O impacto de Neemias Queta: Uma análise da temporada até agora | NBA

    modalidades cabeçalho

    No verão passado, Neemias Queta trocou a Califórnia pela cidade de Boston, onde representa, atualmente, os Celtics. Na altura, a Europa era também uma forte opção. Porém, eu sempre defendi a sua continuidade na NBA. No entanto, por ser um contrato two-way, houve quem defendesse que o melhor seria regressar para os palcos europeus.

    Neemias começou logo por criar muita agitação na pré-temporada. Em três jogos, o atleta luso fez uma média de 12 minutos, dez pontos e cinco ressaltos. Isto com 86,6% FG.  Números bastante promissores. Infelizmente, sofreu uma lesão na fase inicial da regular season e apenas regressou ao ativo no mês de novembro.

    Até então, Queta já participou em 19 partidas. Está a apenas um jogo para igualar o total de jogos realizados nos dois anos em que esteve em Sacramento. Neste momento, conta com médias de cinco pontos, quatro ressaltos e 12 minutos por jogo. A sua melhor fase decorreu no mês dezembro, mais especificamente entre o dia 16 de dezembro e o dia 1 de janeiro, época em que os Celtics encontravam-se desfalcados devido a lesões. Nessa altura, Neemias foi opção em nove jogos seguidos, somando uma média de 16 minutos por jogo. Destes nove jogos, seis deles foram com pelo menos 15 minutos e três deles chegaram à marca dos 20 minutos.

    Entrando em estatísticas redondas, Neemias anotou o seu primeiro duplo-duplo da carreira no dia 20 de dezembro, na derrota frente aos Warriors, onde registou dez pontos e dez ressaltos. Três dias depois, em Los Angeles, o poste português apontou os seus melhores números da carreira, frente aos Clippers: foram 14 pontos e 12 ressaltos, com 57 FG% e 75 FT%.

    Em janeiro, o seu tempo de jogo tem sido mais reduzido. Ainda assim, nos últimos cinco jogos dos Celtics, Neemias Queta participou em quatro. Destaque para a derrota frente aos Clippers, onde fez oito pontos e cinco ressaltos, registando 100 FG% em 12 minutos jogados.

    É importante perceber que Neemias será a quarta escolha para a posição de poste até ao final da época. O atleta internacional por Portugal conta já com alguns jogos muito devido às lesões de Kornet e às gestões físicas de Al Horford e Porzingis. No entanto, isso não significa que a equipa técnica não tenha confiança nele. Ao contrário do que acontecia nos Kings, os treinadores dos Celtics têm demonstrado coerência naquilo que pretendem e esperam do Neemias. Uma das provas disso são as contantes declarações positivas por parte de membros da equipa sobre o poste português:

    Jayson Tatum, extremo da equipa, a 27 de novembro: “Foi grande para nós hoje. A energia que trouxe do banco. Dou muito crédito a esses rapazes por se manterem prontos. Eles trabalham muito. É complicado não saber se vamos jogar, mas ele ajudou-nos a ganhar o jogo”.

    Al Horford, poste da equipa, a 28 de dezembro: “Tem sido ótimo ver. É surpreendente a rapidez com que está a aprender, como está a captar tudo e o impacto. Traz muita energia e é encorajador. É o tipo de jogador que continua a trabalhar e o mais importante para ele é continuar a estar pronto, porque nunca sabemos quando é que vai ser chamado e ter mais minutos. Está a fazer um bom trabalho. Tanto quanto posso tenho falado com ele, em termos ofensivos e defensivos. Quero apoiá-lo”.

    Brad Stevens, treinador adjunto, a 5 de janeiro: “O Neemias é muito trabalhador, tem jogado muito bem pelos Celtics. Tínhamos previsto, e dissemos-lhe isso quando o contratámos, que ele ia estar mais em Boston do que no Maine”.

    Joe Mazzulla, treinador principal, a 18 de janeiro: “Gosto de quando ele mostra ser um jogador físico e da presença que tem em campo. É um daqueles miúdos que não sabe o quão bom pode vir a ser. Mas está a começar a perceber isso, com a presença dele somos uma equipa diferente. Mudou o jogo na 1.ª parte”.

    Todo este feedback positivo transporta-me para o pensamento de imaginar como será o seu futuro nos Celtics. Neste momento, Neemias apenas pode ser convocado para 50 jogos, uma vez que tem um contrato tow-way. Até ao momento, já foi convocado para 34 dos 47 jogos realizados pelos Celtics. Faltam exatamente 35 jogos para o final da regular season, dos quais Queta apenas pode estar convocado para 16.

