📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Kawhi Leonard | O Silent Killer que lidera os Clippers ao 1.º lugar no Oeste

- Advertisement -

Kawhi Leonard, o extremo de 29 anos que atua pelos Los Angeles Clippers, está a solidificar o seu estatuto de super-estrela. Para já, está a levar uma temporada com calibre de MVP (melhor jogador da temporada regular na NBA).

Com os Clippers em primeiro lugar, Kawhi Leonard leva, individualmente, uma média de 26 pontos por jogo, juntamente com cinco ressaltos e ainda cinco assistências, tudo isto enquanto têm uma eficácia de 50.8% de lançamentos de campo, 41% da linha de três pontos e ainda 91.8% da linha de lance livre. Os fantásticos números do extremo têm uma tradução no que é o jogo coletivo da equipa da cidade dos Anjos. Até ao momento, os Clippers encontram-se no primeiro posto da Conferência Oeste, com um recorde de 16 vitórias e cinco derrotas, sendo que ganharam nove dos últimos 10 encontros.

Isto apenas porque os Clippers se encontraram desfalcados na semana de 25 de Janeiro a 31, uma vez que, devido a contactos próximos com indivíduos com COVID-19, tanto Kawhi Leonard, como o seu braço direito em Paul George, ficara impossibilitados de jogar três jogos, dos quais os Clippers inevitavelmente perderam um.

Grande parte do sucesso desta equipa dos Clippers deve-se também a Paul George e a sua Revenge Campaign (a sua forma de responder a todos os críticos à sua fraca “performance” dentro da bolha de Orlando e mais precisamente nos Playoffs). Paul George parece ter encontrado uma cápsula do tempo, pois tem incluído exibições com a eficácia e a explosividade a que nos tinha habituado aos tempos em que ainda atuava pelos Indiana Pacers. O extremo de 30 anos conta com médias de 23 pontos por jogo, seis ressaltos e ainda cinco assistências. A tudo isto somando, também, a eficácia de 50.2% de lançamentos de campo, com 45.4% da linha de 3 pontos e ainda 91.3% de lançamento da linha de lance livre.

Então, o que há se semelhante entre estes dois astros dos Clippers que têm conduzido à formula de sucesso neste mês de Janeiro? Para além de ambos contarem com pouco mais de um roubo de bola por jogo, sendo conhecidos pela sua defesa aguerrida, ambos têm eficácias históricas. Paul George e Kawhi Leonard encontram-se, os dois, a fazer parte do “50-40-90 club”, um feito que poucos jogadores na história conseguiram. Esta estatística significa ter uma eficácia global de lançamentos de campo de pelo menos 50%, ter pelo menos uma eficácia de 40% a lançar da linha de três pontos e lançar ainda 90% de lances livres.

Para se ter uma noção desta estatística “informal” a que ambos pertencem, os poucos nomes da história que conseguiram fazer algo assim durante uma época inteira foram Larry Bird (2x), Reggie Miller, Steve Nash (4x), Kevin Durant e Stephen Curry, entre outros jogadores que conseguiram chegar a estes números.

Isto para notar que, apesar do jogo ofensivo enquanto equipa começar a fluir, isto, em grande parte, se deve ao facto de ambas as estrelas estarem em boas fases ofensivas da sua carreira e a chave irá sempre passar por Paul George conseguir manter sustentável esta sua forma de jogar.

Nos 17 jogos com Kawhi Leonard, os Clippers têm um recorde de 14-3, sendo as três derrotas por 10 pontos ou menos. Será esta a temporada em que vemos Kawhi Leonard a liderar uma equipa individualmente do começo ao fim da época? É esta a temporada em que Kawhi é um sólido candidato a MVP? As características da temporada, com equipas a parar uma semana devido a contactos COVID-19 e, com jogadores a terem jogos mais espaçados na semana, poderá ser a benesse que Kawhi precisava para manter uma maior consistência no número de jogos jogados ao longo da época.

Relembro o leitor que a última vez que Kawhi jogou mais de 70 partidas, teve médias de 26 pontos por jogo, seis ressaltos, quatro assistências e ainda dois roubos de bola por jogo, tudo isto enquanto liderava os San Antonio Spurs a um recorde de 61 vitórias e 21 derrotas, apenas atrás dos Golden State Warriors de Stephen Curry e Kevin Durant.

Kawhi Leonard e os Los Angeles Clippers têm algo a provar nesta temporada, depois do fim desapontante da época anterior. Esta época, contam com pouca margem para erros e com poucos dias tirados para descansar, e quiserem fazer frente à outra equipa da cidade dos Anjos liderada pelo melhor jogador da atualidade, os Lakers. Se os Clippers “jogarem bem” as suas cartas, esta poderá ser das melhores temporadas dos últimos tempos na corrida para o trono da Conferência Oeste.

Foto de capa: LA Clippers

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.