SL Benfica 86-84 BK Opava: Até ao último segundo pela vitória europeia

    A CRÓNICA: ALTOS E BAIXOS AINDA DERAM VITÓRIA

    O SL Benfica recebeu o BK Opava em jogo a contar para a sexta jornada do grupo C da FIBA Europe Cup, mas, na verdade, em pouco contava a nível de resultados. As águias entraram na quadra já com o apuramento para a próxima fase garantido, enquanto os checos apenas “cumpririam calendário”.

    Foi demonstrada alguma apatia, no início do encontro, por parte dos encarnados, mas nada que espantasse dado o objetivo já cumprido. Com isto, os checos é que aproveitavam e saíam por cima. A defensiva e ofensiva algo letárgica dos comandados de Norberto Alves marcaram os primeiros dez minutos da partida, pois ajudaram a equipa visitante na construção de resultado, a par da alta eficácia nos lançamentos. Lia-se um 13-23 a favor do BK Opava.

    O acumular de faltas muito cedo no segundo quarto condicionou bastante o jogo dos checos, mas foi Norberto Alves a mudar o rumo do jogo. Uma mudança imposta pelo técnico aquando dos momentos defensivas, fez com que o SL Benfica fosse mais aguerrido e se soltasse mais a nível ofensivo. Com os últimos segundos a passarem num verdadeiro para e arranca, James Farr bem tentou fechar o segundo quarto com um triplo para confirmar a séria aproximação benfiquista ao resultado, mas os checos é que podiam festejar a vitória ao intervalo, por 35-38.

    O coletivo benfiquista conseguiu mesmo dar a volta. Com a percentagem de eficácia a aumentar e a formação checa a “desaparecer” um pouco do encontro, o SL Benfica foi-se superiorizando. O basquetebol espetáculo apareceu nos últimos três segundos do final do terceiro período, com um lançamento de três pontos por parte de Miroslav Kvapil e um lançamento “na passada” por parte de Diogo Gameiro. Pela primeira vez no encontro, o SL Benfica sai de um quarto a vencer e por 64-57.

    O último quarto ficou marcado pela pressão bastante alta da equipa visitante com defesa a campo inteiro, permitindo mesmo a concretização de pontos por parte dos checos. No último lance do encontro, os doze segundos destinados ao ataque do BK Opava resultaram num lançamento de três pontos falhado por parte de Radovan Kouril e o SL Benfica acabou mesmo por vencer a formação checa por 86-84.

     

    A FIGURA
    Aaron Broussard Malcolm Drumwright
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Aaron Broussard – Foi o elemento mais destacado pelo que jogou e pelo que fez jogar. Aaron Broussard foi “artilheiro” e “goleiro” nos momentos em que os encarnados mais precisaram dele, demonstrando uma enorme capacidade ofensiva e defensiva.

    Nota mais também para João “Betinho” Gomes e para Radovan Kouril, que, de longe, se sobressaiu na equipa do BK Opava.

    O FORA DE JOGO
    Pavilhão da Luz
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Início de jogo do SL Benfica – O primeiro período realizado pelo SL Benfica marcou muito daquilo que foi o desenvolvimento do encontro. A total apatia quer a nível defensivo quer ofensivo dificultou por completo a vida das águias.

     

    ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

    Norberto Alves montou uma equipa com os elementos mais fortes à sua disposição, face a algumas baixas.  Com um ataque bastante organizado, com muita rotação de bola entre jogadores, e uma defesa individual bastante cerrada, foi desta forma que o SL Benfica tentou alcançar a vitória.

    5 INICIAL E PONTUAÇÕES

    José Barbosa (6)

    Aaron Broussard (9)

    Travis Munnings (8)

    James Farr (7)

    Arnette Hallman (7)

    SUBS UTILIZADOS

    Makram Ben Rohmdhane (6)

    João “Betinho” Gomes (8)

    Diogo Gameiro (7)

    Khaliq Spicer (7)

     

    ANÁLISE TÁTICA – BK OPAVA

    Petr Czudek montou uma defesa à zona alternada com individual bastante marcada e aguerrida. A nível ofensivo, os ataques rápidos com o objetivo de descoordenar a defensiva benfiquista foram os escolhidos pelos checos.

    5 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Radim Klecka (6)

    Radovan Kouril (8)

    Mattias Markusson (7)

    Jan Svandrlik (7)

    Filip Zbranek (5) 

    SUBS UTIILIZADOS

    Juraj Páleník (7)

    Ludek Jurecka (5)

    Miroslav Kvapil (7)

    Jan Micka (7)

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Andreia Araújo
    Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
    A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.