    Analisando a situação, acho espectável que o Neemias possa ver o seu contacto convertido a standard. Pelas boas amostras que já deu e pela confiança que depositam nele. Porém, a equipa de Boston tem apenas mais uma vaga para um contrato de standard na equipa, o que dificulta esta decisão. Por isso, será preciso esperar até ao final da trade deadline para podermos ter alguma novidade. Caso o seu contrato não seja convertido, Neemias apenas poderá ser convocado mais 16 vezes e não poderá estar presente nos playoffs.

    Queta foi recentemente convidado para o podcast oficial dos Celtics. Questionado sobre ser o primeiro português a chegar à NBA, o poste referiu: “Significa muito para mim devido à responsabilidade. Estou a representar muita gente. Sinto que estou apenas a tentar dar o meu melhor para poder deixá-los orgulhosos”.

    Relativamente aos bons desempenhos individuais, Neemias partilhou: “Tem vindo naturalmente. Tenho vindo a trabalhar com consistência há muito tempo para poder ganhar minutos. Mas ao mesmo tempo é sobre tentar ajudar a equipa a ganhar. Eu não penso nos números, apenas tento fazer o meu papel”.

    Queta confessou, ainda, a sua satisfação para com os fãs de Boston: “Os fãs são amáveis aqui. Qualquer sítio onde eu vá sinto-me reconhecido e as pessoas mostram-me muito amor. Sou muito feliz por jogar pelos Celtics com este tipo de fãs”.

    Fico feliz em ver o Neemias a ser verdadeiramente valorizado numa equipa da NBA. 133 dias depois de ter assinado com os Celtics, o poste luso tem vindo a provar que tomou a decisão certa em continuar a lutar pelo “sonho americano”.

    Continuo a ter o sonho de o ver a jogar com um base que crie muito mais para ele. No escuro da noite imagino o que seria o Neemias a receber passes de Luka Doncic, Haliburton, Trae Young ou até Lamelo Ball. Infelizmente, em Boston o jogo abunda na bola e três pontos e as estrelas são mais conhecidas por serem pontuadores e não passadores. Mas, no final do dia, são tudo rotinas que se vão criando.

    Posso avaliar esta primeira metade de época positiva e até, de certa maneira, espectável. Para quem acompanha o Neemias, sabe que ele iria agarrar a oportunidade quando a mesma surgisse. É e mesmo isso que tem feito. Oriundo do Vale da Amoreira, o camisola 88 continua a orgulhar a bandeira portuguesa pelo mundo fora. Deste lado, continuarei à espera de abafos e afundanços, principalmente se forem na cara do Victor Wembanyama.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Dougie Freedman deixa o cargo de diretor desportivo do Crystal Palace e vai rumar à Arábia Saudita

    Dougie Freedman, deixa o Crystal Palace para agarrar novas oportunidades no exterior. Enquanto jogador teve também uma grande ligação com o clube.

    Leandro Barreiro convocado pelo Luxemburgo para os jogos frente de março frente à Suécia e Suíça

    Leandro Barreiro convocado para compromissos frente à Suécia de Gyökeres e Samuel Dahl e a Suiça de Amdouni

    Guiné-Bissau anuncia convocados de março e Tamble Monteiro e Vando Félix são novidades

    Luís Boa-Morte anunciou os convocados da Guiné-Bissau para os jogos de qualificação para o Mundial 2026. Tamble Monteiro e Vando Félix são novidades na equipa dos djurtus.

    Boston Celtics vencem na receção aos Brooklyn Nets com contribuição de Neemias Queta

    Os Boston Celtics voltaram a vencer na NBA. A equipa norte-americana bateu os Brooklyn Nets e Neemias Queta voltou a ser utilizado.

    Paulo Sousa vence rival e está mais perto da final da Taça da Liga dos Emirados

    O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa venceu fora de casa o rival Al Sharjah por 3-1 na primeira mão das meias finais da Taça da Liga dos Emirados.
    Tiago Figueiredo Rosário
    Tiago Figueiredo Rosário
    Tiago Rosário é licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Atualmente é, ainda, aluno na Pós-graduação em Jornalismo Desportivo, também na ESCS. Foi no Jornalismo que encontrou o espaço para se manter ligado a algo que o apaixona tanto: o desporto. No Bola na Rede, Tiago tem a liberdade e o à vontade para escrever/falar sobre qualquer tema de qualquer desporto.