SITE TEMPORÁRIO

25 de Janeiro, 2022

SA Spurs

SA Spurs | Já não são os Spurs que conhecemos

Uma das equipas mais lendárias da NBA. Os San Antonio Spurs são uma das franquias que mais dominou nos últimos anos, muito graças a um senhor treinador: Gregg Popovich. Os SA Spurs é uma equipa que muitos gostariam de pertencer há uns anos, porém não é esse o caso ultimamente.

As melhores épocas dos SA Spurs aconteceram a partir de 1999, ano em que conquistaram o primeiro campeonato. A partir daí, venceram mais quatro campeonatos – 2003, 2005, 2007 e 2014. Até à época 2019-20, os Spurs eram a equipa da NBA com maior percentagem de jogos vencidos e tiveram 18 épocas consecutivas com pelo menos 50 vitórias na época regular (1999-2000 – 2016-17).

Os jogadores mais importantes da história dos SA Spurs foram David Robinson, Tim Duncan, Manu Ginobili e Tony Parker. David Robinson foi a primeira escolha do Draft de 1987, venceu dois campeonatos, foi o MVP da época 1995 e foi 10 vezes All-Star.

Tim Duncan venceu cinco campeonatos, três vezes MVP das Finais, duas vezes MVP da época regular e 15 vezes All-Star. Manu Ginobili venceu quatro campeonatos e duas vezes All-Star. Tony Parker venceu quatro campeonatos, seis vezes All-Star e foi o MVP das Finais de 2007.

Tudo isto, com Gregg Popovich no comando, o treinador há mais tempo no ativo no mesmo clube nos Estados Unidos da América.

Onde anda os tempos de ouro do SA Spurs?

Nas últimas épocas, os SA Spurs têm sofrido bastante. Depois de 22 épocas consecutivas nos playoffs, já não vão à fase mais adiantada da NBA desde 2018-10. Gregg Popovich e companhia têm apostado em jogadores jovens, uma das especialidades de Pop: apostar em jogadores jovens. Porém, apesar de ser preciso jogadores jovens, os Spurs perderam Kawhi Leonard, um dos melhores jogadores da equipa nos últimos anos, durante a época 2019-20 e dois jogadores na época de transferências na última época.

DeMar DeRozan e Patty Mills foram os dois jogadores que saíram e que desempenhavam papéis importantes na equipa. O primeiro foi para os Chicago Bulls e está a ser uma das peças fundamentais de uma das melhores equipas da NBA. Já o australiano foi para os Brooklyn Nets e está sendo um jogador crucial vindo do banco.

Neste momento, os SA Spurs estão no 13.º lugar na Conferência Este, com quatro vitórias em 14 jogos e são a terceira equipa com o pior recorde na NBA. Até ao momento está a ser (mais) uma época para esquecer.

Dejounte Murray está a ter a melhor da carreira, até ao momento, com uma média de 18.9 pontos por jogo, 8.1 ressaltos por jogo e 8.1 assistências por jogo. Keldon Johnson é outro jogador que está a ter mais destaque na nova época. O norte-americano foi um dos jogadores que conquistou os Jogos Olímpicos de Verão. Até ao momento, Johnson está a ter uma média de 15.6 pontos por jogo, 6.4 ressaltos por jogo e 2.1 assistências por jogo. São os dois principais jogadores dos “novos” SA Spurs.

Apesar de uma tremenda revolução na equipa, a reforma do treinador está cada vez mais próxima. Ainda não se sabe quem será o sucessor, mas a treinadora-adjunta, Becky Hammon, é o principal nome de todos referenciados nos últimos anos. Se isso acontecer, será a primeira treinadora principal efetiva na NBA.

Os SA Spurs, possivelmente, não vão voltar a ser o que eram, mas espera-se que sejam uma das equipas a ter em conta daqui a algumas épocas. Com ou sem Pop, os Spurs vão ser uma das equipas mais respeitadas na NBA.

Foto de Capa: SA Spurs