A evolução do jogo: Nada é como antes | NBA

A NOVA VAGA DE PIVÔS

- Advertisement -

Com as mudanças que advêm da banalização da marcação de triplos, a posição que partia em desvantagem eram os pivôs/centers. Os jogadores mais pequenos ganharam o destaque que os antepassados angariaram durante algumas décadas, com maior propensão para lançar e, por consequência, marcar mais pontos.

Nos últimos anos, voltámos a ter jogadores “grandes” a dominar. No entanto, esse domínio é diferente do que os pivôs exerciam na antiga vaga. Agora, jogadores como Nikola Jokic e Joel Embiid marcam uma tendência. São jogadores internacionais e não seguem a norma de serem apenas altos, a estrutura física também é claramente distinta de há umas décadas.

Se, há uns anos, dissessem ao Dwight Howard, por exemplo, que um jogador semelhante a ele (em termos de fisionomia) poderia ganhar o Skills Challenge, provavelmente ia se rir na nossa cara. A verdade é que, nas últimas edições, vimos exatamente a “história” a passar nos nossos olhos.

No último All Star Game, Domantas Sabonis dominou uma competição que parecia talhada para outro tipo de jogadores. Com passe, dribble e triplos no menu, os bases venceram as primeiras edições deste concurso. Entretanto, desde a vitória de Karl-Anthony Towns, em 2016, os bigs encontraram uma forma de conseguirem ser relevantes.

Agora, o feitiço pode se virar contra o feiticeiro. Depois de encontrarem uma forma de contornarem o passado, os bases podem, no futuro, voltar a ter que encontrar novas formas de dominar. Com a “banalização” dos triplo-duplos e da marcação de triplos, será que a NBA vai mudar alguma regra?

Tudo são meras especulações. Por exemplo, a liga pode ponderar uma linha de quatro pontos. Os Harlem Globetrotters e a BIG3, uma competição de 3×3 cheia de ex-jogadores da NBA, já adotaram o conceito, que parece, cada vez mais, uma realidade nada distante. Aí, as adaptações voltariam a acontecer. A evolução é inevitável e só os bons jogadores conseguem acompanhar.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogo atribulado contou com descontos megalómanos, choques de cabeça, muito VAR e uma goleada do Benfica em casa do Valadares Gaia

Não houve jogos com tantos momentos como o Valadares Gaia x Benfica. Águias venceram o duelo da Primeira Liga Feminina por 4-1.

Há novidades na equipa técnica de Nuno Espírito Santo no West Ham

O West Ham confirmou que Mark Robson, Steve Potts, Gerard Prenderville e Billy Lepine passam a integrar de forma permanente a equipa técnica principal de Nuno Espírito Santo.

Esteve perto do Chelsea no verão e vê transferência nos próximos mercados ficar mais complicada

O Chelsea não tem interesse em avançar para a contratação de Mike Maignan. Enzo Maresca e a direção confiam em Robert Sánchez para a baliza.

Gennaro Gattuso lançou jovem avançado na seleção de Itália e está deslumbrado: «Vai atrás de cada bola como se fosse a última da vida»

Gennaro Gattuso deixou rasgados elogios a Pio Esposito. O avançado italiano foi lançado na seleção pelo técnico e marcou na vitória sobre a Estónia.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os últimos pormenores e novidades sobre a lesão de Georgiy Sudakov com boas notícias para o Benfica

A lesão de Georgiy Sudakov não é tão grave como o inicialmente esperado. Médio já deve estar apto para o Newcastle x Benfica, a meio da próxima semana.

Luís Suárez titular e Richard Ríos suplente utilizado na goleada da Colômbia frente ao México (0-4)

Colômbia venceu o México por 0-4 num jogo de preparação para o Mundial 2026. Luís Suárez, avançado do Sporting, foi titular enquanto Richard Ríos, médio do Benfica, entrou nos minutos finais.

Água mole em pedra dura… | Portugal 1-0 Irlanda

Mais um jogo menos tranquilo por parte da equipa de Portugal, após a vitória ao cair do pano frente à Hungria.