A evolução do jogo: Nada é como antes | NBA

A NOVA VAGA DE PIVÔS

- Advertisement -

Com as mudanças que advêm da banalização da marcação de triplos, a posição que partia em desvantagem eram os pivôs/centers. Os jogadores mais pequenos ganharam o destaque que os antepassados angariaram durante algumas décadas, com maior propensão para lançar e, por consequência, marcar mais pontos.

Nos últimos anos, voltámos a ter jogadores “grandes” a dominar. No entanto, esse domínio é diferente do que os pivôs exerciam na antiga vaga. Agora, jogadores como Nikola Jokic e Joel Embiid marcam uma tendência. São jogadores internacionais e não seguem a norma de serem apenas altos, a estrutura física também é claramente distinta de há umas décadas.

Se, há uns anos, dissessem ao Dwight Howard, por exemplo, que um jogador semelhante a ele (em termos de fisionomia) poderia ganhar o Skills Challenge, provavelmente ia se rir na nossa cara. A verdade é que, nas últimas edições, vimos exatamente a “história” a passar nos nossos olhos.

No último All Star Game, Domantas Sabonis dominou uma competição que parecia talhada para outro tipo de jogadores. Com passe, dribble e triplos no menu, os bases venceram as primeiras edições deste concurso. Entretanto, desde a vitória de Karl-Anthony Towns, em 2016, os bigs encontraram uma forma de conseguirem ser relevantes.

Agora, o feitiço pode se virar contra o feiticeiro. Depois de encontrarem uma forma de contornarem o passado, os bases podem, no futuro, voltar a ter que encontrar novas formas de dominar. Com a “banalização” dos triplo-duplos e da marcação de triplos, será que a NBA vai mudar alguma regra?

Tudo são meras especulações. Por exemplo, a liga pode ponderar uma linha de quatro pontos. Os Harlem Globetrotters e a BIG3, uma competição de 3×3 cheia de ex-jogadores da NBA, já adotaram o conceito, que parece, cada vez mais, uma realidade nada distante. Aí, as adaptações voltariam a acontecer. A evolução é inevitável e só os bons jogadores conseguem acompanhar.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.

Arsenal e Liverpool empatam em jogo que rende dinheiro ao Sporting

O Arsenal e o Liverpool não foram além de um empate a zero durante esta quinta-feira, em jogo da 21.ª jornada da Premier League.

Rafael Leão marca nos descontos e salva o AC Milan de derrota caseira diante o Genoa: Eis os resultados do dia na Serie A

Na 18.ª jornada da Serie A, o AC Milan empatou a uma bola frente ao Genoa e o Cremonese empatou a duas bolas na receção ao Cagliari.

PUB

Mais Artigos Populares

Héctor Herrera já representou o FC Porto e está de volta a clube que bem conhece

Héctor Herrera está muito perto de ser transferido para o Houston Dynamo, depois de ter terminado contrato com o Toluca.

Kenneth Taylor é oficialmente jogador da Lazio

A Lazio oficializou, esta quinta-feira, a contratação do antigo alvo do FC Porto, Kenneth Taylor. O médio deixa o Ajax a troco de 17 milhões de euros.

Jorge Jesus fala de alvo do Benfica: «Sem dúvida é um dos jogadores estrangeiros do Al Nassr que pode ser negociado neste mercado de...

Jorge Jesus abordou o momento de Wesley, jogador que pertence aos quadros do Al Nassr. O extremo é alvo do Benfica.