Deve ser do nome | Jordan Poole

O título sublinha que «deve ser do nome» (Jordan), mas este apenas serve de epíteto para dizer que Jordan Poole é, de facto, um excelente jogador de basquetebol, sendo que, para quem não conhece Poole, este nada tem haver com Michael Jordan.

Dizer que será «um novo Jordan» é exagerado, até pelas divergências em termos de características entre ambos os atletas, mas e um «novo Curry»? Não sou eu que o digo, mas sim Klay Thompson que aponta Jordan como um ‘baby Steph Curry’. Esta alcunha sim descreve um pouco melhor Poole, pelo que a sua forma de jogar está, hoje em dia, muito moldada em torno daquilo onde Stephen Curry também é bom.

Com bola dribla como poucos, quer em espaços curtos, quer na passada longa e, mais do que isso, tem um jogo de corpo tremendo que se tornou famoso no seu arsenal ofensivo. Em adição, o seu lançamento mecanizou, está mais fluído e seja a criar o seu tiro após o drible ou a procurar o lançamento sem bola – através de bloqueios e pin downs – apresenta-se como um jogador formidável.

Está super completo do ponto de vista ofensivo para um base, e ainda revela uma confiança imensurável para um jovem que está apenas a realizar a sua terceira temporada como profissional! É jogador para pegar nos holofotes e nunca para se esconder dos mesmos.

Mas mais do que falar nas suas características importa patentear a estreia brilhante que está a operar nos playoffs sendo que os números não enganam: são 22.7 pontos, 6.0 assistências e 3.3 ressaltos em seis jogos na fase decisiva da NBA, com vários recordes notórios para sublinhar.

Somou 86 pontos nos primeiros três jogos dos playoffs ficando apenas atrás de Chamberlain no ranking de Warriors com mais pontos em estreia nos playoffs. Para ter noção do impacto de Poole, Michael Jordan executou 88 pontos nos seus primeiros três jogos nos playoffs.

Em segundo lugar, Jordan Poole juntou-se a uma lista de apenas oito jogadores que fizeram pelo menos 30 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências a saltar do banco (lista que também inclui Curry) e juntou-se ainda à lista que o coloca como apenas o quinto jogador na história do franchise a realizar 30 pontos a saltar do banco.

Mas como é que Poole chegou até aqui? O sucesso foi imediato?

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.