Boston Celtics x Miami Heat: Butler merecia ser herói

E a final deste ano aparentava, mais uma vez, estar a escapar do seu alcance.

Uma recuperação frenética de Miami nos momentos finais colocou o que parecia uma vitória infalível dos Celtics em sérias dúvidas. Mas o histórico franchise acabaria por sobreviver à inspirição de Jimmy Butler – brilhante novamente para os Heat – que falhou o que teria sido uma cesta de 3 pontos com cerca de 17 segundos restantes.

A ideia de uma presença de Boston nas finais teria sido considerada uma proposta improvável há dois ou três meses. A primeira temporada de Ime Udoka como técnico do Celtics não foi sem grandes desafios. Boston teve um início de 2 vitórias e 5 derrotas, perdeu para Milwaukee no dia de Natal para ficar abaixo da estatística dos 50% de vitórias e ainda estava sobrecarregado com um recorde de derrotas no final de janeiro.

Ao fim de 50 jogos, os Celtics encontravam-se estagnados na marca dos 25 triunfos e 25 desaires. Nenhuma equipa teve este tipo de recorde em 50 jogos e chegou às finais da NBA desde 1981, quando os Houston Rockets começaram com um registo de 22-28 e acabaram por chegar à finalíssima, onde csucumbiram, ironicamente, perante os Boston Celtics.

Agora, os Celtics vão tentar fazer melhor que os seus antecessores da Conferência Oeste. Aquele conjunto dos Rockets chegou aos play-offs com um recorde de 40-42. Esta equipa dos Celtics, por sua vez, ganhou vida na reta final da época regular e nunca mais abrandou.

Obtiveram um recorde de 26-6 na fase derradeira da temporada regular e tiveram uma incrível capacidade de recuperarem de grandes desvantagens. Boston está, atualmente ,com um incrível registo de 13 vitórias e somente 1deslize nos últimos quatro meses.

Uma grande razão para o sucesso deste gigante outrora adormecido foi a elevação ao estrelato de Jayson Tatum. O ala de 24 anos arrecadou o primeiro Troféu Larry Bird como MVP das finais da Conferência Este, com uma média de 25.0 pontos, 8.3 ressaltos e 5.6 assistências por jogo na eliminatória.

Aliás, Tatum tornou-se no segundo jogador mais jovem da história da NBA a chegar aos 1.500 pontos nos play-offs, apenas atrás do seu ídolo, Kobe Bryant. E para ser o melhor, Jayson Tatum teve que vencer os melhores.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.