Boston Celtics x Miami Heat: Butler merecia ser herói

- Advertisement -

E a final deste ano aparentava, mais uma vez, estar a escapar do seu alcance.

Uma recuperação frenética de Miami nos momentos finais colocou o que parecia uma vitória infalível dos Celtics em sérias dúvidas. Mas o histórico franchise acabaria por sobreviver à inspirição de Jimmy Butler – brilhante novamente para os Heat – que falhou o que teria sido uma cesta de 3 pontos com cerca de 17 segundos restantes.

A ideia de uma presença de Boston nas finais teria sido considerada uma proposta improvável há dois ou três meses. A primeira temporada de Ime Udoka como técnico do Celtics não foi sem grandes desafios. Boston teve um início de 2 vitórias e 5 derrotas, perdeu para Milwaukee no dia de Natal para ficar abaixo da estatística dos 50% de vitórias e ainda estava sobrecarregado com um recorde de derrotas no final de janeiro.

Ao fim de 50 jogos, os Celtics encontravam-se estagnados na marca dos 25 triunfos e 25 desaires. Nenhuma equipa teve este tipo de recorde em 50 jogos e chegou às finais da NBA desde 1981, quando os Houston Rockets começaram com um registo de 22-28 e acabaram por chegar à finalíssima, onde csucumbiram, ironicamente, perante os Boston Celtics.

Agora, os Celtics vão tentar fazer melhor que os seus antecessores da Conferência Oeste. Aquele conjunto dos Rockets chegou aos play-offs com um recorde de 40-42. Esta equipa dos Celtics, por sua vez, ganhou vida na reta final da época regular e nunca mais abrandou.

Obtiveram um recorde de 26-6 na fase derradeira da temporada regular e tiveram uma incrível capacidade de recuperarem de grandes desvantagens. Boston está, atualmente ,com um incrível registo de 13 vitórias e somente 1deslize nos últimos quatro meses.

Uma grande razão para o sucesso deste gigante outrora adormecido foi a elevação ao estrelato de Jayson Tatum. O ala de 24 anos arrecadou o primeiro Troféu Larry Bird como MVP das finais da Conferência Este, com uma média de 25.0 pontos, 8.3 ressaltos e 5.6 assistências por jogo na eliminatória.

Aliás, Tatum tornou-se no segundo jogador mais jovem da história da NBA a chegar aos 1.500 pontos nos play-offs, apenas atrás do seu ídolo, Kobe Bryant. E para ser o melhor, Jayson Tatum teve que vencer os melhores.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafa Silva já fez o 1º treino no Benfica desde que regressou: eis as imagens

Rafa Silva realizou esta sexta-feira o primeiro treino do Benfica, desde que regressou. Fica com algumas imagens.

Álvaro Arbeloa reage a frase de José Mourinho: «Quando ele fala, eu ouço e analiso»

Álvaro Arbeloa reagiu às palavras de José Mourinho sobre os treinadores sem história que assumem os melhores clubes do mundo.

Vasco Seabra comenta saída de David Simão na antevisão ao Arouca x Sporting: «Foi uma decisão nossa»

Vasco Seabra projeta o Arouca x Sporting. Lobos recebem este sábado leões para a jornada 19 da Primeira Liga.

Vasco Seabra e o Arouca x Sporting: «A expectativa é conseguir contrariar o poderio do Sporting e transformarmo-nos em protagonistas»

Vasco Seabra projeta o Arouca x Sporting. Lobos recebem este sábado leões para a jornada 19 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Marcelo Rebelo de Sousa rejeita convite da FPF para papel de consultor no Mundial 2030

A Federação Portuguesa de Futebol convidou Marcelo Rebelo de Sousa para ser consultor no Mundial 2030, mas o Presidente da República rejeitou o convite.

Maher Carrizo desperta interesse de outros clubes para além do Benfica

O jovem extremo argentino está na mira do Benfica e tem mais três clubes interessados na sua contratação, incluindo um tubarão da Premier League.

Rui Borges alerta para a hipótese de neve no Arouca x Sporting: «Não conseguimos arranjar solução para isso ainda»

Em conferência de imprensa, Rui Borges projetou o encontro entre Arouca e Sporting, relativo à 19.ª jornada da Primeira Liga.