Portugal – e a Europa – deve aprender com os EUA

O Desporto deve ser uma festa dentro e fora do campo e em mais nenhum lugar do mundo se leva isto tão à letra como nos Estados Unidos da América.

O Super Bowl é o expoente máximo disto, onde o jogo até quase que fica em segundo plano, algo com o qual não concordo.

Não sou o melhor conhecedor de Futebol Americano, muito longe disso e, como tal, vou falar mais sobre a NBA, que conheço melhor.

As pessoas vão aos jogos para ver as estrelas, mas também por tudo o que acontece nos tempos mortos, que são tudo menos mortos.

Acontece um pouco de tudo num desconto de tempo ou no intervalo. Temos as famosas cheerleaders, mas também concursos, ofertas, as famosas câmaras de beijos, danças ou outros. Tudo acontece para tornar as pessoas parte do evento e para que estas queiram voltar.

https://www.youtube.com/watch?v=MwgCx1JrK3M

‘Dance Cam’ num jogo dos Detroit Pistons, equipa da NBA

No caso português, pouco ou nada acontece. Num desconto de tempo, mete-se música e fica feito. No intervalo, por vezes, o speaker diz outros resultados do clube e pronto. Nos pavilhões mais pequenos, também por falta de condições para isso, muitas vezes nada acontece. Isto falando das modalidades ditas amadoras.

O Marketing desportivo é uma área que cada vez me interessa mais e que tenho estudado mais. E, como consumidor de desporto, também sei o que o adepto quer.

Chegar a um estádio/pavilhão, sentar, ver o jogo e sair será cada vez mais um desuso. Existe muita coisa a acontecer cá fora para as pessoas gastarem o seu tempo desta forma.

Mas se as pessoas souberem que podem voltar para casa com uma t-shirt oferecida – sejamos sinceros, por algo grátis fazemos quase tudo -, que podem participar no espetáculo, ainda que com coisas pequenas, é um incentivo extra para se deslocarem ao recinto desportivo.

Nos Estados Unidos já perceberam isso. Por cá, focando-me em Portugal, ainda estamos muito atrasados. Urge mudar, ou as assistências desportivas podem ficar para trás.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: NBA

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chucho Ramírez perspetiva duelo frente ao Sporting: «Tenho a ilusão que é possível travar o Sporting»

No final do jogo entre Rio Ave e Nacional da Madeira da 2ª. jornada da Primeira Liga, Chucho Ramírez projetou o duelo frente ao Sporting.

Ex-Benfica e Sporting apresentado no Apollon do Chipre

Lazar Markovic foi apresentado como reforço do Apollon. O avançado sérvio já vestiu as cores de Benfica e Sporting.

Santa Clara apresenta proposta por Franco Cervi

Franco Cervi recebeu uma proposta do Santa Clara. O avançado argentino cumpre o último ano de contrato com o Celta de Vigo.

Edson Álvarez foi oferecido ao FC Porto neste mercado de verão

Edson Álvarez foi oferecido ao FC Porto neste mercado de transferências, mas o médio mexicano deverá rumar ao Fenerbahçe de José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Deniz Gul na mira do Besiktas

O Besiktas está a seguir com atenção Deniz Gul. O avançado sueco ainda somou qualquer minuto em jogo oficial pelo FC Porto em 2025/26.

Luís Filipe Vieira: O Demagogo e Falso Messias

Ao longo da entrevista, Luís Filipe Vieira esquivou-se as perguntas, como, por exemplo, qual o projeto que tem para o clube.

Bournemouth paga 29 milhões de euros e garante avançado do Bayer Leverkusen

O Bournemouth fechou a contratação de Amine Adli. O avançado marroquino vai custar 29 milhões de euros aos cofres dos cherries.