equipa não teve grandes problemas no atacar ás várias defesas apresentadas. Mesmo com algumas coreografias curiosas seleccionou muitas vezes bem os lançamentos , contudo nem sempre foi constante e eficaz nos lançamentos de campo ( 33% nos Triplos e 43% nos Duplos ). Razoáveis nos lances livres ( 65%) , assim como na media de pontos marcados (66). Defensivamente a equipa foi agressiva e defendeu muitas vezes em todo o campo , com o recurso frequente à Zona Press 2.2.1. para recuperar na maioria das vezes à zona em meio campo (2.1.2.) . Faltou apenas alguma consistência e paciência para manter os equilíbrios defensivos durante os 24 seg.

 

Kostourkova é uma das esperanças do basquetebol portuguesas Fonte: FPB
Kostourkova é uma das esperanças do basquetebol portuguesas
Fonte: FPB

Carolina Gonçalves em destaque

Importante no rendimento da equipa nacional foi o contributo das atletas que actuam nos Estados Unidos : Carolina Bernardeco (Old Dominion ), Simone Costa (Independence College ), Chelsea Guimarães (Georgia Tech ) e Maria Kostourkova (Washington State ). Fisicamente estão mais fortes e com maior confiança nas suas capacidades . O futuro da modalidade passa, naturalmente, muito pela sua evolução futura.

Carolina Gonçalves
Estatística final de Carolina Gonçalves
Fonte: FIBA

Contudo a atleta da Quinta dos Lombos Carolina Gonçalves mostrou que em Portugal também é possível evoluir, desde que se jogue e treine a um nível intenso . Foi claramente a nossa jogadora mais regular e por isso não surpreende ter sido a 13ª jogadora mais eficaz da prova .

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid bate Inter Milão nos penáltis em jogo particular disputado na Líbia

O Atlético Madrid derrotou o Inter Milão nos penáltis, num encontro particular que teve lugar em Benghazi, na Líbia.

Vitória SC responde a André Villas-Boas: «Dispensamos intromissões exteriores, sobretudo com falta de conhecimento»

O Vitória SC divulgou um comunicado a responder a André Villas-Boas acerca da centralização dos direitos televisivos.

Chelsea é o mais recente tubarão europeu interessado em jovem mexicano

O Chelsea está de olho em Gilberto Mora, do Club Tijuana, que tem atraído interesse de alguns dos maiores clubes do mundo.

AS Mónaco oficializa despedimento de Adi Hutter

Adi Hutter já não é treinador do AS Mónaco. O técnico austríaco foi despedido na sequência dos recentes maus resultados da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

João Félix falha treino e é dúvida para o Portugal x Irlanda

João Félix falhou o último treino de preparação de Portugal para o jogo com a Irlanda devido a problemas físicos.

Adrien Silva anuncia fim de carreira: «O Sporting foi a minha casa»

Adrien Silva anunciou, esta sexta-feira, o fim da sua carreira profissional. O antigo médio foi campeão europeu por Portugal em 2016.

Óliver Torres revela momento com Julen Lopetegui: «Veio a chorar pedir-me desculpas»

O médio espanhol, Óliver Torres, refletiu sobre os tempos no Sevilha com Julen Lopetegui, relembrando algumas conversas e momentos.