Olheiro BnR: Deni Avdija, a esperança israelita

COMO JOGA DENI AVDIJA?

Com 2,06 metros, Deni Avdija assume-se como uma das maiores armas ofensivas da classe que entra este ano na NBA. O small forward é um verdadeiro “faz tudo”, pontua, cria muitas jogadas e também tem potencial para se tornar um bom defesa. Os Wizards são uma equipa em reconstrução, mas espera-se que, ao lado de Rui Hachimura, formem uma dupla no frontcourt que promete dar que falar.

Além dos jogadores mais novos, a equipa de Washington promete dar a Avdija alguns bons exemplos veteranos. Russell Westbrook chegou recentemente à capital, mas foi Bradley Beal o “apanhado” a dar conselhos ao jovem israelita. Todos estes pequenos momentos podem dar outro alento para garantir que a mudança de realidade não é um passo gigante.

Voltanto aos atributos basquetebolíticos, Deni apresenta muitas jogadas de ataque ao cesto. Em Israel, era recorrente o uso do jogo de pés para fazer frente a defesas mais baixos e, no final, terminava com um afundanço ou layup. A superioridade e a explosão tornaram-se mais evidentes ao longo do tempo.

Apesar disso, a constituição física ainda deixa a desejar. Com apenas 19 anos, é normal o jogador chegar com menos envergadura, como foi o caso de Giannis Antetokounmpo. Para fazer frente aos defesas da NBA, é preciso trabalhar nesse aspecto, porque já na Liga Israelita demonstrava dificuldades em alguns duelos 1×1.

A lançar menos de 35% de três pontos, essa é uma das grandes lacunas de Deni. Caso consiga ser mais consistente no lançamento exterior, pode se tornar um caso sério. A dificuldade de converter triplos e a falta de um pack mais alargado de dribles são problemas que podem ser resolvidos com mais treino e experiência.

Os primeiros encontros de pré-época deixaram água na boca, mas não se pode exigir tudo a Deni, pelo menos para já. A mudança de realidade e de cultura podem perturbar no início do sonho, mas acredito que, em breve, vai ser um dos maiores talentos não-americanos (ou até no geral) da NBA. O tempo, neste caso, é mesmo ouro.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.