Liga Espanhola de Basquetebol: Rumo à final!

O basquetebol espanhol voltou da melhor forma. A competição regressou no passado dia 17 de junho, e a fase de grupos já foi concluída – com várias surpresas.

A cidade de Valência acolhe este novo formato da Liga de Basquetebol, que contou, ao longo da semana, com jogos das doze equipas melhor classificadas até à data da suspensão da competição.

Do grupo A, da qual faziam parte Unicaja, Joventut, Bilbao e Tenerife, são o Barcelona e o Baskonia que seguem para as meias-finais. A equipa catalã, que alcançou o primeiro lugar com oito pontos, teve uma fase de grupos tranquila, na qual foi apenas derrotada no último encontro, frente ao Tenerife. O jogo terminou com um 86-87 no marcador.

Já a passagem do Baskonia às meias-finais não se pode considerar assim tão tranquila. A equipa só conseguiu alcançar a próxima fase devido ao confronto direto com o Unicaja, pois até a diferença entre pontos marcados e pontos concedidos das formações era a mesma. Ambas as equipas conseguiram três vitórias e duas derrotas, mas o jogo que definiu a passagem do Baskonia foi o encontro entre as duas, onde a equipa basca venceu no tempo extra por 87-86.

O grupo B foi o grupo das surpresas. O Real Madrid, que era segundo classificado da Liga, apenas com dois pontos de desvantagem em relação ao Barcelona, não se conseguiu apurar para a fase seguinte. A vitória do San Pablo Burgos no jogo contra a equipa da capital espanhola prevaleceu na decisão. Já o primeiro classificado do grupo, o Valencia, teve uma campanha tranquila, na qual venceu quatro dos cinco jogos disputados e só perdeu contra o… Real Madrid.

Uma das equipas que melhor campanha fez no campeonato até à suspensão do mesmo foi a surpresa negativa no retorno da competição. O Zaragoza só venceu um encontro, arrecadando apenas dois pontos e o último lugar da classificação do grupo.

Os jogos das meias-finais e da final serão disputados num só encontro, não existindo lugar para uma segunda mão. Nas meias-finais, o Barcelona defronta o San Pablo Burgos e o Valencia defronta o Baskonia. Os vencedores dos encontros vão disputar a final a 30 de junho, onde o vencedor será consagrado campeão da Liga.

Foto de Capa: ACB

Artigo revisto

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Kika Nazareth regressa aos treinos no Barcelona após grave lesão

Kika Nazareth já regressou aos treinos do Barcelona. Internacional portuguesa sofreu uma grave lesão no tornozelo esquerdo.

Paulinho marca de bicicleta para dar vitória ao Toluca na Leagues Cup 2025

O Toluca venceu esta madrugada o Montréal por 2-1 na jornada 2 da Leagues Cup 2025. Paulinho em destaque com golo de bicicleta.

Xavi Simons mais perto de sair do RB Leipzig: há mais um dado que aponta para a transferência

Xavi Simons quer sair do RB Leipzig e já removeu o nome da equipa alemã da sua descrição do Instagram. O médio neerlandês deve rumar ao Chelsea.

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

PUB

Mais Artigos Populares

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus querem levar mais um internacional português para o Al Nassr

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus estão a tentar convencer Bruno Fernandes a rumar ao Al Nassr neste mercado de transferências.

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.