Favoritos para vencer os prémios individuais | NBA 2023-2024

    modalidades cabeçalho

    A fase regular da NBA terminou. Depois de 82 jogos realizados por cada 30 equipas, temos agora oito equipas que vão disputar os play-in e 12 equipas que já têm assegurada a presença na fase a eliminar da competição. A época foi longa para os jogadores e equipa técnica. Por isso, caro leitor, está na hora de rever quem foram os melhores basquetebolistas de cada categoria individual de prémios da NBA e o melhor treinador.

    Na seguinte lista, estão os prémios individuais da NBA: de MVP (melhor jogador da fase regular da NBA); de ROY (melhor jogador estreante na NBA); de COY (melhor treinador da fase regular da NBA); de DPOY (melhor jogador defensivo na NBA); 6th Man Of The Year (melhor sexto homem da liga); de MIP (jogador que mais melhorou); e de Clutch (jogador com melhor clutch na NBA).

    NBA MVP – NIKOLA JOKIC (DENVER NUGGETS)

    Nikola Jokic é o nome mais forte para vencer o prémio de melhor jogador da fase regular da NBA. O basquetebolista da Sérvia continua a ser a principal figura da competição, mesmo após ter vencido anteriormente este prémio em duas ocasiões (2020-21 e 2021-22). Com o segundo lugar na Conferência do Oeste e com mais uma média fora do comum (26.4 pontos por jogo; 12.4 ressaltos por jogo; 9 assistências por jogo 1.4 roubos de bola por jogo e 0.9 bloqueios por jogo em 79 jogos), faz com que Jokic volte a ser falado como um dos principais favoritos a este prémio indiviual.

    Outros nomes possíveis: Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder) e Luka Doncic (Dallas Mavericks).

    NBA ROY – VICTOR WEMBANYAMA (SAN ANTONIO SPURS)

    Victor Wembanyama está a corresponder às expectativas. O basquetebolista francês apenas não jogou uma partida dos 82 jogos e foi o melhor jogador estreante da NBA e um dos melhores defensores da liga: 21.4 pontos por jogo; 10.6 ressaltos de bola por jogo; 3.9 assistências por jogo; 3.6 bloqueios por jogo (líder da liga) e 1.2 roubo de bola por jogo. Wembanyama veio para deixar uma marca na NBA.

    Outros nomes possíveis: Chet Holmgren (Oklahoma City Thunder) e Jaime Jaquez Jr. (Miami Heat).

    NBA COY – MARK DAIGNEAULT (OKLAHOMA CITY THUNDER)

    Mark Daigneault, dos Oklahoma City Thunder, está a mostrar serviço. É o treinador principal dos OKC Thunder desde novembro de 2020 e levou, esta época, a equipa à fase a eliminar pela primeira vez desde que assumiu o cargo. O primeiro lugar na Conferência Oeste mostra que Mark Daigneault soube planear a época e gerir o balneário, visto que os OKC Thunder não eram os favoritos para ficarem no topo da fase regular da Conferência Oeste. Um prémio que merece ser dado ao treinador dos OKC Thunder.

    Outros nomes possíveis: Joe Mazzulla (Boston Celtics) e Jamahl Mosley (Orlando Magic).

    NBA DPOY – RUDY GOBERT (MINNESOTA TIMBERWOLVES)

    Rudy Gobert mostra que, afinal, não era um jogador do sistema dos Utah Jazz. Depois de ter vencido este prémio em três ocasiões diferentes (2017-18; 2018-19; e 2020-21), o agora jogador dos Minnesota Timberwolves foi fundamental no papel defensivo de uma equipa que terminou na terceira posição da Conferência Oeste.

    Gobert foi o terceiro melhor basquetebolista a bloquear um bola por jogo (2.1 bloqueios por jogo); o segundor melhor basquetebolista a obter um ressalto de bola por jogo (11.8 ressaltos por jogo); o quatro melhor basquetebolista a obter um ressalto ofensivo de bola por jogo (3.8 ressaltos por jogo); e a melhor classificação da liga, ou seja, a estimativa de pontos que deixa em cada 100 posses (104.5 pontos).

    Outros nomes possíveis: Victor Wembanyama (San Antonio Spurs) e Bam Adebayo (Miami Heat).

    NBA 6TH MAN OF THE YEAR – MALIK MONK (SACRAMENTO KINGS)

    Malink Monk poderá vencer este prémio pela primeira vez na carreira. O jogador dos Sacramento Kings foi uma peça crucial para a equipa se ter qualificado para o play-in. Dos 72 jogos que realizou, nenhum foi como titular. Em média, Monk teve 15.4 pontos por jogo; 5.1 ressaltos de bola por jogo e 2.9 ressaltos de bola por jogo. Depois de ter ficado no cinco inicial da equipa de sexto homem da época passada, Monk poderá ser o vencedor do prémio desta época.

    Outros nomes possíveis: Naz Reid (Minnesota Timberwolves) e Norman Powell (Los Angeles Clippers).

    NBA MIP – COBY WHITE (CHICAGO BULLS)

    Coby White, dos Chicago Bulls, é o nome mais forte para vencer este troféu. Depois de uma temporada aquém das expectativas na época passada, onde foi titular em apenas duas ocasiões, Coby White foi um dos melhores jogadores dos Bulls nesta época: 19.1 pontos por jogo; 5.1 assistências por jogo; 4.5 ressaltos de bola por jogo e apenas 2.1 turnovers (perdas de bola). Uma época que merece ser reconhecida com o prémio de jogador que mais melhorou.

    Outros nomes possíveis: Jalen Williams (Oklahoma City Thunder) e Alperen Sengun (Houston Rockets).

    NBA CLUTCH POY –  SHAI GILGEOUS-ALEXANDER (OKLAHOMA CITY THUNDER)

    Shai Gilgeous-Alexander poderá ter um prémio de consolação. Apesar de ser um dos nomes mais referenciados para o prémio de MVP da NBA, o jogador do Canadá deverá ficar atrás de Nikola Jokic. No entanto, poderá vencer o prémio de jogador mais clutch do ano, por ter sido decisivo nos momentos cruciais de vários jogos – terminou a fase regular com uma percentagem superior aos 50% no clutch.

    Outros nomes possíveis: Stephen Curry (Golden State Warriors) e DeMar DeRozan (Chicago Bulls).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Manuel Ugarte pode receber proposta de empréstimo de gigante europeu

    Manuel Ugarte representa atualmente o PSG. A Juventus está...

    Borussia Dortmund interessado em defesa que joga na AS Roma

    O Borussia Dortmund está interessado numa possível contratação de...

    Pablo Sarabia pode trocar Premier League pela Turquia

    O Besiktas está interessado numa possível contratação de Pablo...

    Manchester United insiste em destaque do Bayer Leverkusen

    O Manchester United está muito interessado em garantir a...
    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.