Não se progride fazendo hoje mais fácil do que se fazia ontem

- Advertisement -

O mestre Teotónio Lima nos muitos escritos que felizmente nos deixou foi bem claro no que dizia respeito á orientação e enquadramento dos contributos que os estrangeiros podiam dar ao desporto português . Questionava mesmo sobre a forma em como podiam esses contributos acelerar e consolidar o progresso do nosso desporto:

“É facto assente que o progresso desportivo no que respeita aos atletas depende da preparação seguida e da competição com outros atletas cuja capacidade seja superior . Não se progride fazendo hoje mais fácil do que se fazia ontem É nesta medida que a competição é factor de progresso e desenvolvimento. É na competição que os atletas dão a dimensão exacta dos limites das suas capacidades e mostram o apuro da forma desportiva em que se encontram. A participação dos atletas estrangeiros nas nossa competições oficiais quando possuem categoria superior à dos atletas nacionais constitui sem dúvida um importante factor de progresso.

No basquetebol registamos inúmeros casos de atletas estrangeiros que pela sua capacidade e valia técnica muito contribuíram para o seu desenvolvimento.

Claro está que os atletas estrangeiros devem ter um nível técnico nunca inferior aos nacionais.

Quando se trata de atletas estrangeiros de bom nível , de excelente execução técnica cuja formação desportiva é garantia de bons hábitos de preparação e fruto de uma “escola” consideramos que a sua vinda é um factor de progresso já que podem servir de exemplo e de modelo para os mais novos e até para muitos consagrados.

O atleta estrangeiro não tira o lugar ao atleta nacional, antes se apresenta como modelo que se deve substituir logo que se atinge a sua valia técnica e atlética.

Que os estrangeiros devem ser bons atletas é uma exigência legitima tal como é legitima a “reserva” em relação aos que o não são”.

Teotónio Lima
Teotónio Lima

Como a maioria recorda os jogadores portugueses de qualidade jogavam sempre e um bom exemplo é mesmo o do actual Presidente da ANTB que atingiu nível de excelência em Portugal e no estrangeiro nos tempos em que não havia grandes limitações.

Creio que é tempo de os clubes se organizarem e tomarem o controle da competição profissional e não delegarem na FPB que não tem obviamente competência para tal . Não fazem também muito sentido propostas avulsas de alterações ao sabor do momento . Já tivemos o exemplo recente do “Forum” que resultou em quase nada. O basquetebol deve ser pensado a médio e longo prazo e não com propostas a uma época. É obviamente salutar discutir a modalidade ao mesmo tempo que se deve deixar governar quem ganhou as eleições…

Finalmente, mesmo sem saber se é justo ou não fazer um paralelo com a economia , no que diz respeito ao proteccionismo, estou de acordo com XI JINPING , líder da maior potência comunista do mundo, a China, que disse recentemente:

“Defender o proteccionismo é como fechar-se num quarto escuro. O vento e a chuva certamente ficarão lá fora, mas também a luz e o ar”.

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.