Top 5 “E se?” da NBA: Trocas no Draft

    5.

    Fonte: Golden State Warriors

    Steph Curry para os Timberwolves – Stephen Curry transformou o basquetebol como o conhecemos. A sua capacidade de lançamento mudou a forma como os atletas são formados, e levou a inovações do ponto de vista técnico e tático.

    Os Golden State Warriors escolheram o base com a sétima escolha do Draft de 2009 e começaram, assim, a construir a dinastia que dominou a liga entre 2014 e 2018. No entanto, a NBA podia ser muito diferente caso os Minnesota Timberwolves não tivessem cometido não um, mas dois erros seguidos.

    Nesse ano de 2009, Minnesota tinha em sua posse a quinta e sexta escolhas do Draft, o que, teoricamente, permitiria escolher dois atletas de elevada qualidade para reforçar uma equipa que perdera 50 jogos no ano anterior.

    Com a quinta seleção, os Timberwolves escolheram Ricky Rubio, base espanhol de 18 anos que se destacara na seleção espanhola nos Jogos Olímpicos de 2008. Rubio era um jovem que demonstrava imensa qualidade no capítulo do passe e era, assim, uma escolha compreensível. No entanto, em vez de selecionarem Curry em sexto lugar, optaram por Jonny Flynn, um jogador que atuou por Minnesota em 134 jogos em dois anos, sendo depois trocado para Houston, Portland e Detroit (onde apenas esteve durante duas semanas), emigrando para a Europa em 2012.

    É impossível analisar se a produtividade e evolução de Curry se teriam mantido iguais e se teria atingido o nível que atingiu em Golden State. Contudo, se tal tivesse acontecido, os Timberwolves teriam juntado Curry com Kevin Love numa fase em que era, talvez, um dos melhores da liga na sua posição, e ainda que o campeonato não fosse garantido, poderiam ter lutado pelos playoffs e atraído mais talento para Minnesota.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Leonardo Costa Bordonhos
    Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
    É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.